A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS"— Transcrição da apresentação:

1 BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS
- Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão - Seia, Outubro de 2005

2  actividades de animação da leitura;
A biblioteca escolar é um centro de recursos para uso dos alunos, do pessoal docente e não docente.   Proporciona - nos :  actividades de animação da leitura;  actividades de aprendizagem;  apoio à pesquisa de informação. Vamos ler, Vamos à Biblioteca!

3 A biblioteca tem por principais objectivos:
 Adquirir, gerir e difundir a documentação de todos os tipos e de todos os géneros disponíveis em diferentes suportes;  Contribuir para a formação do aluno, acompanhando-o no seu processo de aprendizagem, principalmente nas práticas de leitura que favoreçam a apropriação da informação, conduzindo ao seu desenvolvimento pessoal;  Apoiar o pessoal docente na sua actividade pedagógica;  Colaborar na acção do professor junto dos alunos para que estes últimos adquiram as habilidades necessárias na utilização do processo de pesquisa informação. OBJECTIVOS

4 O que é que a BE / CR tem para te dar?
 Empréstimo para leitura;  Consulta de obras de referência;  Consulta de jornais e revistas;  Visionamento de filmes / vídeo;  Audição de música (CD’s, cassetes);  Consulta de CD’roms;  Acesso à Internet;  Sala de Estudo;  Escrita e Impressão de trabalhos em computador;  Jogos lúdicos;  Outras actividades integradas no Plano de Actividades da BE/CR. OFERTA

5 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BE / CR:
2ª / 3ª / 5ª / 6ª - das 8h45m às 17h10m 4ª - das 8h45m às13h10m HORÁRIO

6 QUAIS OS ESPAÇOS QUE PODEMOS ENCONTRAR NA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS?
Zona de Acolhimento

7 ESPAÇOS Zona de Acolhimento

8 Esta zona destina-se: ESPAÇOS Zona de Acolhimento
ao atendimento e ao serviço de empréstimo; ao esclarecimento de dúvidas sobre o material existente; ao auxilio na procura e selecção de materiais. Zona de Acolhimento

9 ESPAÇOS Sala de Informática

10 Aqui podes: navegar na Internet; ESPAÇOS Sala de Informática
digitar e imprimir trabalhos; trabalhar com programas e CD' roms; Sala de Informática

11 ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica e Trabalho de Grupo

12 Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica e Trabalho de Grupo
trabalhar em grupo; pesquisar; ler livros, jornais e revistas; consultar dossiers temáticos. Zona de Produção Gráfica e Trabalho de Grupo

13 ESPAÇOS Zona de Leitura Áudio, TV, Vídeo e DVD

14 Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Leitura Áudio, TV, Vídeo e DVD
ouvir música; ver filmes e DVD’s; ver televisão. Zona de Leitura Áudio, TV, Vídeo e DVD

15 ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica

16 Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica estudar; pesquisar;
trabalhar em grupo; produzir cartazes, jornais, desdobráveis, dossiers temáticos, acetatos. Zona de Produção Gráfica

17 ESPAÇOS Zona de Leitura de Documento Impressos

18 Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Leitura de Documento Impressos estudar;
pesquisar; trabalhar individualmente; fazer os trabalhos de casa. Zona de Leitura de Documento Impressos

19 ESPAÇOS Zona de Leitura Informal

20 Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Leitura Informal ler revistas e jornais;
ler, de forma mais descontraída, o que gostas. Zona de Leitura Informal

21 ESPAÇOS Ludoteca

22 Aqui podes: ESPAÇOS Ludoteca ler revistas e jornais;
ler, de forma mais descontraída, o que gostas. Ludoteca

23 Tantas coisas! Agora que estou cá dentro, por onde começo?
Tenho livros de BD, ficção, aventura…; enciclopédias; dicionários de todos os tipos; gramáticas; Atlas; Revistas e jornais; Dossiers temáticos; tenho vídeos; CD’s e DVD’s…. Tantas coisas!

