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Competências em Técnicas de Apresentação
Miguel Vicente Microsoft Student Partners Program Manager Microsoft Portugal
2
Miguel Vicente
4
Microsoft Student Partners
6
?
8
Porquê realizar esta sessão?
10
falhas nos planos curriculares
11
demasiado foco na formação técnica
12
questão
13
formamos profissionais
14
Pessoas
15
ou
17
mercados emergentes
18
ou SUBCONTRATA A PRODUÇÃO
19
ou SUBCONTRATA A PRODUÇÃO
20
falhas nos planos curriculares
21
falhas nos planos curriculares
22
novas necessidades nos planos curriculares
23
soft-skills
24
Competências sociais
25
Inteligência Emocional
26
Criatividade
27
objectivo?
29
->
30
->
31
->
32
3 áreas de desenvolvimento
fundamentais
33
Desenvolvimento Pessoal
34
Desenvolvimento Social
Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Social
35
Desenvolvimento Profissional
Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Social Desenvolvimento Profissional
36
( dêem feedback )
38
( v-mivice@microsoft.com )
39
agora ao que interessa
41
Competências
42
Competências em
43
Competências em Técnicas
44
Competências em Técnicas de Apresentação
45
porque são importantes?
46
actualmente
47
definem o sucesso
48
( ou não )
49
de produtos
50
serviços
51
carreiras
53
+
55
como conseguir uma apresentação de sucesso?
57
segredo
58
=
59
preparação
60
2 momentos-chave
61
Antes da apresentação
62
Antes da apresentação Tomar a palavra no início
63
Antes da apresentação
64
abordagem habitual
66
preparar PowerPoints
67
e...
70
pensamentos mais comuns
71
“podia ter sido melhor”
72
“ficou algo por dizer, mas não sei o quê”
73
“*#$”#$*!!”
74
conceito-chave: preparação
75
como preparar?
76
por onde começar?
77
resposta
78
O seu propósito
79
a sua intenção
80
que tipos de intenção?
81
três intenções possíveis
82
a) Informar
83
explicar algo
84
relatar factos
85
a) Informar b) Persuadir
86
definir um acordo
87
alterar uma atitude
88
mostrar as vantagens
89
a) Informar b) Persuadir c) Inspirar
90
provocar emoções
91
fazer com que a assistência queira realizar uma acção
92
portanto
93
Qual é a vossa intenção?
94
a) Informar b) Persuadir c) Inspirar * explicar algo * relatar factos
* definir um acordo * alterar uma atitude * mostrar as vantagens c) Inspirar * provocar emoções * fazer com que a assistência queira realizar uma acção
95
Que objectivos se pretendem atingir?
96
( objectivos? )
97
( objectivos = intenção ?)
98
objectivos são mensuráveis
99
devem ser:
100
a. Relativos aos resultados
101
a. Relativos aos resultados
b. Centrados na audiência
102
a. Relativos aos resultados
b. Centrados na audiência c. Medíveis / Concretos
103
a. Relativos aos resultados
b. Centrados na audiência c. Medíveis / Concretos d. Claros / específicos
104
Que objectivos pretendem atingir?
105
( além do óbvio )
107
portanto
108
sabemos o que queremos
109
intenção + objectivos
110
o problema
111
como o fazemos?
113
definir uma estratégia
114
fundamental
115
estudar o adversário
116
estudar o adversário
117
estudar a audiência
118
definir a estratégia em torno desta
119
que pontos adaptar?
120
1. O estilo de apresentação
121
Formal vs Informal
124
Formal vs Informal Directo vs Indirecto
125
Formal vs Informal Directo vs Indirecto Lógico vs Emocional
126
Objectivo vs Subjectivo
Formal vs Informal Directo vs Indirecto Lógico vs Emocional Objectivo vs Subjectivo
127
Objectivo vs Subjectivo
Formal vs Informal Directo vs Indirecto Lógico vs Emocional Objectivo vs Subjectivo Impessoal vs Pessoal
128
Objectivo vs Subjectivo
Formal vs Informal Directo vs Indirecto Lógico vs Emocional Objectivo vs Subjectivo Impessoal vs Pessoal Sério vs Humorístico
129
Que estilo irão adoptar?
130
necessário também
131
2. abordagem
132
Técnica vs Não-Técnica
133
finalmente
135
3. Ensair e medir o tempo
136
( mais 25% perante a assistência )
137
máximo 40 minutos
138
( 40 minutos?! )
139
¼ do tempo para questões
140
10-15% do tempo: introdução
141
e, finalmente
142
10-15% do tempo: conclusão
144
☑
146
( das apresentações )
147
até agora
149
mas
151
estudo -> apresentação
152
( abertura + corpo + fecho )
153
mas o que é na verdade uma apresentação?
