A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doenças Sexualmente Transmissíveis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doenças Sexualmente Transmissíveis"— Transcrição da apresentação:

1 Doenças Sexualmente Transmissíveis

2 O que são DST? Sigla de Doença Sexualmente Transmissível. Engloba qualquer doença infecciosa causada por micro organismos transmitidos por contacto sexual.

3 DST’s mais comuns hepatite B; herpes genital; Gonorreia; Sífilis;
Candidíase; Tricomoníase; Papiloma Humano; Verruga genital; HIV ( SIDA)

4 Hepatite B

5 O que é? A hepatite B, provocada pelo vírus VHB´, é a mais perigosa das hepatites e uma das doenças mais frequentes do mundo, estimando-se que existem 350 milhões de portadores crónicos do vírus. Estes portadores podem desenvolver: Doenças hepáticas graves (cirrose, cancro do fígado); Patologias

6 Como se transmite? Sangue e fluidos corporais de uma pessoa infectada.

7 Sintomas Mal estar generalizado; Dores de cabeça e no corpo;
Cansaço fácil; Falta de apetite; Febre; Coloração amarelada das mucosas e da pele (ictericia) Coceira no corpo; Urina escura (cor de chá escuro ou Coca-Cola); Fezes claras (cor de massa de vidraceiro)

8 Tratamento Não requer tratamento medicamentoso especifico;
Remédio para as náuseas, vómitos e coceira (uso ocasional).

9 Prevenção Vacina; Uso de preservativo;

10 Herpes genital

11 O que é? É uma doença de transmissão sexual da zona genital (a pele que rodeia o reto ou as áreas adjacentes), causada pelo vírus do Herpes simples; Existem dois tipos de vírus de herpes simples: VHS-1 -> em geral infecta a boca; VHS-2 -> Transmite-se por via sexual. -> Ambos os tipos podem infectar os órgãos genitais, e a pele que rodeia o reto ou as mãos, e podem ser transmitidos a outras partes (superfície dos olhos).

12

13 Transmissão Via sexual;
A infecção genital do tipo 2 é mais comum nas mulheres provavelmente porque a transmissão Homem – para - Mulher seja mais provável do que Mulher – para – Homem;

14 Sintomas Formigueiro e dores; Pequena placa avermelhada;
Bolhas pequenas dolorosas; Dificuldade em urinar; Dor ao andar; Sensibilidade ao tacto nas virilhas; Febre e mal-estar.

15 Onde aparece?

16

17 Homem Vesículas e úlceras podem aparecer em qualquer parte do pénis, incluído o prepúcio.

18

19 Mulher Aparece na vulva, dentro e fora da vagina e no colo do útero.

20

21 Tratamento Não há tratamento que cure herpes, porem medicamentos anti virais podem diminuir e prevenir as erupções. Adicionalmente, terapia diária de repressão ao Herpes sintomático pode reduzir o risco de transmissão para o parceiro sexual.

22 Prevenção Não ter relações sexuais com o parceiro sexual infectado;
Usar preservativo de látex; Teste sanguíneo para determinar o risco de contagio.

23 Gonorreia

24 O que é? Causa pela bactéria Neisseria gororrhoeae, que infecta o revestimento mucoso da uretra, do colo uterino, do reto e da garganta ou da membrana branco (conjuntiva) dos olhos.

25

26 Como se transmite? È transmitida de pessoa para pessoa durante o sexo vaginal, anal ou oral. Os recém-nascidos podem ser infectados à nascença com possíveis danos oculares.

27 Sintomas Os sintomas aparecem normalmente 10 dias depois da exposição.

28 No homem Os primeiros sintomas aparecem de 2 a 7 dias depois da infecção. Dores ligeiras na uretra. Dor intensa a urinar; Secreção de pus provenientes do pênis; Necessidade frequentes de urinar. Orifício do pênis pode adotar uma cor vermelha e inchar. Pode provocar a infertilidade.

29

30 Na mulher Os primeiros sintomas surgem entre 7 e 21 dias após a infecção. Necessidade frequente de urinar; Dor ao urinar; Secreção vaginal; Febre; Causa infertilidade, As mulheres infectadas não apresentam habitualmente sintomas durante semanas ou meses e a doença só se descobre depois de se ter diagnosticado a mesma afecção no seu parceiro masculino.

