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Lucas Medeiros, Marina Cararo e Paula Carvalho
Impactos potenciais das mudanças propostas no Código Florestal Brasileiro sobre os répteis brasileiros Lucas Medeiros, Marina Cararo e Paula Carvalho
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Atividade de Distribuição Geográfica
Objetivo: Estimular os alunos a refletirem sobre situações-problema, e análise crítica para resolução dos problemas. No caso os alunos teriam que identificar os impactos da redução das áreas protegidas pelo Código Florestal sobre grupos de répteis.
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Proposta: Alunos recebem mapa geográfico e demarcam as áreas que deveriam ser protegidas por lei. Metade dos grupos demarcariam essas áreas de acordo com o Código Florestal antigo e a outra com o novo Código Florestal. Os alunos recebem a distribuição de um grupo de répteis na área demarcada, afim de comparar os impactos causados pela alteração no Código Florestal.
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Roteiro de Discussão O que acontecerá com os grupos após a mudança no Código Florestal? Por quê? Quais aspectos da biologia dos répteis que ajudam a entender sua distribuição geográfica e a restrição de habitats? Qual a eficácia das medidas compensatórias do Código Florestal? Qual o impacto de reflorestamento com espécies exóticas? Que alternativas poderiam ser sugeridas para diminuir os impactos? Discussão a respeito de formas de participação ativa nas decisões relacionadas a conservação da biodiversidade (audiências públicas...)
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