A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Russa 1918.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Russa 1918."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Russa 1918

2 Marca o fim do império dos czares, sendo a primeira tentativa bem-sucedida de implantação de um regime comunista. Divide-se em duas etapas: a democrática, em fevereiro de 1917, e a socialista, com a instalação da ditadura do proletariado, em outubro do mesmo ano.

3 Primeira revolução inspirada no socialismo
ANTECEDENTES: Absolutismo (Czar Nicolau II) Atraso tecnológico Ausência de liberdades Extrema pobreza da população

4 Rússia Czarista: Privilégios para a nobreza,exploração para o povo

5 Até 1917, o Império russo foi governado por monarquias absolutistas comandadas por Czares. (O termo czar vem do latim Cesar. Acabou por ser adaptado a lingua russa CZAR e ao alemão KAISER) Com cerca de 175 milhões de habitantes de diversas etnias, 80% da população russa vivia no campo explorada pela nobreza rural. Com a industrialização formou-se o operariado.

6 ÚLTIMO CZAR: NICOLAU II
Filho de Alexandre III, foi o último Czar da Rússia, tendo sido morto com toda a família imperial russa em 1918, durante a Revolução Russa. Foi casado com Alexandra de Hesse, teve um filho e quatro filhas, entre elas, a princesa Anastácia Romanova.

7 Anastásia (Анастасия) é a terceira a contar da esquerda na fila de cima

8 A última fotografia conhecida do czar Nicolau II da Rússia, tirada depois da sua abdicação (março de 1917).

9 Mencheviques e Bolcheviques, diferenças: Mencheviques (minoria)
Divisão do POSDR – Partido Operário Social Democrata Russo Mencheviques (minoria) Bolcheviques (maioria) Líder J. Mártov V.I.Lenin Quem é considerado membro do partido Aquele que se inscreve e paga as cotas O revolucionário profissional. O ativista, escolhido por sua determinação e participação na causa. Deve implantar-se a ditadura do proletariado? Não. Deve-se apostar na democracia Sim. É uma fase necessária da revolução

10 Quais as regras do funcionamento do partido?
Não existem regras rígidas a ser seguidas. Regras estabelecidas pelo “centralismo democrático”. Qual o papel dos camponeses? Deve-se ficar no aguardo Devem ser mobilizados junto com o proletariado fabril Qual o momento em que se dará a revolução na Rússia. Talvez em cem anos Não é possível a demora. A revolução deve ser acelerada Existem condições favoráveis a implantação do socialismo na Rússia? É preciso passar antes pela fase de implantação industrial para então sim pensar-se no socialismo. A revolução socialista deve ocorrer na Rússia, elo mais frágil do sistema capitalista mundial.

11 LÊNIN

12 1ª fase: REVOLUÇÃO BRANCA – Março/novembro – 1917 Derrubada do Czar.
Governo provisório: Príncipe Lvov (comando) Kerensky (1º ministro). Governo de caráter liberal burguês. Jornada de trabalho de 8 horas Separação da Igreja do Estado Surgimento dos SOVIETES: conselhos de operários, camponeses e soldados. Manutenção da Rússia na I Grande Guerra.

13 Lênin retorna do exílio – TESES DE ABRIL “Paz, terra e pão”.
“Todo o poder aos sovietes”. Formação da Guarda Vermelha Out/1917 – Bolcheviques tomam o poder. TOMADA DO PALÁCIO DE INVERNO.

14 2ª fase: Revolução vermelha A REVOLUÇÃO DE OUTUBRO (1917) E O GOVERNO DE LÊNIN (1917 – 1924): Lênin no comando do país. Acordo de paz com a Alemanha (Brest-Litovski) Reforma agrária. Poder aos Sovietes.

15 Czar fuzilado. Confisco de propriedades privadas Declaração do direito nacional dos povos Estatização da economia

16 Propaganda Bolchevique

17 Após a guerra civil a Rússia ficou completamente arrasada.
Para tentar reconstruir o país Lênin criou a GOSPLAN (Comissão estatal de planificação econômica ) e o NEP.

18 NEP (Nova Política Econômica) – 1921 – 1928
recuperação da economia russa. elementos capitalistas (provisórios e parciais) e base socialista. “Um passo para trás para dar dois passos para frente”. Pequenas e médias empresas (até 20 funcionários).

19 Liberdade de comércio interno
Comércio livre de produtos agrícolas. Permissão para entrada de capital estranageiro Liberdade de salário aos trabalhadores Autorização para o funcionamento de empresas particulares Controle do Estado russo sobre setores vitais (comércio exterior, sistema bancário, e as grandes indústrias de base)

20 A Ditadura comunista e a fundação da URSS
Imposição de ditadura partidária Eleição de Stálin para secretário-geral do Partido Comunista Criação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ) Órgão máximo: Soviete Supremo(legislativo) que elegia oum comitê executivo(Presidium).

21 O Partido Comunista controlava efetivamente o poder da URSS.

22 A Função do Partido: 1º lugar; escolher as novas elites que serão os quadros da nação, educá-las para funções de direção. 2º lugar; controlar os órgãos estatais, estimular sua atividade e verificar a sua lealdade; 3º lugar; manter os dirigentes em contato diretamente com as massas, assegurando em cada fração da população a difusão das diretrizes vindas de cima.

23 Socialismo em um só país.
A disputa de poder: 1924 – Lênin morre. TRÓTSKY : Revolução Permanente X STÁLIN : Socialismo em um só país.

24 TRÓTSKY: Assassinado a mando de Stálin no México em 1940.
O STALINISMO (1924 – 1953): Ditadura totalitária. Eliminação da oposição. Expurgos, prisões e torturas. TRÓTSKY: Assassinado a mando de Stálin no México em 1940.

25 Burocratização estatal.
Controle do ensino e comunicações. Culto ao líder Propaganda Russificação

26 PROPAGANDA STALINISTA:
STÁLIN: Protetor dos povos TRÓTSKY: inimigo do Estado

27 Controle da arte (Realismo Socialista):
Funções didáticas. Incentivo à submissão. Nacionalismo. Mensagens e linguagens populares de fácil assimilação. Cancelamento da NEP (1928). Planificação econômica. Coletivização agrícola. Prioridade industrial (base).

28 Durante todo o período stalinista( ); calcula-se que o terror político foi responsável pela prisão de mais de cinco milhões de cidadãos e pela morte de mais de meio milhão de pessoas.


Carregar ppt "Revolução Russa 1918."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google