31

32 Tratamento Medicação diária (duas a quatro vezes ao dia) durante uma semana; Evitar sexo durante o tratamento; Diagnosticar os parceiros.

33 Prevenção Adoção de comportamentos sexuais seguros;
Evitar múltiplos parceiros sexuais; Usar preservativo; As mulheres (em especial as que têm um dispositivo intra-uterino) devem ser vigiadas regularmente para despiste de infecções silenciosas porque existe o risco de propagação da infecção as trompas e aos ovários.

34 Sífilis

35 O que é? DST causada pela bactéria treponema pallidum;
Propaga-se por todo o organismo através do sangue; Pode causar infertilidade.

36

37 Transmissão Durante as relações sexuais (oral, vaginal ou anal);
Durante o parto.

38 Sintomas Costumam começar de 1 a 13 semanas depois do contagio. Passando por vários estádios. A infecção pode durar muitos anos e raramente provoca lesões cardíacas, cerebrais ou a morte.

39 Fase 1: Incubação Quando ocorre primeira infecção.
Não existem sintomas nesta fase; Podem decorrer entre 10 a 90 dias ate que um teste de sangue revela a doença.

40

41 Fase 2: Sífilis primária
Aparece um lesão rosada ou ulcerada, geralmente indolor que podendo passar despercebida (no pénis, vagina, boca ou ânus). Gânglios linfáticos inchados;

42

43 Fase 3: sífilis secundária
Lesões generalizadas especialmente nas mãos e pés, Manchas ou pápulas com escamação. Facilmente transmissível e detectável num teste de sangue.

44

45 Fase 4: Sífilis latente Esta fase pode durar de 5 a 20 anos sem sintomas específicos; Apesar da bactéria permanecer no corpo e de poder causar diversos problemas sérios de saúde, não é transmissível nesta fase.

46 Fase 5: Sífilis terciária
São visíveis os danos causados no organismo; Problemas na pele; Cérebro; Coração ou articulações;

47

48 Tratamento Injecções de antibióticos ( normalmente penicilina) para elimina a bactéria; Teste de sangue regulares.

49 Prevenção uso de preservativo;
Abstinência sexual enquanto os sintomas tiverem presentes.

50 Candidíase

51 O que é? É uma infecção causada por uma levedura (fungos), este existe na maioria das pessoas e é controlado pelo sistema imunitário, afetando a vagina ou o pênis; É habitualmente causada por candida albicans;

52

53 Transmissão Reside na pele e nos intestinos propagando-se para os órgãos genitais; Não é habitualmente transmitida por via sexual.

54 Sintomas Na mulher: Irritação na vagina e na vulva;
Secreção vaginal ligeira; Vermelhidão e inflamação da vulva; A pele pode ficar em carne viva; A parede vaginal cobre-se de uma substancia semelhante a um queijo branco.

55

56 Sintomas No homem: Não apresenta habitualmente sintomatologia;
Dor e irritação no pênis e no prepúcio; Cor avermelhado do pênis; Pequenas ulcerações ou vesículas com crosta e esta coberto por uma substancia semelhante ao queijo branco.

57 Tratamento O tratamento da candídiase não conduz a sua eliminação. O tratamento apenas a mantém sob controle; Dois tipos de tratamento: Localizado (no sitio onde esta a infecção): Cremes; Óvulos para a vaginite; Líquidos; Pastilhas para se dissolver na boca. Sistémicos (atua em todo o corpo);

58 Prevenção Não se pode evitar a exposição ao fungo. Não se utilizam em regra medicamentos para prevenir a candidíase. Há vários motivos para tal: Não é uma situação muito perigosa; Não a medicamentos eficazes para o seu tratamento; O fungo pode criar resistência aos medicamentos. O fortalecimento do sistema imunitário tomando as associações de antiretrovirais é a melhor forma e prevenir a candidíase.

59 Tricomoníase

60 O que é? É uma DST da vagina e da uretra causada por trichomonas vaginalis, um organismo unicelular com flagelo semelhante a um chicote; Os sintomas são mais frequentes entre as mulheres. Cerca de 20% delas sofrem de tricomoníase vaginal durante os seus anos férteis.

