A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

subsistemas em interacção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "subsistemas em interacção"— Transcrição da apresentação:

1 subsistemas em interacção
A Terra e os seus subsistemas em interacção Ana Serra nº1, 10º A

2 E um sistema composto, o que é?
O que é um sistema? Um sistema corresponde a uma parte do Universo constituída por matéria e energia. E um sistema composto, o que é? Um sistema composto é constituído pela união de vários subsistemas que estabelecem relações entre si.

3 Quais os tipos de sistemas?
Sistema aberto: Permite troca de energia e matéria com o meio ambiente. Sistema fechado: Permite apenas troca de energia. Sistema isolado: Não permite troca de energia e matéria. Então… O sistema Terra é um sistema fechado e composto por quatro grandes subsistemas que estabelecem relações entre si: geosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera.

4 Geosfera, o que é? A Geosfera corresponde à parte sólida do planeta Terra (continentes e fundos oceânicos), assim como aos materiais que constituem o seu interior em camadas concêntricas (que têm um ponto comum e raios diferentes).

5 Da Geosfera obtém-se.. Rochas e minerais Energias fósseis Utensílios
Outros materiais… Lazer Petróleo Carvão Gás

6 Hidrosfera, o que é? Distribuição da água no planeta
A Hidrosfera corresponde à totalidade de água existente na Terra. Distribuição da água no planeta Água salgada – 97% Água Doce - 3% : Águas Subterrâneas – 0,514% Rios e Lagos – 0,006% Geleiras – 1,979% Atmosfera – 0,001%

7 Ciclo Hidrológico ou da água

8 A água contribui em… Agricultura Indústria Produção de energia Saúde Lazer Entre outros… A água também é um importante factor na estabilização do clima da Terra.

9 Atmosfera, o que é? Constituição do ar
A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra. Constituição do ar

10 Quais as funções da Atmosfera?
Camadas da Atmosfera Quais as funções da Atmosfera? Filtrar os raios solares que chegam à Terra; Absorver parte da radiação ultravioleta que é nociva em excesso a todos os seres vivos; Proteger contra a entrada de corpos estranhos; Controlar a temperatura (através do efeito de estufa) e permitir a existência de seres vivos.

11 Biosfera, o que é? Biosfera é o conjunto de todos os seres vivos que habitam o planeta Terra. Existem seres vivos por todo o mundo que habitam mesmo até em zonas que nos possam parecer inabitáveis e, não só há diversos habitats como também existe uma enorme variedade de seres vivos existentes no mundo.

12 A influência humana na Biosfera
Como a espécie humana influencia os outros subsistemas terrestres e, por vezes, de maneira negativa, os cientistas pensam que esta faça parte de um subsistema independente da biosfera - Antroposfera.

13 Vídeo da evolução da vida na Terra
Concluindo assim que… A Terra, ao longo do tempo, foi obtendo as condições necessárias para o surgimento e subsistência das formas de vida existentes. Vídeo da evolução da vida na Terra

14 Interacção de Subsistemas
Tal como foi anteriormente referido, a Terra é um sistema fechado e composto por quatro grandes subsistemas, os quais já pudemos conhecer: Geosfera, Hidrosfera, Atmosfera e Biosfera. Obedecendo à definição de sistema composto, estes subsistemas interagem entre si, concluindo assim que, qualquer que seja o desequilíbrio provocado pelo Homem, este irá reflectir-se em todos os subsistemas, podendo ter graves consequências no sistema Terra. Iremos, então, de seguida, observar as relações estabelecidas entre os subsistemas.

15 Interacção de Subsistemas
Relação Geosfera Biosfera A formação de rochas sedimentares pode resultar do metabolismo de seres vivos. Relação Atmosfera Biosfera A quantidade de CO2 e O2 pode variar com os processos metabólicos das plantas e animais. O ozono existente na atmosfera protege os seres vivos. Relação Atmosfera Hidrosfera Estes dois subsistemas estão relacionados entre si através do ciclo da água, principalmente nos processos de evaporação, condensação e precipitação. Relação Geosfera Hidrosfera A água é o principal agente da alteração de minerais e rochas, estando estes dois subsistemas intimamente ligados pelo ciclo hidrológico (da água). Relação Geosfera Atmosfera As erupções vulcânicas são muito violentas e pode ocorrer libertação de grande quantidade de gases e poeiras para a atmosfera. Relação Hidrosfera Biosfera A água é o principal constituinte de todos os seres vivos e que permite a realização de diversas funções fisiológicas. Relação Geosfera Atmosfera Hidrosfera Biosfera Os ciclos bioquímicos da água, do carbono e do azoto são exemplos de interacção entre todos os subsistemas terrestres.

16 Webgrafia Bibliografia
(Todas as imagens foram retiradas daqui) Bibliografia Geologia 10 Dias, A. Guerner & Guimarães, Paula & Rocha, Paulo; Areal Editores


Carregar ppt "subsistemas em interacção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google