A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem e Memória

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem e Memória"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem e Memória
Não podemos aprender sem recordar, nem recordar sem aprender

2 O que é aprender? A aprendizagem é sempre uma alteração comportamental relativamente a um estado anterior; As modificações processadas têm que apresentar um carácter duradouro (ou relativamente permanente); A aprendizagem implica sempre alguma forma de prática, treino ou estudo (exercício). Não é inata, mas adquirida.

3 Definição de aprendizagem
A aprendizagem é uma alteração relativamente estável do comportamento ou de conhecimento, devida à experiência, ao treino ou ao estudo, processo que ocasiona essa alteração. Esta mudança de comportamento, pode ocorrer num processo individual ou interpessoal. Modificações na conduta originadas pela fadiga, doenças, lesões ou uso de drogas não se incluem no âmbito da aprendizagem.

4 Factores de Aprendizagem

5 Idade São necessárias determinadas estruturas intelectuais para que se possam concretizar certas aprendizagens. A maturação fisiológica também influencia a aprendizagem - uma criança de dois anos de idade não consegue aprender a escrever. A cada estádio de desenvolvimento intelectual correspondem capacidades específicas.

6 Motivação A motivação é uma tensão interna que leva o indivíduo a agir com dinamismo e empenho numa determinada direcção. Aprendemos mais facilmente um assunto ou actividade, se estamos motivados. A motivação para a aprendizagem pode ser intrínseca (incentivada por factores internos) ou extrínseca (incentivada por factores externos). Níveis de motivação baixos ou excessivamente elevados podem dificultar ou mesmo impedir a aprendizagem.

7 Aprendizagem anterior / Experiência
Aquilo que aprendemos nunca é inteiramente novo pois relaciona-se, de alguma forma, com anteriores aprendizagens. A transferência de uma situação para outra pode facilitar ou dificultar a nova aprendizagem. Sempre que a as aprendizagens anteriores facilitam novas aprendizagens, referimo-nos ao processo de transferência positiva. Por exemplo, andar de bicicleta pode facilitar a condução de motociclos. Fala-se de transferência negativa sempre que as aprendizagens anteriores dificultam as novas aquisições - saber andar de carro dificulta a aprendizagem de andar de barco.

8 Factores Sociais As aprendizagens escolares e profissionais, as atitudes, valores, sentimentos de auto-estima, segurança, respeito pelos outros são influenciados: pela família; pela escola; pelos padrões sociais e culturais da comunidade a que se pertence.

9 Inteligência A inteligência é um aglomerado de várias capacidades (cognitivas, emocionais,…) resultantes da interacção entre factores hereditários e factores ambientais. Essas capacidades facilitam a adaptação do indivíduo ao meio. Um ambiente familiar e social intelectualmente estimulante é facilitador das aprendizagens escolares e profissionais.

10 TIPOS DE APRENDIZAGEM 1. Aprendizagem por condicionamento
Condicionamento – conjunto de operações efectuadas no animal ou no ser humano (em que se associam estímulos a reacções do organismo) e que permitem adquirir um novo padrão de comportamento. O condicionamento é um mecanismo de aprendizagem associativo.

11 1.1 Condicionamento clássico ou pavloviano (Ivan Pavlov – fisiologista russo, 1849-1936)
Pavlov tornou-se célebre, pois ao realizar experiências sobre as secreções gástricas em cães descobriu que para além dos reflexos inatos se podem desenvolver reflexos aprendidos. Em 1903, anuncia pela primeira vez a noção de reflexo condicionado. Em 1904 foi-lhe atribuído o prémio Nobel da Medicina e Fisiologia.

12 Antes das sessões de condicionamento
Estímulo incondicionado (comida) Reacção/resposta incondicionada (salivação) Estímulo neutro (som) nenhuma resposta

13 Durante as sessões de condicionamento
Estímulo neutro (som) + Estímulo incondicionado (comida) Resposta incondicionada (salivação)

14 Após o condicionamento
Estímulo condicionado (som) Resposta condicionada (salivação) A resposta condicionada é a que, depois do condicionamento, se segue ao estímulo que antes era neutro.

15 Conclusão: Provocando repetidamente o som da campainha ao mesmo tempo ou alguns segundos antes de distribuir a comida ao cão, verificou que este passou a salivar ao som da campainha mesmo que não se seguisse a esse som a distribuição da comida. O toque da campainha, estímulo que inicialmente era neutro, por associação, desencadeia no animal uma resposta semelhante à provocada pelo estímulo incondicionado (estímulo a que o animal reagiu naturalmente, a carne). Houve, portanto, aprendizagem.

