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Sistemas de Informação nas Organizações

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação nas Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação nas Organizações

2 Índice Conclusão Introdução : Ambiente que cerca a Organização
Estruturação Sistêmica Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) Supply Chain Management ( SCM ) Customer Relationship Management ( CRM ) Sistemas de Apoio à Decisão Data WareHouse ( DW ) Business Intelligence ( BI ) Conclusão

3 EMPRESA Parcerias Crise do Estado Globalização Iniciativa Privada
Introdução : Ambiente que cerca a Organização Parcerias Crise do Estado Globalização Iniciativa Privada Competitividade EMPRESA Distribuição De Renda Conhecimento Foco em Resultado Preservação Ambiental

4 Sistema de Informação:
Estruturação Sistêmica Sistema de Informação: É todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada que tenham por fim gerar informações de saída para suprir determinadas necessidades. Permite ainda: Manter o fluxo de informações na empresa; Criar relacionamentos entre os sub-sistemas (departamentos).

5 Estruturação Sistêmica
Só um Sistema de Informação pode manter uma base concreta para um bom processo de tomada de decisões. Decisões bem tomadas = Estabilidade.

6 Estruturação Sistêmica
O maior objetivo de um Sistema de Informação é : Permitir que o melhor uso dos dados, utilizando cenários e filtros apropriados, possa definir as informações que representam a exceção e a maior relevância do processo organizacional.

7 Estruturação Sistêmica
Profissional de SI Deve estar apto a administrar os relacionamentos das três perspectivas do modelo de relacionamento cíclico: Pessoas Tecnologia Processo

8 Estruturação Sistêmica
Existem diversos problemas individuais e relacionados aos elementos do MRC, onde destaca-se: Em processos: os vícios políticos podem representar o maior problema para melhorar a eficácia dos Sistemas de Informação. Em pessoas: os medos, as crenças, os valores pessoais e as limitações das pessoas são pontos de grande importância para o desenvolvimento de Sistemas de Informação. Em tecnologia: o uso de tecnologia como melhoria de imagem é uma visão equivocada de sua aplicação.

9 Qual é o maior patrimônio de uma Organização ?
Estruturação Sistêmica Qual é o maior patrimônio de uma Organização ? INFORMAÇÃO

10 Ela é a base e o resultado no processo de tomada de decisões.
Estruturação Sistêmica Informação Ela é a base e o resultado no processo de tomada de decisões. Muitos profissionais de decisão não sabem como definir corretamente sua necessidade de informação. As informações podem ser classificadas como: Informações operacionais; Informações gerenciais ou estratégicas. Precisam ser corretamente definidas;

11 Os pontos principais para definir uma informação são:
Estruturação Sistêmica Elas precisam possuir algumas características de quantidade, conteúdo, oportunidade e qualidade. É comparativa com períodos semelhantes de estudo; É confiável; Foi gerada em tempo hábil; Possui o nível de detalhes adequado; Os pontos principais para definir uma informação são: Forma; Idade; Freqüência;

12 Estruturação Sistêmica
A tecnologia da informação tem sido até agora uma produtora de dados, em vez de informação, e muito menos uma produtora de novas e diferentes questões estratégicas. Os executivos não têm usado a nova tecnologia porque ela não tem oferecido as informações de que eles precisam para suas próprias tarefas. Peter Drucker

13 BI ??? ERP ??? CRM ??? ERPII ??? SCM ??? Sopa de Letrinhas ???????
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Sopa de Letrinhas ??????? ERPII ??? ERP ??? BI ??? SCM ??? CRM ???

14 Sistemas de Primeira Geração
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Histórico Sistemas de Primeira Geração Apoio Operacional / Ambiente caracter / Sistemas isolados Sistemas de segunda Geração Apoio Gerencial / Ambiente caracter / Sistemas semi-integrados Sistemas de Terceira Geração Apoio Estratégico e Tático / Ambiente Gráfico Sistemas Altamente Integrados Banco de Dados Relacional / ERP / SCM / CRM Sistemas de Quarta Geração ASP, BI, e-COMMERCE, B2B, etc

15 A informação é distribuída de forma clara, segura e em tempo real
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Características Sistemas Integrados de Gerenciamento de Processos ( Sincronizando departamentos ) A informação é distribuída de forma clara, segura e em tempo real Foco direcionado -> Regras bem definidas Dinamicamente equilibrado, podendo aperfeiçoar os processos continuamente

16 Sistemas de Gestão Empresarial E.R.P.
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Sistemas de Gestão Empresarial E.R.P.

