A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE PAULISTA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA  1° Semestre AUGUSTO OLIVEIRA GONÇALVES CAIO YAN MUNIZ TEIXEIRA DAYSE CLAUDIA DOS SANTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE PAULISTA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA  1° Semestre AUGUSTO OLIVEIRA GONÇALVES CAIO YAN MUNIZ TEIXEIRA DAYSE CLAUDIA DOS SANTOS."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE PAULISTA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA  1° Semestre AUGUSTO OLIVEIRA GONÇALVES CAIO YAN MUNIZ TEIXEIRA DAYSE CLAUDIA DOS SANTOS GEDSON FERREIRA DE ALMEIDA HUDSON OLIVEIRA GINELLI     MODEM Orientador: Marino    SANTANA DE PARNAÍBA,2011

2 Índice: O que é modem; Origem; Evolução; Como funciona;
Transmissão de Dados; Velocidade; Modem Interno; Modem Externo; Tipos Modems; Circuito interno de um Modem de 56k; Modem Roteador; Curiosidades;

3 O que é Modem? O modem é um dispositivo que permite a conexão entre computadores através de linhas telefônicas comuns. Modem significa MOdulador e DEModulador. Modulação é o processo no qual a informação a transmitir numa comunicação é adicionada a ondas eletromagnéticas, realiza a ponte entre os sinais digitais e analógicos. .

4 O que é Modem? -Modem é um periférico conectado ao seu computador;
Converte dados de computador em sinais analógicos que podem ser enviados via linha telefônica; Você precisa de cabos e uma linha telefônica para fazer com que seu modem funcione; Quem desenvolveu a modulação de frequência no inicio da década de 30 foi Edwin Armstrong; Os modems podem conectar você a uma grande variedade de coisas(Ler notícias, trocar pontos de vistas em um fórum....).

5 Origem Alexander Graham Bell começou tudo ao inventar o telefone.
Depois todos começaram a trabalhar com o envio e recebimento de sinais por linhas telefônicas.

6 Origem Pelas mãos de Alexander Graham Bell, ele começou tudo ao inventar o telefone. Depois todos começaram a trabalhar com o envio e recebimento de sinais por linhas telefônicas. A modulação em frequência, a habilidade de variar um sinal, foi desenvolvida por Edwin Armstrong no começo dos anos 30, a modulação tornou-se rapidamente uma parte importante na transmissão de dados. A tecnologia do modem floresceu à medida que todos demandavam maneiras novas e melhoradas para trocar dados de computadores o mais rápido e facilmente possível, os arquivos precisavam ser compartilhados, as mensagens enviadas, os faxes impressos, os bancos de dados acessados e assim por diante.

7 Evolução Uma das coisas que mais atormentam a vida de quem acessar a Rede é a velocidade da conexão. Os primeiros modems tinha a estonteante velocidade de 300 bauds. Bauds é a unidade que indica quantas vezes a frequência da transmissão varia durante um segundo. Hoje, ninguém mais usa o termo. Em seu lugar surgiu o "KB/s" ou quilobits por segundo. No princípio, a velocidade de 300 bps, bits por segundo, era alcançada pelo uso de duas frequências: uma para o bit 0 e outra para o bit 1. Ou seja, a freqüência era modulada 600 vezes por segundo, o máximo que uma linha telefônica consegue suportar.

8 Como funciona? Primeiramente o computador tem que se comunicar com o modem, uma vez que o computador começa a se comunicar com o modem, o modem precisa descobrir o que o computador está lhe mandando fazer (mais ou menos quando você fala para um cachorro pegar algo e ele olha com uma cara engraçada até compreender que você quer que ele traga a bola de volta pra você). Isso acontece com a ajuda de um controlador do modem, ou microprocessador, um circuito integrado conectado na placa do modem, é o cérebro do modem. Quando está preste a haver um envio de informação o modem converte os sinais usando um componente modulador/demodulador isso faz com que os sinais digitais sejam convertidos em sinais analógicos, quando o modem for receber uma informação o processo ocorre de forma inversa.

