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ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 1

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Apresentação em tema: "ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 1"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 1
ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2012/2013 António Gaspar Marta Procópio

2 Introdução A avaliação de matemática tem por base os resultados da primeira fase das provas finais de matemática de 2013 e da avaliação interna do agrupamento de escolas, no ano letivo 2012/2013. Além de uma avaliação global, é também apresentada uma análise por tema matemático: números e operações, geometria e medida e organização e tratamento de dados. É ainda feita uma comparação do sucesso deste ano letivo com o do ano letivo anterior.

3 A prova final de matemática 2013
Tabela B – Distribuição das questões da prova final por tema matemático

4 Resultados da prova final de matemática 2013
Temas Sucesso Insucesso Números e operações 74,5% 25,5% Geometria e medida 46,2% 53,8% Organização e tratamento de dados 77,4% 22,6% Quadro 1 – Posicionamento dos resultados da prova final de matemática 2013, do agrupamento de escolas Da análise do Quadro 1 conclui-se há menor sucesso escolar no tema Geometria e Medida. A maioria das turmas com 4.º ano(8 em 14 turmas) obteve mais de 50% de níveis inferiores a 3 neste tema.

5 Avaliação externa por temas
Tabela C – Distribuição dos resultados da prova final de matemática 2013 por tema matemático

6 Avaliação Externa Números e Operações
Sucesso Insucesso 74,5% 25,5% A taxa de sucesso situa-se no nível 4 52% de representatividade (13 questões) 38% das questões são de resolução de problemas

7 Avaliação Externa Organização e Tratamento de Dados
Sucesso Insucesso 77,4% 22,6% A taxa de sucesso situa-se no nível 4 12% de representatividade (3 questões) 33% das questões são de resolução de problemas

8 Avaliação Externa Geometria e Medida
Sucesso Insucesso 46,2% 53,8% A taxa de sucesso situa-se no nível 2 36% de representatividade (9 questões) 22% das questões são de resolução de problemas

9 A prova final de matemática 2013
Tabela D – Distribuição das questões da prova final por categoria

10 A prova final de matemática 2013
Tabela E – Distribuição das questões da prova final por categoria

11 Geometria RP

12 Geometria RC

13 Geometria RC

14 Medida EM

15 Medida RC

16 Geometria RC

17 Geometria RC

18 Geometria EM

19 Medida RP

20 Qual a razão do insucesso em Geometria?

21 RP Resposta mais frequente O Hugo tem razão porque as figuras A, B e C têm o mesmo perímetro e a mesma área.

22 Resposta mais frequente
RC Resposta mais frequente Não leem? Consideram que é para desenhar uma figura com um eixo de simetria?

23 Respostas mais frequentes
RC Falta de conhecimento. reto ou obtuso Respostas mais frequentes

24 EM Falta de conhecimento aleada à prática. x x Resposta mais frequente

25 Resposta mais frequente
RC Não leem? Resposta mais frequente

26 Resposta mais frequente
RC Resposta mais frequente x Metade da pontuação Não leem?

27 Resposta mais frequente
RC Não leem? Resposta mais frequente Zero pontos

28 Falta de visualização espacial.
EM Falta de visualização espacial. x

29 Falta de conhecimento em números e operações e não em medida.
RP Falta de conhecimento em números e operações e não em medida. Não compreenderam que é o sextuplo de 4.

30 Tabela A – Comparação da avaliação interna com a avaliação externa
Conclusão Na generalidade os resultados deste ano foram bastante positivos. Tabela A – Comparação da avaliação interna com a avaliação externa

31 Conclusão Comparativamente ao ano letivo anterior, o sucesso na valiação externa, aumentou em todos os temas matemáticos. O sucesso global aumentou em 10%. Temas Sucesso 2011/2012 Sucesso 2012/2013 Números e Operações 46% 75% Geometria e Medida 38% Organização e Tratamento de Dados 42% 77% Global 45% 65%

32 Conclusão A percentagem de níveis negativos deslocaram-se para os niveis positivos, sobretudo para o nível 4 (aumento de 12%).

33 Conclusão Comparativamente ao ano letivo anterior, o sucesso global na avaliação interna, diminuiu em 2%. Sucesso 2011/2012 Sucesso 2012/2013 Global 98% 96% Porém, a percentagem de níveis 4 aumentou em 10%. O sucesso global interno melhorou.


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