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BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS
- Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão - Seia, Outubro de 2005
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actividades de animação da leitura;
A biblioteca escolar é um centro de recursos para uso dos alunos, do pessoal docente e não docente. Proporciona - nos : actividades de animação da leitura; actividades de aprendizagem; apoio à pesquisa de informação. Vamos ler, Vamos à Biblioteca!
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A biblioteca tem por principais objectivos:
Adquirir, gerir e difundir a documentação de todos os tipos e de todos os géneros disponíveis em diferentes suportes; Contribuir para a formação do aluno, acompanhando-o no seu processo de aprendizagem, principalmente nas práticas de leitura que favoreçam a apropriação da informação, conduzindo ao seu desenvolvimento pessoal; Apoiar o pessoal docente na sua actividade pedagógica; Colaborar na acção do professor junto dos alunos para que estes últimos adquiram as habilidades necessárias na utilização do processo de pesquisa informação. OBJECTIVOS
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O que é que a BE / CR tem para te dar?
Empréstimo para leitura; Consulta de obras de referência; Consulta de jornais e revistas; Visionamento de filmes / vídeo; Audição de música (CD’s, cassetes); Consulta de CD’roms; Acesso à Internet; Sala de Estudo; Escrita e Impressão de trabalhos em computador; Jogos lúdicos; Outras actividades integradas no Plano de Actividades da BE/CR. OFERTA
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HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BE / CR:
2ª / 3ª / 5ª / 6ª - das 8h45m às 17h10m 4ª - das 8h45m às13h10m HORÁRIO
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QUAIS OS ESPAÇOS QUE PODEMOS ENCONTRAR NA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS?
Zona de Acolhimento
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ESPAÇOS Zona de Acolhimento
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Esta zona destina-se: ESPAÇOS Zona de Acolhimento
ao atendimento e ao serviço de empréstimo; ao esclarecimento de dúvidas sobre o material existente; ao auxilio na procura e selecção de materiais. Zona de Acolhimento
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ESPAÇOS Sala de Informática
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Aqui podes: navegar na Internet; ESPAÇOS Sala de Informática
digitar e imprimir trabalhos; trabalhar com programas e CD' roms; Sala de Informática
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ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica e Trabalho de Grupo
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Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica e Trabalho de Grupo
trabalhar em grupo; pesquisar; ler livros, jornais e revistas; consultar dossiers temáticos. Zona de Produção Gráfica e Trabalho de Grupo
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ESPAÇOS Zona de Leitura Áudio, TV, Vídeo e DVD
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Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Leitura Áudio, TV, Vídeo e DVD
ouvir música; ver filmes e DVD’s; ver televisão. Zona de Leitura Áudio, TV, Vídeo e DVD
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ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica
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Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica estudar; pesquisar;
trabalhar em grupo; produzir cartazes, jornais, desdobráveis, dossiers temáticos, acetatos. Zona de Produção Gráfica
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ESPAÇOS Zona de Leitura de Documento Impressos
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Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Leitura de Documento Impressos estudar;
pesquisar; trabalhar individualmente; fazer os trabalhos de casa. Zona de Leitura de Documento Impressos
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ESPAÇOS Zona de Leitura Informal
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Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Leitura Informal ler revistas e jornais;
ler, de forma mais descontraída, o que gostas. Zona de Leitura Informal
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ESPAÇOS Ludoteca
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Aqui podes: ESPAÇOS Ludoteca ler revistas e jornais;
ler, de forma mais descontraída, o que gostas. Ludoteca
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Tantas coisas! Agora que estou cá dentro, por onde começo?
Tenho livros de BD, ficção, aventura…; enciclopédias; dicionários de todos os tipos; gramáticas; Atlas; Revistas e jornais; Dossiers temáticos; tenho vídeos; CD’s e DVD’s…. Tantas coisas!
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Os livros da nossa biblioteca estão arrumados nas estantes segundo uma regra. Esta regra chama-se C.D.U., que quer dizer Classificação Decimal Universal. Para que serve a C.D.U.? A Classificação Decimal Universal (CDU) é um esquema internacional de classificação de documentos. Baseia-se no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais. Cada livro é classificado pela CDU, que é a classificação hoje adoptada pela maior parte das bibliotecas Mas para te facilitar a vida, demos cores a cada uma dessas divisões. ORGANIZAÇÃO Organização do fundo documental
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Classificação Decimal Universal – CDU
Assunto Classe Cor Identificativa Generalidades Azul Filosofia, Psicologia 1 Vermelho Religião 2 Laranja Ciências Sociais 3 Amarelo Ciências Naturais 5 Branco Ciências Aplicadas 6 Rosa Arte / Desporto 7 Lilás Linguística / Literatura 8 Verde Claro Geografia / História 9 Verde ORGANIZAÇÃO Organização do fundo documental
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Observa um documento… ORGANIZAÇÃO Organização do fundo documental
Nas lombadas dos livros poderás encontrar um autocolante de uma determinada cor com um número correspondente, à qual chamamos cota. ORGANIZAÇÃO Sub-campos Corresponde a Notação 82-93 Assunto principal- literatura infantil-juvenil FER três primeiras letras do apelido do autor GRA três primeiras letras do título do livro Organização do fundo documental
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Organização do fundo documental
Este espaço destina-se à consulta da base de dados “OPAC”. Neste programa encontras, em suporte informático, todo o material existente na biblioteca. Organização do fundo documental
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Palavra para pesquisar: DESPORTO
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Ficheiro para pesquisa
Título Everest Enciclopédia Escolar 1 Autor(es) PATON, John ; MOREIRA, Ana Paula da Costa (trad) Publicação Rio de Mouro : Everest Editora, 1996 Descrição Física 76p 26,5cm Colecção (Enciclopédia Escolar ; 1) ISBN Assunto(s) Enciclopédia temática Veja Também... PATON, John MOREIRA, Ana Paula da Costa CDU 030 Localização 030/PAT/ENC (112), 1 ex. - 1 COMO PESQUISAR Ficheiro para pesquisa
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BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS
Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão - Seia BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS __________________________________________________________________________ Requisição de livros Nº de utilizador: _______ Nome: _____________________________________________________________Ano: ____ Turma: _________ Titulo do livro: ______________________________________________________________________________ Autor: ______________________ Editora: ______________________ Nº de Registo: _____________________ Cota: ________________________ ISBN: ___________________ Data de entrega: __________________________________ Data: _____/_____/_____ O funcionário: __________________________________ PROCEDIMENTOS PARA REQUISITAR FUNDO DOCUMENTAL Ficha de requisição
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Depósito de material consultado
PROCEDIMENTOS Depois de fazeres a tua pesquisa deves colocar todos os materiais consultados neste carrinho. Depósito de material consultado
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Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão
CARTÃO DE LEITOR Leitor Nº Validade Nome: Manuela dos Santos Lopes Grupo: A A TUA IDENTIFICAÇÃO Serve para: identificar os utilizadores; registar, através do seu número, os seus movimentos de leitura; efectuar estatísticas do empréstimo domiciliário. Cartão de leitor
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COMO SE FOSSE O TEU “REFÚGIO”
USA ESTE ESPAÇO COMO SE FOSSE O TEU “REFÚGIO”
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Diverte-te Aprende Concentra-te Sonha
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Encontra-se publicitado na BE / CR o Regulamento Interno da Biblioteca.
Regulamento da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos
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NA BE / CR: não deves comer ou beber; não podes utilizar o telemóvel;
deves falar com moderação; deixar as mochilas à entrada; não deves danificar ou rasurar os materiais; podes apresentar criticas, sugestões ou propostas. Conduta do utilizador
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