61 Como se transmite? É transmitida durante o sexo vaginal, não parece ser possível a transmissão através de sexo oral ou anal.

62

63 Sintomas Mulher: Secreção espumosa de cor verde amarelada, proveniente da vagina; Dor e irritação da vulva; Inflamação; Dor ao urinar ou aumento da frequência de mições;

64 Sintomas Homens: Não manifesta habitualmente sintomas mas podem infectar as suas parceiras sexuais; Se apresentarem sintomas: Secreção proveniente da uretra, que é espumosa e semelhante ao pus; Frequência e dor a urinar; Infecção do epidídimo (dores testiculares).

65 Tratamento O tratamento é simples e eficaz através de uma toma única, eventualmente pode haver lugar a aplicação local de creme diário; Os parceiros também devem ser tratados mesmo que não têm sintomas; Evitar o sexo vaginal ate que passe uma semana após o tratamento.

66 Prevenção O uso de preservativo;
Cuidado com os instrumentos ginecológicos; toalhas; roupas intimas;

67 Verruga Genital

68 O que é? São erupções da pele semelhantes as verrugas vulgares que aparecem nos dedos, mas localizadas nos órgãos genitais (pênis, testículos, vagina, vulva, colo do útero) e na região a volta do ânus; É provocado pelo vírus HPV (vírus do papiloma humano).

69

70 Como se transmite? Através do contato sexual;
O HPV é pouco resistente fora do corpo humano, no entanto pode sobreviver por períodos curtos em objetos úmidos, o que torna possível - embora raro – a sua transmissão através da emprestimos de toalhas e roupa interior molhada ou objetos sexuais.

71 Sintomas Não da sintomas e as pessoas não sabem que estão infectadas;
No entanto, podem aparecer alguns sintomas: Corrimento; Comichão na região genital; Dor local que se agrava durante as relações sexuais. Este vírus, nas mulheres pode provocar o cancro do colo do útero.

72

73 Tratamento Não tem cura definitiva atulamente para a infecção pelo HPV; »Há métodos mecânicos: Laser; Crioterapia; Excisão cirúrgica; » Há métodos químicos Aplicação local de uma solução cáustica; -Vacina para o HPV.

74

75 Prevenção Abstinência sexual; Vacina contra o HPV.

76 SIDA

77 O que é? Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
É uma doença provocado por vírus, designados HIV-1 e HIV-2, na família dos retro vírus. Uma vez instalado, este vírus, para se desenvolver e reproduzir, invade e destrói certo tipo de células do sangue (os linfócitos t-4), que são responsáveis pela despreza do organismo contra infecções e contra tumores. Esta doença na fase final de evolução provoca portanto uma diminuição total da capacidade do nosso organismo resistir a infecções mesmo as mais simples, tomando-as tão graves e tão difíceis de tratar, que acabam por conduzir a morte.

78

79 Como se transmite? - Através do sangue; - Infecções na veia;
- Relações sexuais; - Pela gravidez;

80 Sintomas Fase 1: (Dura semanas a 6 meses); Sentimo-nos doentes.
O teste pode dar negativo mas pode haver transmissão do vírus.

81 Sintomas Fase 2: (Geralmente pode durar de 1 a 5 anos);
Aparência saudável mas o teste já dá positivo;

82 Sintomas Fase 3: (Não tem tempo determinado); Cansaço e fraqueza;
Emagrecimento sem causa aparente; Febre continua; Suores noturnos; Tosse seca, prolongada, sem ter bronquite ou ser fumador; Diarreia prolongada.

83

84 Sintomas Fase 4: (Pode ocorrer no período de meses ou anos);
Diminuição das defesas do corpo; Pneumonia; Cancro; Diversos tipos de infecções e problemas no cérebro;

85

86 Tratamento Não há um verdadeiro e eficaz tratamento para a doença, que irradique definitivamente o vírus do organismo; Existe, no entanto, um grupo de medicamentos que podem diminuir a multiplicação dos vírus.

87 Prevenção Uso de preservativo


Carregar ppt "Doenças Sexualmente Transmissíveis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google