24  Os livros da nossa biblioteca estão arrumados nas estantes segundo uma regra. Esta regra chama-se C.D.U., que quer dizer Classificação Decimal Universal. Para que serve a C.D.U.?  A Classificação Decimal Universal (CDU) é um esquema internacional de classificação de documentos. Baseia-se no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais. Cada livro é classificado pela CDU, que é a classificação hoje adoptada pela maior parte das bibliotecas Mas para te facilitar a vida, demos cores a cada uma dessas divisões. ORGANIZAÇÃO Organização do fundo documental

25 Classificação Decimal Universal – CDU
Assunto Classe Cor Identificativa  Generalidades Azul  Filosofia, Psicologia Vermelho  Religião Laranja  Ciências Sociais 3 Amarelo   Ciências Naturais 5 Branco  Ciências Aplicadas 6 Rosa  Arte / Desporto 7 Lilás  Linguística / Literatura 8 Verde Claro  Geografia / História 9 Verde ORGANIZAÇÃO Organização do fundo documental

26 Observa um documento… ORGANIZAÇÃO Organização do fundo documental
Nas lombadas dos livros poderás encontrar um autocolante de uma determinada cor com um número correspondente, à qual chamamos cota. ORGANIZAÇÃO Sub-campos Corresponde a Notação 82-93 Assunto principal- literatura infantil-juvenil FER três primeiras letras do apelido do autor GRA  três primeiras letras do título do livro Organização do fundo documental

27 Organização do fundo documental
Este espaço destina-se à consulta da base de dados “OPAC”. Neste programa encontras, em suporte informático, todo o material existente na biblioteca. Organização do fundo documental

28

29

30

31 Palavra para pesquisar: DESPORTO

32

33 Ficheiro para pesquisa
Título  Everest Enciclopédia Escolar 1 Autor(es)  PATON, John ; MOREIRA, Ana Paula da Costa (trad) Publicação  Rio de Mouro : Everest Editora, 1996 Descrição Física  76p 26,5cm Colecção  (Enciclopédia Escolar ; 1) ISBN  Assunto(s)  Enciclopédia temática Veja Também...  PATON, John MOREIRA, Ana Paula da Costa CDU 030 Localização  030/PAT/ENC (112), 1 ex. - 1 COMO PESQUISAR Ficheiro para pesquisa

34 BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS
Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão - Seia BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS __________________________________________________________________________ Requisição de livros Nº de utilizador: _______ Nome: _____________________________________________________________Ano: ____ Turma: _________ Titulo do livro: ______________________________________________________________________________ Autor: ______________________ Editora: ______________________ Nº de Registo: _____________________ Cota: ________________________ ISBN: ___________________ Data de entrega: __________________________________ Data: _____/_____/_____ O funcionário: __________________________________ PROCEDIMENTOS PARA REQUISITAR FUNDO DOCUMENTAL Ficha de requisição

35 Depósito de material consultado
PROCEDIMENTOS Depois de fazeres a tua pesquisa deves colocar todos os materiais consultados neste carrinho. Depósito de material consultado

36 Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão
CARTÃO DE LEITOR Leitor Nº Validade Nome: Manuela dos Santos Lopes Grupo: A A TUA IDENTIFICAÇÃO Serve para: identificar os utilizadores; registar, através do seu número, os seus movimentos de leitura; efectuar estatísticas do empréstimo domiciliário. Cartão de leitor

37 COMO SE FOSSE O TEU “REFÚGIO”
USA ESTE ESPAÇO COMO SE FOSSE O TEU “REFÚGIO”

38  Diverte-te  Aprende  Concentra-te  Sonha

39 Encontra-se publicitado na BE / CR o Regulamento Interno da Biblioteca.
Regulamento da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

40 NA BE / CR: não deves comer ou beber; não podes utilizar o telemóvel;
deves falar com moderação; deixar as mochilas à entrada; não deves danificar ou rasurar os materiais; podes apresentar criticas, sugestões ou propostas. Conduta do utilizador


Carregar ppt "BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google