A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROMA Profº MARCELO HOLANDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROMA Profº MARCELO HOLANDA."— Transcrição da apresentação:

1 ROMA Profº MARCELO HOLANDA

2 O estágio de Coliseu, em Roma
O estágio de Coliseu, em Roma. Aqui eram realizados grandes espetaculos, como as lutas de gladiadores. No Coliseu, cabiam 50 mil espectadores.

3 Esta loba de bronze é uma antiga escultura etrusca
Esta loba de bronze é uma antiga escultura etrusca. Repare nos gêmeos Rômulo e Remo mamando nas tetas dela. A espada era curta e, por isso, bastante ágil. Tinha lâminas afiadas dos dois lados.

4 As tropas romanas desfilavam com este estandarte
As tropas romanas desfilavam com este estandarte. As letras SPQR eram um dos símbolos da república e apareciam gravadas em prédios do governo, monumentos e documentos oficiais. SPQR é a abreviatura da expressão latina Senatus Populus que Romanus, que significa “O Senado e o Povo de Roma”.

5 O COMEÇO DO IMPÉRIO Conquistas Romanas

6 Tibério Graco e a Reforma Agrária
O tribuno Tibério Graco fez um grande discurso a favor da distribuição de terras dos ricos para os pobres. Numa parte, ele disse assim:”As feras selvagens que rondam a Itália têm covas e cavernas onde dormir, enquanto os homens que vão à guerra e dão sua vida por Roma só possuem ar e fogo. Os soldados dão suas vidas na guerra para manter o luxo e a riqueza de outras pessoas, enquanto eles não possuem nem um pedacinho de terra própria”.

7 Ruínas de grande civilização romana
Ruínas de grande civilização romana. Quantas pessoas não passaram aí, em pleno movimento, olhos brilhando e coração batendo forte? Hoje, apenas pó e trevas.

8 Este vaso mostra um soldado em cima de um elefante
Este vaso mostra um soldado em cima de um elefante. Uma arma cartaginesa que assustou os romanos.

9 Nesta ilustração moderna, o general romano Júlio César se encontra com o chefe germano Ariovisto, que avisa que os romanos não possuem autoridade sobre a Gália (onde hoje está a França). Em 58 a. C., César respondeu massacrando o exército de Ariovisto e impondo o domínio de Roma sobre a Gália. Séculos depois, a coisa tinha mudado de figura. Enfraquecida, Roma não podia mais controlar os ataques dos povos bárbaros.

10 O primeiro imperador de Roma.
Otávio Augusto, O primeiro imperador de Roma.

11 O IMPÉRIO ROMANO NO APOGEU
Conquistas até Júlio César 44 a.C. Expansão máxima do Império (fim do século III d.C.)

12 As esculturas romanas eram feitas com muita habilidade e realismo
As esculturas romanas eram feitas com muita habilidade e realismo. Aqui, vemos um patrício com os bustos de seu pai e avô. O culto dos ancestrais era um dos pilares do domínio dos patrícios em Roma.

13 O arco do triunfo, como o arco de Trajano, era uma das construções predileta dos imperadores romanos, feitas para comemorar grandes vitórias militares.

14 A influência da cultura grega é evidente nesta estátua etrusca do século V a. C.

15 Quem eram os Bárbaros? Os povos europeus de hoje são descendentes dos casamentos entre os romanos e os povos bárbaros. Como dissemos, os bárbaros não eram muito mais sanguinários que os romanos. Havia muitos tipos de povos que seria cansativo falar de todos. Só para você ter uma idéia: ostrogodos, visigodos, vândalos, saxões, burgúndios, anglos, lombardos, alamanos, francos, alanos, suevos, escotos, pictos, celtas, jutos, frisões, tiríngios, bávaros e muitos outros. Jóia lombarda (de um povo bárbaro germânico). Repare na delicadeza do desenho, um indício de que os bárbaros não eram brutos e ignorantes. Apenas tinham uma cultura diferente.


Carregar ppt "ROMA Profº MARCELO HOLANDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google