16 1.2. Condicionamento Operante Thorndike e a Lei do Efeito – p.72
Um golfinho efectua um malabarismo para obter um peixe como recompensa - o malabarismo é um comportamento desencadeado (uma resposta instrumental) com vista à obtenção de um efeito desejado: o peixe (recompensa). Edward Thorndike ( ) – O que faz com que certas respostas sejam enfraquecidas e outras fortalecidas? Uma resposta acompanhada ou seguida de uma recompensa é aprendida, consolidada;

17 Condicionamento Operante
Uma resposta acompanhada ou seguida de uma recompensa é aprendida, consolidada; se não houver recompensa ou se houver castigo, a resposta enfraquecerá. LEI DO EFEITO – são os efeitos, as consequências de uma resposta, que determinam as probabilidades de ela se voltar a repetir, ou seja, uma resposta seguida de um reforço positivo tem mais probabilidades de ocorrer.

18 Condicionamento operante - SKINNER (psicólogo norte-americano, 1904-1990)
No condicionamento operante, o sujeito age, opera sobre o ambiente para obter satisfação ou evitar a dor /sensações desagradáveis. As respostas são, pois, voluntárias. No condicionamento clássico, a atitude do sujeito é passiva e as respostas são involuntárias, automáticas, reflexas.

19 Condicionamento Operante
A aprendizagem ocorre num esquema de reforço e castigo. Reforço – qualquer estímulo que surge em consequência de um comportamento e que aumenta a sua ocorrência. Reforço positivo – apresentação de qualquer estímulo apetecível (ex. o alimento) e que aumenta a frequência do comportamento. Reforço negativo – retirada de qualquer estímulo aversivo e que aumenta a frequência do comportamento. Ex.: o animal aprende a evitar uma dor premindo uma alavanca. -- O reforço positivo e o reforço negativo podem associar-se. Ex. Uma criança efectua melhor determinadas aprendizagens para obter um prémio (R.P) e, simultaneamente, para evitar ser repreendida (R.N).

20 Castigo ou punição - estímulo que surge em consequência de um comportamento e que diminui a sua frequência. O comportamento diminui quando é castigado, ou seja, quando dele resulta algo de mau ou desagradável para o sujeito. Esse algo de ‘mau ou desagradável é a característica essencial do castigo e pode consistir em receber algo de aversivo (ex. a dor) ou em ser privado de algo apetecível (ex. o alimento).

21 2. APRENDIZAGEM SOCIAL – Albert Bandura
A socialização implica aprendizagens em comunidade. A aprendizagem social ocorre pela observação das condutas daqueles com quem convivemos. Observação e imitação – processo de aprendizagem que as pessoas fazem através da observação de comportamentos sociais próximos no tempo, os quais são mentalmente imitados ou exteriormente expressos. Designa-se por modelagem ou aprendizagem por modelação o processo de aprendizagem social feita por observação e imitação de pessoas significativas – modelos. Estes impõem-se aos outros pelo sucesso, classe, estatuto pessoal, competência ou poder. Ex. pais, amigos, professores, artistas de cinema, desportistas,…

22 Bandura – as pessoas podem aprender tão bem directa como indirectamente.
Aprendizagem directa – são aquisições por reforço ou castigo directo em que as consequências positivas ou negativas dos actos recaem sobre o sujeito que os pratica. Ex. receber uma recompensa monetária acrescida pelo bom desempenho profissional. Aprendizagem indirecta ou vicariante – tipo de aprendizagem que resulta da observação de um modelo cujo comportamento foi reforçado. A imitação do comportamento é frequentemente reservada a situações posteriores. Ex. os colegas de trabalho do empregado do exemplo anterior tenderão a proceder como ele, em virtude de terem observado que o seu bom desempenho foi apreciado – aprendizagem por reforço indirecto ou vicariante.

23 3. Aprendizagem motora Tipo de aprendizagem que envolve movimentos como andar, vestir-se, guiar um automóvel. Podemos designar como actividades psicomotoras escrever, digitar um texto no computador, tocar um instrumento musical, etc.

24 4. Aprendizagem de discriminação
Tipo de aprendizagem que está na base de todas as outras aprendizagens. Permite-nos apreender as semelhanças e as diferenças entre objectos, pessoas, acontecimentos, situações.

25 5. Aprendizagem verbal Pode considerar-se uma das mais importantes aprendizagens do ser humano. É através de símbolos verbais que se estabelecem as interacções sociais. É a linguagem que estrutura a nossa relação com o mundo e a nossa vida psicológica.

26 6. Aprendizagem de conceitos
É através dos conceitos, que são representações universais de realidades (físicas e abstractas), que organizamos as informações que recebemos do mundo natural e social. Ex.: conceito de mesa, de humanidade, de justiça, etc.

27 7. Aprendizagem de resolução de problemas
Face aos problemas que se nos deparam, procuramos soluções adequadas que vamos aperfeiçoando com a experiência, isto é, vamos aprendendo a resolver problemas. Podem ser problemas de carácter prático que exigem a intervenção da inteligência prática (por exemplo, abrir uma caixa); outros exigem o recurso ao raciocínio lógico-formal (por exemplo, resolver um problema de Física).


Carregar ppt "Aprendizagem e Memória"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google