A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINKAGE E MAPEAMENTO DOS CROMOSSOMOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINKAGE E MAPEAMENTO DOS CROMOSSOMOS"— Transcrição da apresentação:

1 LINKAGE E MAPEAMENTO DOS CROMOSSOMOS
GENÉTICA LINKAGE E MAPEAMENTO DOS CROMOSSOMOS PROF. VICTOR PESSOA

2 GENES LIGADOS (LINKAGE)
* Quando dois ou mais genes, responsáveis por diferentes características, estão localizados em um mesmo cromossomo, há uma tendência de esses genes irem juntos para o mesmo gameta. Nesses casos, diz-se que os genes estão LIGADOS (ligação gênica) (do inglês linkage). * Nestes casos a quantidade de gametas e, portanto, a frequência da descendência apresentarão diferenças em relação ao diibridismo, já que a ocorrência do crossing-over (permutação) será fundamental.

3 Crossing-over ou permutação é a troca de partes entre cromossomos homólogos durante a meiose e é um dos principais fatores para a variabilidade genética.

4

5 CASO DE LIGAÇÃO GÊNICA EM Drosophila melanogaster
P, p (cor do corpo) P = cinzento-amarela p = preto V, v (forma da asa) V = alongada v = vestigial (reduzida)

6 * Na herança dos genes ligados, a frequência dos gametas de um heterozigoto depende da taxa de crossing-over (ou taxa de recombinação) que ocorre entre os cromossomos homólogos. * Os Gametas Parentais são formados mesmo que não haja recombinação e aparecem em MAIOR QUANTIDADE. * Os Gametas Recombinantes são formados apenas se houver permuta e aparecem em MENOR QUANTIDADE. A taxa (ou frequência) de crossing-over entre dois genes é definida como a soma das frequências em que ocorrem os gametas recombinantes.

7 COMPARAÇÃO ENTRE DIIBRIDISMO E LINKAGE
DIIBRIDISMO (AaBb)

8 LINKAGE (AaBb) Formados sem que ocorra crossing-over
Formados a partir da ocorrência do crossing-over

9 * Na ligação gênica a posição dos genes no heterozigoto (AaBb) pode ser CIS ou TRANS.
* Estas posições também podem ser utilizadas para se definir quem são os gametas parentais e os recombinantes. A B a b POSIÇÃO CIS POSIÇÃO TRANS OS ALELOS DOMINANTES ESTÃO LIGADOS A UM CROMOSSOMO E OS RECESSIVOS ESTÃO LIGADOS AO CROMOSSOMO HOMÓLGO UM ALELO DOMINANTE (A) DE UM PAR E O ALELO RECESSIVO DO OUTRO PAR (b) ESTÃO LIGADOS EM UM MESMO CROMOSSOMO, ENQUANTO OS SEUS ALELOS ESTÃO LIGADOS AO CROMOSSOMO HOMÓLOGO

10 TRATA-SE DE UM CASO DE LIGAÇÃO GÊNICA OU DE SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE?
RESOLVENDO PROBLEMA(S) 1. No milho, grão colorido é condicionado por um alelo dominante B, e grão liso, por um alelo dominante R. Os alelos recessivos b e r condicionam, respectivamente, grãos brancos e rugosos. Cruzando indivíduos BbRr com indivíduos bbrr, obteve-se: BbRr X bbrr 48% sementes coloridas e lisas 48% sementes brancas e rugosas 2% sementes coloridas e rugosas 2% sementes brancas e lisas TRATA-SE DE UM CASO DE LIGAÇÃO GÊNICA OU DE SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE?

11 Na prole surgiram 4 fenótipos com porcentagens distintas entre eles
Na prole surgiram 4 fenótipos com porcentagens distintas entre eles. Como já se sabe que em casos como esses A PORCENTAGEM FENOTÍPICA NOS FORNECE DIRETAMENTE A PORCENTAGEM ENTRE OS TIPOS DE GAMETAS FORMADOS PELO DIÍBRIDO (DUPLO-HETEROZIGOTO), podemos concluir que esses genes estão ligados e que houve permutação (crossing-over) entre eles. LEMBRETE B = grão colorido / R = grão liso / b = grãos brancos / r = grãos rugosos 48% sementes coloridas e lisas = BbRr 48% sementes brancas e rugosas = bbrr 2% sementes coloridas e rugosas = Bbrr 2% sementes brancas e lisas = bbRr

12 MAPEAMENTO GENÉTICO OU CROMOSSÔMICO
* Mapa genético ou cromossômico é a representação da posição dos genes no cromossomo. Menor probabilidade de ocorrerem permutações A B C Maior probabilidade de ocorrerem permutações - Gametas recombinantes surgem por permutação; - A frequência dos gametas recombinantes é constante para dois genes ligados; - A frequência de permutação entre os locos desses genes também deve ser constante. - A probabilidade de ocorrer permutação em qualquer ponto do cromossomo é a mesma. - Se os genes estão dispostos linearmente nos cromossomos, quanto mais distantes estiverem dois genes em um cromossomo, maior será a probabilidade de ocorrência de permutação.

13 Unidades de Recombinação (U. R
* Unidades de Recombinação (U.R.) ou morganídeos (M) são as unidades usadas para determinar a posição dos genes no cromossomo e correspondem a taxa de crossing. Se a porcentagem de permutação entre dois genes A e B é 1%, diz-se que a distância entre eles é de 1 unidade de recombinação (UR) ou 1 morganídeo (M).

14 Considere a seguinte situação:
* A porcentagem de recombinação entre os alelos A, B e C são as seguinte: A e B = 19% A e C = 2% B e C = 17% * Assim, as distâncias entre eles no cromossomo são: A e B = 19 MORGANÍDEOS A e C = 2 MORGANÍDEOS B e C = 17 MORGANÍDEOS A B C 2 17 19

15 Qual a posição dos genes no cromossomo?
Exemplo: Em um cromossomo há a seguinte frequência de recombinação entre os genes A,B,C e D: A-B  45% A-C  20% C-B  25% B-D  5% C-D  20% A-D  40% Qual a posição dos genes no cromossomo? A C D B 45M 40M 20M 5M


Carregar ppt "LINKAGE E MAPEAMENTO DOS CROMOSSOMOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google