9 Como funciona?

10 Como funciona?

11 Transmissão de Dados Para conseguir estabelecer uma conexão com uma linha telefônica, o programa de comunicação envia um comando para o modem solicitando essa conexão, utilizando uma linguagem padrão. Os dois modems realizam um handshake (processo pelo qual trocam informações sobre como irão gerenciar o envio de dados). Aqui se define a velocidade de transferência, o número de bits que sinalizarão o início e o fim, no caso de modem analógico, se irão utilizar bits de paridade, se irão operar em Half-Duplex ou Full-Duplex. “Half-duplex : A transmissão da informação pode ser nos dois sentidos, mas não de forma simultânea. Assim sendo, quando uma estação necessita transmitir, a outra deve concordar em receber. Full-duplex : A transmissão ocorre nos dois sentidos simultaneamente.“

12 Full-Duplex Envia e Recebe Informação Half-Duplex Envia Informações

13 Velocidade Em relação aos tipos de modems e tecnologias as velocidades são bem distintas e tendem a aumentar cada vez mais de acordo com o avanço tecnológico. Abaixo veremos o inicio deste avanço da velocidades de transmissão. 300 bps - década de 60 até por volta de (30 caracteres por segundo) 1200 bps - tornou-se popular em 1984 e 1985 2400 bps 9600 bps - surgiu entre o fim de 1990 e o início de 1991. 19,2 kilobits por segundo (Kbps) 28,8 Kbps 33,6 Kbps 56 Kbps - tornou-se padrão em 1998 ADSL - teoricamente com velocidade máxima de até 8 megabits por segundo (Mbps) - tornou-se popular em 1999

14 Modem Interno A placa do modem interno é encaixado em um slot de expansão dentro do computador. Tipicamente, na parte traseira da placa existem dois soquetes: Um deles pode ser usado para ligar o cabo que sai da tomada do seu telefone e o outro para ligar o cabo do telefone, isso ocorre quando computador e o modem compartilham a mesma linha telefônica da mesma tomada, se houver uma linha exclusiva para o modem só precisara usar um soquete.

15 Vantagens e Desvantagens
Não ocupa lugar na sua mesa; Você não perderá uma porta serial em seu computador; É mais barato; Desvantagens: Não existem luzes indicadoras que informam o que ele está fazendo; Danifica-se mais facilmente com problemas elétricos; É mais difícil de instalar;

16 Modem Externo Os modems externos normalmente são compactos em tamanho, na parte traseira do modem externo você encontrará quatro soquetes, um deles conecta o modem a eletricidade , outro conecta o modem a porta do computador os dois soquetes restantes são os que conectam o modem a linha telefônica, os modems externos tem luzes de status que ficam no painel frontal indicando que atividade o modem está executando. Um modem externo também pode ser considerado um modem interno, pois é uma placa interna de circuito colocada dentro de uma simples caixa, para que possa ficar externamente ao lado do seu computador.

17 Vantagens e Desvantagens
As luzes indicadoras podem ajudá-lo a identificar o que o seu modem está fazendo; É mais seguro quando ocorre um problema na rede elétrica; É mais fácil de ser instalado; Desvantagens: Você precisará de cabos para conectá-lo; Perda de espaço na sua mesa; Um pouco mais caro;

18 Modem Modem 56k: (acesso discado); Cable modem, (rede de TV a cabo);
Modem wireless, (ondas de radio); Modem ADSL (Linha Digital Assimétrica para Assinante) “banda larga”; Modem 3G “Banda Larga móvel”;

19 Modems

20 Circuito interno de um modem

21 Modem Roteador Quase todos os modems ADSL vendidos atualmente podem ser configurados como roteador, compartilhando a conexão entre os micros da rede local, sem a necessidade de usar um micro com duas placas de rede para isso. Roteamento: Distribuição do sinal recebido pelo modem entre micros de uma rede local Vantagens: - Não precisa discar para se conectar: é só ligar o modem; - Mais segurança: age como um firewall; - Se você for dividir a internet com vários micros não irá precisar de um servidor; - Menor quantidade de drivers consumindo memória: o modem se torna totalmente responsável pela conexão, seu computador só recebe e envia dados; Desvantagens: - Programas servidores (web, ftp, smtp,...) só funcionarão através de port forwarding (É quando você cria uma exceção no firewall para ele não bloquear determinada porta.); - Alguns programas de comunicação que usa portas aleatórias (programas p2p) terão estas portas bloqueadas pelo firewall, necessitarão que você libere as portas utilizadas por ele.

22 Curiosidades Atualmente alguns celulares estão sendo utilizados como modems. Quer entender melhor ? Então acompanhe o vídeo.....

23 Curiosidades

24 Dúvidas ?

25 Referências Pesquisa;
Bibliografia; Livro: Guia Incrível de Modems & Serviços on-line – Sherry Kinkoph ( MAKRON books do Brasil editora LTDA / Editora McGraw – Hill ltda São Paulo - SP

26


Carregar ppt "UNIVERSIDADE PAULISTA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA  1° Semestre AUGUSTO OLIVEIRA GONÇALVES CAIO YAN MUNIZ TEIXEIRA DAYSE CLAUDIA DOS SANTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google