A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Força que Impulsiona o Mundo Prof. Vasco Vasconcelos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Força que Impulsiona o Mundo Prof. Vasco Vasconcelos"— Transcrição da apresentação:

1 A Força que Impulsiona o Mundo Prof. Vasco Vasconcelos
Professor Educador A Força que Impulsiona o Mundo Prof. Vasco Vasconcelos Educar Agradecimentos pela oportunidade e mensagem inicial de boas vindas

2 Na Vida Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não arrisca vestir uma cor nova e não fala com quem não conhece. Morre lentamente quem faz da televisão seu guru. Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o escuro ao invés do claro e os pingos nos is a um redemoinho de emoções, exatamente a que resgata o brilho nos olhos, o sorriso nos lábios e coração aos tropeços.

3 Morre, quem não se deixa ajudar
Morre, quem não se deixa ajudar. Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto, para ir atrás de um sonho. Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, ouvir conselhos sensatos. Morre lentamente quem não viaja, não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo. Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da sua má sorte, ou da chuva incessante. Morre lentamente quem destrói seu amor próprio

4 Morre lentamente quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, nunca pergunta sobre um assunto que desconhece e nem responde quando lhe perguntam sobre algo que sabe. Evitemos a morte em suaves porções, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples ar que respiramos. Somente com infinita paciência conseguiremos a verdadeira felicidade. Pablo Neruda

5 Será que já fomos passivos de algum desses sentimentos?
Arrogância Impaciência Menosprezo à limitação Piada do Bêbado e do padre sobre úlcera.

6 Quais os professores que me marcaram e por que me marcaram?
O que aplaudi? O que condenei? O que se repete na minha prática pedagógica?

7 “Ainda somos os mesmos e vivemos Como os nossos pais!”
Belchior O tempo passou, mas as pessoas continuam gostando de atenção, respeito e motivação!

8 Tanto professores como alunos estão desmotivados !

9 “Educadores, onde estarão? Em que covas terão se escondido?
Professores, há aos milhares, mas professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão, é vocação. E toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança. O educador é um fundador de mundos, mediador de esperanças, pastor de projetos.” Ruben Alves

10 Somos professores motivados? MOTIVAÇÃO = MOTIVO + AÇÃO
Fatores Importantes Auto-conhecimento Motivos da escolha profissional A motivação depende do seu auto conhecimento. É importante

11 “Hei de vencer mesmo sendo professor!”
Amizael Gomes da Silva ABSURDO !!!!!

12 A importância das frases num determinado contexto!
A frase original, data de Naquele ano o autor, Amizael Gomes da Silva, professor, se candidatou pela Arena a uma vaga na Câmara Municipal de Porto Velho. E, pelas dificuldades da época com relação aos educadores, a possibilidade de sucesso era quase inexistente. Mas com o apoio de amigos acabou eleito vereador. Esse foi o slogan da sua campanha. A importância das frases num determinado contexto!

13 O bom professor é acima de tudo um LÍDER!
A arte de liderar é ter o poder de “animar” (inspirar, dar alma às coisas)! O bom professor é acima de tudo um LÍDER! Valorizar as idades ! Cuidado com a criatividade. Seja bom no que o faz feliz. Cuidado com a criatividade excessiva! “Ah! Vá prá sala de aula prá ver o que é bom prá tosse!!!”

14 Tudo na vida pode ficar confuso quando se perde o foco, pois para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve! Temos tido um compromisso particular com o sucesso do processo educacional de minha escola? Trago soluções para problemas que apresento? AUTO-PLANEJAMENTO !!!!!

15 Qual a diferença básica entre um professor bem sucedido e o “fracassado”?
Os bem sucedidos criam o hábito de fazer as coisas que os fracassados NÃO GOSTAM DE FAZER! Os bem sucedidos criam o hábito de fazer o que os fracassados NÃO GOSTAM DE FAZER !

16 Quais as características do educador de sucesso?
Eles pensam de forma diferente, agem de forma diferente. Enxergam a vida e o mundo de maneira diferente. Eles são mais positivos, acreditam em si próprios. Conseguem enxergar oportunidades nas crises. Eles participam mais. Comprometem-se mais. Terminam as coisas que começam. Dão atenção aos detalhes em tudo o que fazem. São polidos e educados e além da “boa intenção” têm muita sensibilidade e empatia para colocar-se no lugar das outras pessoas.

17 Eles ouvem mais do que falam, respeitam as opiniões alheias.
Eles sabem dizer “eu não sei” e dizem com facilidade “eu não compreendi...” e “desculpe-me!”. São pessoas simples e objetivas , não usam vocabulário rebuscado e complexo para impressionar. Falam e agem com simplicidade e têm muito foco em tudo o que fazem. A diferença positiva está mais na simplicidade do que na complexidade, mais na humildade do que na arrogância, mais no “ser” do que no “ter”.

18 Temos sido professores educadores ?

19 Alguns Conselhos Não abra mão dos seus princípios
Faça as coisas com paixão Nunca seja superficial, você é o maior exemplo para seus alunos Não fuja dos problemas, eles são nosso exercício diário Filme da criatividade

20 Alguns Conselhos Avaliações não podem ser usadas como armas!
Não rotulem! Nunca esqueça: seu filho também é, foi ou será aluno! Sejam competentes no que fazem! Na parte dos rótulo dar o exemplo do mão de merda! Mão de m.... Motorista seu filho anda de ônibus

21 Competências: São aquelas coisas em que se é bom, os outros acreditam que você é bom, e ainda contam pros outros que você é bom!

22 Os cinco saberes de um professor educador

23 1. Saber abrir a mente “Os alunos não são mais os mesmos!”
“Venha pro meu lugar...” “Ai esses meninos não têm jeito!” “Ah, é porque é você não ensina física....” “ Eu nasci assim, eu cresci assim, eu vou ser assim, Gabriela,....” “ A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim,....”

24 2. Saber elevar a turma “ O poder que se serve e não serve, não serve! ” Apresente tudo com clareza e se inclua no processo de superação!

25 3. Saber inovar a obra Se não podemos dar a solução sozinhos, por que não criar ambiente para que ela apareça!

26 4. Saber recrear o espírito
Não confunda ócio com desocupação Não confunda seriedade com tristeza Sabor e saber têm o mesmo significado

27 5. Saber empreender o futuro
“ É preciso esperançar ! O líder não cai na síndrome do possível!!! I will do my best!!! (Eu vou fazer o melhor de mim!) Cada um tem o seu “ possível” . Não critique. A PA TA NA DA ... Vão te perguntar quem é teu chefe!

28 Só chegaremos à liberdade profissional se rompermos as barreiras, muitas vezes criadas por nós mesmos! Filme da Levis

29 Não perguntes, segue-o" Nietzsche
"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números,e pontes, e semi-deuses que se oferecerão para levar-te além do rio ; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o" Nietzsche

30 Fiquem com Deus !


Carregar ppt "A Força que Impulsiona o Mundo Prof. Vasco Vasconcelos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google