A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O texto literário: O texto poético

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O texto literário: O texto poético"— Transcrição da apresentação:

1 O texto literário: O texto poético

2 O texto poético Verifica o seguinte excerto extraído da introdução ao livro Poesia Portuguesa para Crianças, escrita por Elsa Magalhães. Que características especiais têm os poetas? «Já alguma vez ouviste dizer que Portugal é um país de poetas? Pois é verdade, a nossa literatura está recheada de poemas escritos por pessoas que têm a capacidade de ver e sentir os factos da vida, as cores da Natureza, a luz dos dias e da noite também, enfim, tudo o que nos rodeia e envolve, através de uma sensibilidade quase sobrenatural.»

3 O texto poético Queres acrescentar mais algum nome a esta lista?
Deixamos-te, aqui, alguns nomes de poetas portugueses que poderás pesquisar: David Mourão-Ferreira Pedro Homem de Mello Fernando Pessoa Manuel Alegre Sophia de Mello Breyner Andersen José Régio Ruy Bello Sebastião da Gama Queres acrescentar mais algum nome a esta lista?

4 O texto poético Noções de versificação Poema
A versificação diz respeito às técnicas utilizadas para fazer versos. Ser poeta é ser mais alto, é ser maior Do que os homens! Morder como quem beija! É ser mendigo e dar como quem seja Rei do Reino de Aquém e de Além Dor! É ter de mil desejos o esplendor E não saber sequer que se deseja! É ter cá dentro um astro que flameja, É ter garras e asas de condor! É ter fome, é ter sede de Infinito! Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim... É condensar o mundo num só grito! E é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma, e sangue, e vida em mim E dizê-lo cantando a toda a gente! Florbela Espanca Verso –cada linha do poema Estrofe –conjunto de versos Poema Rima – sons que se repetem no decorrer do poema.

5 O texto poético Número de versos monóstico – estrofe de um verso;
Conforme o número de versos, as estrofes podem classificar-se como: monóstico – estrofe de um verso; parelha ou dístico – estrofe de dois versos; terceto – estrofe de três versos; quadra – estrofe de quatro versos; quintilha – estrofe de cinco versos; sextilha – estrofe de seis versos; sétima – estrofe de sete versos; oitava –estrofe de oito versos; nona – estrofe de nove versos; décima – estrofe de dez versos.

6 O texto poético Tipos de rima
A rima acentua o ritmo e a musicalidade do poema e contribui para a sua memorização. As rimas mais comuns são as seguintes: Emparelhada – Os versos rimam dois a dois. Ex.: Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena Fernando Pessoa Cruzada – Os versos rimam alternadamente. Ex.: Minha desgraça não é ser poeta, Nem na terra de amor não ter um eco, E meu anjo de Deus, o meu planeta Tratar-me como trata-se um boneco…  Álvares de Azevedo Interpolada – Os versos que rimam são separados por dois ou mais versos que podem ou não rimar. Ex.: Meu coração é um pórtico partido Dando sobre o mar Vejo as velas passar E cada vela num sentido


Carregar ppt "O texto literário: O texto poético"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google