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Ferramentas da Qualidade

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Apresentação em tema: "Ferramentas da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas da Qualidade
Profa. Nadir Radoll Cordeiro

2 IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
MASP como PDCA da Melhoria P D C A 1 2 3 4 5 6 7 8 IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA OBSERVAÇÃO ANÁLISE PLANO DE AÇÃO AÇÃO VERIFICAÇÃO PADRONIZAÇÃO CONCLUSÃO

3 Folha de Verificação Estratificação
O que é? Planilha para coleta e registro de dados Para que serve? Para facilitar a coleta, compilação e a análise dos dados relacionados a um processo (problema) em investigação. Equip. 2 Oper. A B C D M T 1 I IIII II III Estratificação Separação dos dados sobre um problema em “estratos” (grupos) A coleta de dados estratificada possibilita uma melhor avaliação da situação, permitindo na análise identificar um problema principal ou uma causa fundamental por Local por Tipo por Tempo por Máquina por Operador

4 Folha de Verificação- Exemplo Erros de Digitação

5 Folha de Verificação- Exemplo

6 Erros de impressão na Gráfica
Folha de Verificação Erros de impressão na Gráfica 2005 ERROS JAN FEV MAR TOTAL Tabulação 2 3 8 Palavras Erradas 10 13 33 Pontuação 15 40 Omissão de Palavras 1 Números 4 5 Numeração de páginas Tabelas Erradas 7 6 20 39 42 120

7 Gráfico de Pareto 80/20

8 Gráfico de Pareto 80/20

9 Priorização dos Problemas do Processo Matriz GUT- Ponderação
Gravidade Urgência Tendência Conseqüências se nada for feito Prazo para tomada de ação Proporção de problema no futuro PRIORIDADE 1 PRIORIDADE 2 PRIORIDADE 3

10 Priorização dos Problemas do Processo Matriz GUT- Ponderação

11 EFEITO CAUSAS Fatores da Qualidade (Itens de Verificação) Fornecedores
MATÉRIA-PRIMA MÁQUINA MEDIDA Fornecedores Deterioração Instrumento Escreva o efeito a ser estudado Condições Locais Fornecimento próprio Manutenção Inspeção EFEITO Informação Características da Qualidade (Itens de Controle) Oficina Físico Instrução Clima Mental Procedimento RESPONSABILIDADE MEIO AMBIENTE MÃO-DE-OBRA MÉTODO Identifique aqui todas as possíveis causas do efeito indesejável CAUSAS PROCESSO AUTORIDADE Fonte: CAMPOS, V. F. TQC - Controle da Qualidade Total (no estilo japonês), FCO/UFMG (1992).

12 Regra básicas: Nunca criticar qualquer idéia
Brainstorming “Tempestade de idéias” Técnica para obtenção de idéias em reuniões com vários participantes. O que vale é a quantidade de idéias, independentemente de sua qualidade ou possibilidade de realização prática. O objetivo é ampliar o volume de idéias para discutir e resolver um problema. Regra básicas: Nunca criticar qualquer idéia

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15 Diagrama de Dispersão O QUE É : Representação gráfica da relação entre duas variáveis. PARA QUE SERVE: Para comprovar a existência ou não de relação entre duas variáveis (entre uma hipótese de causa fundamental e o efeito indesejável, por exemplo). Pressão Temperatura

16 Histograma O que é ? Digrama de barras que representa a distribuição da freqüência de uma população. Para que serve ? Para verificar o comportamento de um processo em relação à especificação.

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18 Histograma- Estratificado

19 “Quando havia um trabalho importante para ser feito na empresa, TODO MUNDO estava certo que ALGUÉM faria. QUALQUER UM poderia ter feito, mas NINGUÉM fez. Quando NINGUÉM fez, ALGUÉM ficou nervoso porque isso era obrigação de TODO MUNDO. No final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.”

20 5W2H WHAT WHO WHEN WHERE WHY HOW HOW MUCH O Que? Quem ? Quando? Onde? Por Que ? Como ? Quanto custa? OBJETIVO RESP PRAZO LOCAL JUSTIF. PROCED. CUSTO Nestas colunas serão informadas: quando se pretende realizar a tarefa; onde será realizada; por que será realizada, como será feita e quanto custará. Nesta coluna deverá ser informado o nome de quem irá fazer a tarefa Nesta coluna deverá ser Informado o que se pretende fazer

21 NA SALA DE TREINA-MENTOS
5W2H MEDIDA (WHAT) 3 - Treinar / Reciclar Leituristas e Eletricistas PLANO DE AÇÃO PROJETO: Reduzir o nº de contas refaturadas por grupo de consumidores META: Reduzir o NCR para 8,0 até DEZEMBRO/05 RESPONS: (WHO) 2 - Controlar a quantidade de canhotos do formulário “ESTIVEMOS AQUI” devolvidos PRAZO (WHEN) LOCAL (WHERE) RAZÃO (WHY) PROCEDIMENTO (HOW) CUSTO (HOW MUCH) 1 - Definir quantidade de códigos impedimento de leitura por leiturista NILZA ATÉ 31/12/07 No ESCRITÓRIO Reduzir o nº de cancela-mentos de contas por consumo estimado Negociando (“catch-ball”) com a equipe e estabelecendo metas para cumprimento por cada leiturista’ R$ 2000,00 ROGÉRIO E CARLOS DIARIAMENTE NO ESCRITÓRIO Certificar que o leiturista esteve no endereço do consumidor Confrontando a quantidade de códigos de impedimento de leitura lançados no microcoletor com a quantidade de canhotos do formulário “ESTIVEMOS AQUI” R$1800,00 JOSÉ MARIA ATÉ 30/11/07 NA SALA DE TREINA-MENTOS Para evitar erro de leitura Ministrando curso para os Leituristas / eletricistas que apresentarem dificuldades na execução de leitura em medidores de energia elétrica. R$1200,00

22 Processamento (Atividade) Recebimento / Encaminhamento
Fluxograma SIMBOLOGIA UTILIZADA Processamento (Atividade) Inicio/Fim Sentido de Execução Conector Decisão Recebimento / Encaminhamento

23 REALIZAÇÃO DE UMA TAREFA
1 Inicio Recebe Insumos Encaminhar Serviço Solucionar Problema Realizar Tarefa Fim Processo OK ? Verificar Problema não sim 1 REALIZAÇÃO DE UMA TAREFA

24 PARA CADA META MONTE UM PLANO DE AÇÃO
Mudança cultural: De agora em diante, não permita que NADA seja feito em sua área de trabalho, se não tiver um PLANO DE AÇÃO baseado em ANÁLISE FEITA pela equipe.

25 Gráficos de acompanhamento de processo
Devem conter: Denominação do indicador; Unidade de medida; Escala do item e outra do tempo; Resultados de anos anteriores; Meta a ser atingida (valor e data); Valor do benchmark; Seta indicado o “melhor” Gastos com combustível * *2005


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