A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Catástrofes e acidentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Catástrofes e acidentes"— Transcrição da apresentação:

1 Catástrofes e acidentes
Ana Alves Catarina Bogalho Mónica Santos 9º B

2 Índice O que fazer em caso de incêndio ?
O que fazer em caso de inundação? O que fazer quando ocorre fuga de gás? Como usar o 112? O que fazer em casos de terramotos?

3 O que fazer em caso de Incêndio
Em caso de incêndio, não utilizes o elevador. Vai pelas escadas. · Se houver fumo anda de gatas; perto do chão respiras melhor. Se puderes protege a boca com um pano, de preferência húmido, e respira através dele. · Se uma porta estiver quente não a abras, pode haver fogo ou fumo intenso do outro lado. · Mesmo que esteja fria abre-a com cuidado, pois pode ser necessário fechá-la rapidamente. Podes encontrar chamas ou fumo a impedir a passagem. Procura outra saída.

4 O que fazer em caso de Incêndio
· Tenta descer, em vez ires para os andares superiores, porque o fogo tem tendência a subir. · Se tiveres que assinalar a tua presença dirige-te para uma janela, ou outro local de onde possas ser visto, grita e acena com algo bem visível (ex.: uma peça de roupa). · E se as roupas forem atingidas pelas chamas? - Não corras. - Deita-te no chão e rola até as chamas se apagarem.

5

6 O que fazer em caso de INUNDAÇÃO
   - Não brinques nem nades nas águas da inundação, pode ser muito perigoso! A água pode esconder buracos, ou outros perigos, e o seu nível subir tão depressa que nem dás por isso! - Afasta-te das zonas inundadas para não seres arrastado pela corrente. - Fica atento às recomendações transmitidas pela rádio e televisão. - Procura abrigo num sítio alto. Para pedires socorro usa um pano, a lanterna a pilhas, ou aquilo que tiveres à mão.

7

8 O que fazer em caso de INUNDAÇÃO
- Fica atento às recomendações transmitidas pela rádio e televisão. - Procura abrigo num sítio alto. Para pedires socorro usa um pano, a lanterna a pilhas, ou aquilo que tiveres à mão.

9

10 O que fazer quando existe uma fuga de gás?
Uma vez que o gás não tem cheiro próprio, é-lhe acrescentado um odor antes de ser canalizado para os locais de consumo para que as pessoas fiquem alertadas em caso de fuga.

11 O que fazer quando existe uma fuga de gás?
Se sentires um cheiro a gás ou suspeitares de uma fuga (mesmo que não sinta cheiro), apaga imediatamente cigarros e qualquer chama. Se lhe cheirar a gás na rua, informe imediatamente a companhia distribuidora de gás

12 O que fazer quando existe uma fuga de gás?
Telefone para o serviço de urgência da companhia distribuidora de gás. O número encontra-se na Lista Telefónica, nas páginas iniciais, sob o título «Serviços de utilidade pública». Se não dispuser de telefone, peça a alguém que faça a chamada por si.

13 O que fazer quando existe uma fuga de gás?
Não tente consertar quaisquer aparelhos ou instalações. As reparações só devem ser confiadas a um técnico da companhia distribuidora de gás. Mantenha-se fora do local da ocorrência até que a atmosfera fique renovada e o cheiro tenha desaparecido.

14

15 O que fazer quando existe uma fuga de gás?
Verifique se ficou aberta acidentalmente alguma torneira do gás ou se alguma chama se apagou. Se algum dos seus aparelhos não estiver equipado com dispositivo automático de corte, é provável que exista fuga. Feche a torneira do contador.

16 O que fazer quando existe uma fuga de gás?
Não faça lume nem accione interruptores eléctricos incluindo o da campainha da porta ou qualquer aparelho que possa provocar faíscas. Abre as janelas.

17 Antes de ligar 112, informe-se sobre os pormenores que a Central tem necessidade de conhecer:
As Centrais de Emergência activam os meios de socorro adequados de acordo com a sua informação. ONDE (local exacto da ocorrência): rua, n.º da porta, estrada (sentido ascendente ou descendente), pontos de referência. O QUÊ (tipo de ocorrência: acidente, parto, doença súbita, intoxicação, etc.).

18 Antes de ligar 112, informe-se sobre os pormenores que a Central tem necessidade de conhecer:
QUEM (Vítima/doente, número de vítimas, queixas). Complicações (queda num rio, encarcerado num carro, etc.). Riscos associados (incêndio, derramamento de substâncias perigosas, etc.).

19 Em caso de doença súbita, tente saber e comunique:
Queixa principal. Há quanto tempo se iniciou. É a primeira vez? Doenças conhecidas. A sua colaboração é fundamental sempre que se encontre em risco a vida humana.  Preste atenção às perguntas efectuadas, responda com calma e siga as instruções indicadas. 

20 O que fazer em caso de terramoto???
Em caso de terramoto, procure ficar calmo. Segundo estatísticas, as maiores causas de ferimentos, em caso de terramoto, são pânico e fogo.

21

22 Em caso de terramoto algumas dicas:
Poderá ocorrer falhas no fornecimento de luz, água, gás, serviço telefónico e internet. As lojas e supermercados poderão ficar fechados por alguns dias. Por isso é importante tomar algumas precauções, tais como: Ter reserva de água potável, média de quatro litros por pessoa/dia, para cinco dias;

23 Em caso de terramoto algumas dicas:
Ter água sanitária ou pastilhas para purificar água; Prepare uma mochila e deixe-a perto da porta de saída com roupas quentes, lanternas, kit de primeiros socorros, dinheiro, toalha, papel higiénico, água, comida, um par de sapatos com solado duro, luvas para prevenir-se de vidros quebrados e cópia de seus documentos pessoais, (passaporte, carteira de identidade, certificado militar, título de eleitor, certificado de saúde, etc.)

24 Em caso de terramoto algumas dicas:
Tenha em casa um extintor de incêndios, carregado, certifique-se de que você e os demais moradores de sua casa sabem operá-lo; Não coloque móveis em lugares que poderão atrapalhar as saídas de casa. (portas e janelas);

25

26 Em caso de terramoto algumas dicas:
Ter comida, principalmente enlatada ou seca, suficiente para sua família, por um período de 3 dias, no mínimo; Guarde em lugar seguro e de fácil acesso um fogão de campanha, barraca de acampamento, cobertores, remédios de uso continuado e um par extra de óculos, se for o caso;

27 Em caso de terramoto algumas dicas:
Mantenha um estojo (kit) de primeiros socorros, com as embalagens fechadas e dentro da validade; Tenha sempre a mãos um apito; um rádio a pilhas e lanterna com baterias novas; Aprenda e ensine a todos em sua casa como desligar o gás e a central de electricidade de sua casa;

28

29 Em caso de terramoto algumas dicas:
Tenha um plano para que seus familiares contactem, por telefone, determinados parentes ou amigos fora da área de risco. Estabeleça dois locais para a família se encontrar. Um local  poderá ser perto de sua casa e outro distante, caso não seja possível retornar a área de sua casa. Tenha em mente as dificuldades de  viagens depois de grandes terramotos

30

31 Tenha um plano para que seus familiares contactem, por telefone, determinados parentes ou amigos fora da área de risco. Estabeleça dois locais para a família se encontrar. Um local  poderá ser perto de sua casa e outro distante, caso não seja possível retornar a área de sua casa.


Carregar ppt "Catástrofes e acidentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google