17 Década 70 Década 80 Década 90 E.R.P
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) E.R.P Década 70 M.R.P -> Material Resourse Planning Reduzir os níveis de estoque Década 80 M.R.P.II -> Manufacturing Resourse Planning MRP I + Recursos Produção Não integrados com demais sistemas Década 90 E.R.P -> Globalização, Integração, Bug 2000 Empreendimento completo

18 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
E.R.P

19 orçado real orçado real
Movimento de Títulos Banco Fornecedor Lançamentos Automáticos Pedido de Compra LA Depreciação Ativo Fixo Recebimento de mercadoria LA Folha Contas a Pagar Lançamento Importação Cotação Simulação Financeira Controle de Qualidade Fluxo de Caixa Folha de Pagamento Ponto Eletrônico Solicitação Compras Estoque MP / MC Simulação Preços de Venda Orçamento Contrato de Fornecimento Projeção de Estoque Ordens de Produção Requisições Contabilidade Apropriações Custos Manutenção Industrial Previsão de Vendas Carga Máquina Controle de Produção Centros Improdutivos LA de Rateios Produção Estatística Livros Fiscais Coletor Eletrônico LA de movimentos Demonstração de L&P Mensal Acumulado orçado real orçado real Faturamento -CMV Razão Balancete Diário Estoque Produto Acabado Faturamento CMV + Margem Bruta Clientes Consulta Banco de Informação LA faturamento LA Contas a Receber Pedidos de Vendas Liberação de Estoque NF Faturamento DP Contas a Receber Movimento de Títulos Banco Liberação de crédito

20 E.R.P Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Tecnologia Processos
Integrar todas as áreas de negócio da empresa Garantir a integridade/confiabilidade dos dados Otimizar performance do ambiente tecnológico e de sistemas Atualização e Evolução constante Processos Reduzir fluxo de documentos e controles manuais Oferecer visão horizontal dos processos Diminuir lead-time dos processos e reduzir custos Comprometer a organização com as mudanças e com a melhoria contínua Pessoas Melhorar a definição das funções e responsabilidades Necessidade de capacitação e adaptação aos novos processos Melhorar a qualidade do atendimento ao cliente interno Descentralização das Informações

21 Sistemas Operacionais
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) E.R.P – Ambiente Físico Banco de Dados ORACLE, SYBASE, SQL SERVER Linguagens Delphi, Visual Basic Sistemas Operacionais Servidores : UNIX, NT, WINDOWS 2000, XP, LINUX Clientes : NT, WINDOWS 2000, XP

22 Sistemas de Gestão Empresarial Supply Chain Management
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) S.C.M Sistemas de Gestão Empresarial Supply Chain Management

23 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
S.C.M A tradução do termo SUPPLY CHAIN para o português é Cadeia de Suprimentos O SCM é o conjunto completo de processos necessários para obter as matérias primas, transformá-las naquilo que os clientes desejam, e entregar este produto no tempo certo e local desejado.

24 AS QUATRO FORÇAS COMPETITIVAS
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) S.C.M AS QUATRO FORÇAS COMPETITIVAS A ameaça de novos concorrentes; A ameaça de produtos ou serviços substitutos; O poder de barganha dos compradores; O poder de barganha dos fornecedores;

25 Obter apenas o necessário para a produção do que vai ser vendido.
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) S.C.M Obter apenas o necessário para a produção do que vai ser vendido. Produzir apenas o que será vendido. O objetivo é alcançar a vantagem de custo da padronização atendendo ainda as variedades das demandas locais, através da logística e fabricação flexível.

26 S.C.M Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Inovação Flexibilidade
Tempo Qualidade Custo

27 Redução de estoques através da cadeia como um todo;
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) S.C.M - Benefícios Redução de estoques através da cadeia como um todo; Aumento da produtividade; Redução em despesas operacionais; Balanceamento da cadeia logística; Melhor qualidade na comunicação entre empresas; Velocidade para se adequar às mudanças de mercado; Redução dos custos de transporte, etc...

28 Sistemas de Gestão Empresarial Customer Relationship Management
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) C.R.M Sistemas de Gestão Empresarial Customer Relationship Management

29 conceito ou talvez uma filosofia de trabalho sustentada por aplicações
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) C.R.M conceito ou talvez uma filosofia de trabalho sustentada por aplicações

30 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
C.R.M A implementação de um projeto de CRM além de tempo e dinheiro, exige quase sempre, profundas mudanças na forma da empresa se relacionar com seus clientes Politicas, Procedimentos, tarefas e atitudes Identificar e conhecer o cliente e suas necessidades garantir sua satisfação atendimento personalizado maior atenção dedicada aumento da eficiência nos serviços prestados

31 Business Intelligence
Sistemas de Suporte a Decisão E o que vem mais por aí ? Data WareHouse Data Mining Business Intelligence Data Mart

32 Definição Ambiente complexo
Sistemas de Suporte a Decisão Definição Ambiente complexo Projetado para fornecer subsídios para alta gerência tomar decisões Para a empresa os maiores problemas para a tomada de decisões são: Disponibilidade da informação; Rapidez de degradação de informação.

33 Definição – SIG x SAD – Qual diferença ???
Sistemas de Suporte a Decisão Definição – SIG x SAD – Qual diferença ??? SIG Nível Gerencial Apoio a qualquer processo de decisão tática Apoio a decisões estratégicas e Operacionais SAD Contribuem e Influenciam o processo Fornecer e analisar alternativas Pesquisar Históricos de decisões tomadas Auxiliar a resolução de problemas estruturados Simular impactos de Investimentos em um novo produto/projeto Baseados em custos e rendimentos Análise de Riscos Descobrir informações Escondidas ( Data Mining)

34 ... eles estão dispersos em diferentes bancos de dados?
Sistemas de Suporte a Decisão Definição – Como transformar DADOS -> INFORMAÇÃO ... eles estão dispersos em diferentes bancos de dados? ... eles estão dispersos em diferentes softwares? ... eles estão dispersos em diferentes plataformas? ... eles são redundantes? ... o volume é muito grande? ... computadores e sistemas comuns gastariam muito tempo para consolidá-los e apresentá-los de forma legível?