154
uma mensagem
155
a vossa mensagem
156
o que se pretende que a audiência leve consigo
160
saibam qual a mensagem que querem passar
161
esta define a apresentação
162
( abertura + corpo + fecho )
163
por onde começar?
164
momento-chave
165
conclusão
166
( fecho da apresentação )
168
(ex: 5 minutos disponíveis )
169
( o que referir? )
170
( a mensagem = conclusão )
171
iniciar a preparação pela conclusão
172
que tipos de conclusão?
173
a) Resumo
174
a) Resumo b) Conclusão
175
a) Resumo b) Conclusão c) Alternativas
176
a) Resumo b) Conclusão c) Alternativas d) Recomendação
177
fecho ->
178
fecho -> abertura
179
porquê?
181
o momento mais importante para o orador
182
que tipos de abertura?
183
a) Humor
184
a) Humor b) Agenda
185
a) Humor b) Agenda c) Interesse
186
fecho -> abertura
187
fecho -> abertura -> corpo
188
a parte menos importante
189
( ?! )
190
( e sim, a mais extensa )
191
porquê?
194
como mitigar a falta de atenção?
195
a) clarificar com exemplos
196
a) clarificar com exemplos
b) questões à audiência
197
a) clarificar com exemplos
b) questões à audiência c) máximo 3 pontos críticos
198
a) clarificar com exemplos
b) questões à audiência c) máximo 3 pontos críticos d) tema central
199
e
200
finalmente
201
materiais de apoio?
203
( notas pessoais / computador / flipchart )
204
notas de exposição
205
como aproveitar?
206
não ler o texto
207
letras grandes + sublinhados
208
escrever num só lado da folha
209
usar como mapa
210
auxiliares visuais
214
desde que sejam
215
simples
216
regra “7 por 7”
217
slide branco no final
218
avanço manual
219
e que se tenha o cuidado de
220
ensaiar
221
não falar para o visual
222
serem relevantes
223
depois de usar->esconde-se
224
explicar imagens
225
voltar a ensaiar outra vez
226
Afinal
227
estou preparado?
228
guião da apresentação
229
1. Qual a razão de eu fazer esta apresentação e que resultados desejo obter?
230
2. Quais as vantagens da apresentação para a assistência?
231
3. Quais os três pontos (no máximo) que eu vou desenvolver?
232
4. O que é que pretendo que a audiência recorde acima de tudo?
233
5. Que perguntas me poderão fazer? Como lhes vou responder?
234
6. Qual vai ser a minha estratégia para lidar com o nervosismo?
235
que perguntas me poderão fazer?
236
estratégia para lidar com o nervosismo?
237
( 2ª parte )
239
preparação: ok
240
estratégia: ok
241
materiais: ok
242
chegamos ao palco
244
medo
245
e...
247
como dominar?
249
?
250
bem...
252
☑
254
segredos:
255
a) preparar-se
256
a) preparar-se b) perspectivar
257
a) preparar-se b) perspectivar c) boa experiência
258
a) preparar-se b) perspectivar c) boa experiência d) visualizar sucesso
260
antes da apresentação
261
relaxamento
262
respiração abdominal
263
fazer viver o corpo
264
primeiros 3 minutos
265
concentrar-se nas outras pessoas
266
procurar uma cara amiga
267
depois
268
seja você próprio
269
como conquistar uma audiência?
272
princípios-chave
273
ter carisma
275
a) expressão viva e clara
276
a) expressão viva e clara
b) contacto visual
278
a) expressão viva e clara
b) contacto visual c) postura, vestuário, gestos
279
a) expressão viva e clara
b) contacto visual c) postura, vestuário, gestos d) entusiasmo
280
para manter a audiência “no contexto”
281
breve síntese no fim de cada tema
282
sublinhar a entrada num novo tema
283
avisar que se vai fazer a conclusão
286
adoptar uma postura
287
informal
288
autoritária
289
colocar questões durante a apresentação
290
e preparar as do final
291
( gerir perguntas? )
293
o que fazer?
295
a) ouvir
296
a) ouvir b) ser breve
297
a) ouvir b) ser breve c) admitir as falhas
298
a) ouvir b) ser breve c) admitir as falhas d) responder para todos
299
a atitude define a reacção da assistência
300
para concluir
302
preparem-se
303
baseiem-se na vossa mensagem
304
sejam INSPIRADORES
305
e
306
“be excellent, just being yourself”
307
(e divirtam-se!)
308
? Miguel Vicente
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