35 Uma enxurrada de dados de todos os Tipos
Sistemas de Suporte a Decisão Uma enxurrada de dados de todos os Tipos oriundos de diversos meios provenientes de diversas fontes arquivados de diversos modos

36 Ferramentas e Técnicas
Sistemas de Suporte a Decisão Ferramentas e Técnicas Data Mart Aplicativos Operacionais E T L Softwares de Automação de Escritórios OLAP Dados Externos Data Mining Equipamentos de Automação EXPLORAÇÃO FONTES DE DADOS EXTRAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E CARREGAMENTO DATA WAREHOUSE

37 Data WareHouse - Armazém de Dados
Sistemas de Suporte a Decisão Data WareHouse - Armazém de Dados Estoque Vendas Técnico Finanças DATA MART Data warehouse departamental DATA WAREHOUSE Corporativo

38 Data WareHouse - Armazém de Dados
Sistemas de Suporte a Decisão Data WareHouse - Armazém de Dados É um amplo e flexível repositório de dados, que aglutina dados de fontes heterogêneas, projetado de modo a suportar o processo de tomada de decisão. Ambiente separado Disponibilidade Integrado Retrato no tempo Orientado por assunto Fácil acesso

39 é uma estrutura de dados que forma um subconjunto de
Sistemas de Suporte a Decisão Data WareHouse - Cubo é uma estrutura de dados que forma um subconjunto de um banco de dados grande organiza os dados em duas categorias: - campos de dados - dimensões com múltiplos níveis resumos dos dados são previamente calculados de modo a otimizar o tempo de recuperação das informações

40 Estratégia Tempo Organização Produto Venda Cliente Preço
Sistemas de Suporte a Decisão Data WareHouse - Dimensões Estratégia Tempo Organização Região Produto Venda Cliente Preço

41 Data Mining- Ambiente Exploração Data Warehouse
Sistemas de Suporte a Decisão Data Mining- Ambiente Exploração Data Warehouse O ambiente de exploração objetiva disponibilizar, através de ferramentas apropriadas, o acesso a informação. Satisfazer as necessidades de exploração e pesquisa Identificar tendências Democratizar o acesso a informação

42 Identificam associações dos dados, formando as “regras sobre o dado”
Sistemas de Suporte a Decisão Data Mining- Ambiente Exploração Data Warehouse Conjunto de técnicas cuja finalidade é permitir a descoberta de relações não visíveis dos banco de dados. INDUÇÃO DE REGRAS detectam tendências dos dados, apresentando uma “lista não encomendada” REDES NEURAIS constrõem representações internas de modelos ou padrões achados nos dados ÁRVORES DE DECISÃO Identificam associações dos dados, formando as “regras sobre o dado”

43 Sistemas de Suporte a Decisão
Business Intelligence - Definição “Um conjunto de conceitos, métodos e recursos tecnológicos que habilitam a obtenção e distribuição de informações geradas a partir de dados operacionais, históricos e externos, visando proporcionar subsídios para a tomada de decisões gerenciais e estratégicas”

44 Sistemas de Suporte a Decisão
Business Intelligence - Definição Através da utilização de BI (Business Intelligence) as empresas podem aumentar : Rentabilidade Obter maior agilidade nos negócios Reduzir custos Operacionais Fidelizar os clientes Focar nos resultados e permitir a tomada de decisões, dentre outros inúmeros benefícios

45 Business Intelligence - Definição
Sistemas de Suporte a Decisão Business Intelligence - Definição Construção de relatórios com distribuição periódica e automática; Análises multidimensionais ou OLAP “volume de vendas” x diversas dimensões como clientes, produtos, região, e representantes, canal de vendas, etc..; Indicadores de Performance – Balance Scored Card (Estratégia); Criação de painéis de controle com os principais indicadores de performance (Dashboards); Alertas por , relatórios, mensagens de celular e outros, quando algum determinado indicador de performance, atinge um nível critico, definido pelos próprios executivos;

46 Conclusões : Onde as Organizações estão inseridas
Conhecimento Humano Volume de Dados Desde anos 70 até hoje -> corresponde a 5000 anos anteriores O ambiente de tecnologia de informação está repleto de oportunidades e desafios Ambiente Competitivo; Deter a Informação e saber utilizá-la (Eficiencia e Competitividade); Informação -> Estratégia Negócio Respostas Rápidas e eficientes as mudanças Flexivel, Adaptar-se Organização Inteligente : Exploração da Informaçãp

47 DÚVIDAS ???????? PERGUNTAS ?????

48 Contato : Andre Luiz de Fendi
MUITO OBRIGADO Contato : Andre Luiz de Fendi


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