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Eficiência Energética de Veículos Pesados no Brasil

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Apresentação em tema: "Eficiência Energética de Veículos Pesados no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Eficiência Energética de Veículos Pesados no Brasil
Avanços tecnológicos na indústria automotiva brasileira para melhoria da eficiência energética de veículos pesados Brasília 09 de abril de 2013

2 INTRODUÇÃO PONTOS PRINCIPAIS REQUISITOS LEGAIS E DE MERCADO MOTOR
INFRA- ESTRUTURA VEÍCULO REQUISITOS LEGAIS E DE MERCADO

3 INTRODUÇÃO PONTOS PRINCIPAIS REQUISITOS LEGAIS E DE MERCADO PROCONVE
(AMBIENTAL) SEGURANÇA VEICULAR CLIENTE

4 INTRODUÇÃO PONTOS PRINCIPAIS MOTOR Tecnologia
Características de aplicação / combustível VEÍCULO Eficiência do conjunto veicular (equipamentos periféricos) Resistência ao rolamento (pavimento) Aerodinâmica Tipos de veículos: Ônibus e caminhões Aplicações veiculares

5 PROCONVE : Requisito Ambiental REQUISITOS SIMILARES AOS EUROPEUS
MOTOR - EVOLUÇÃO PROCONVE : Requisito Ambiental 87% 81% 86% 95% CO HC NOx MP até P3 (E I) - Motores naturalmente aspirados P4 (E II) - Turbo / Turbo Cooler P5 (E III) - Injeção Eletrônica / Combustão do motor P7 (E V) - Pós-tratamento (SCR / EGR ) + OBD + diesel de baixo S REQUISITOS SIMILARES AOS EUROPEUS Nova etapa na EUROPA em 2014

6 Evolução importante das características do óleo diesel
MOTOR - EVOLUÇÃO POTÊNCIA ( cv ) Evolução importante das características do óleo diesel

7 MOTOR - EVOLUÇÃO PARA ONDE VAMOS ?
TENDÊNCIAS Uso de energia / combustíveis renováveis ou alternativos Biocombustíveis biodiesel / biometano / etanol / diesel de cana / etc. Híbridos; Elétrico; Célula de combustível (Fuel Cell); Gás Natural, etc. Requisitos Ambientais Novas etapas do PROCONVE; Harmonização de regulamentos. PARA ONDE VAMOS ?

8 GANHO EM CAPACIDADE DE CARGA
VEÍCULO - EVOLUÇÃO GANHO EM CAPACIDADE DE CARGA GANHO EM EMISSÕES PBT / PBTC ( t ) GANHO EM CAPACIDADE DE CARGA GANHO EM EMISSÃO

9 FROTA - EVOLUÇÃO 1.700.000 unidades Média = 17,9 anos
IDADE DA FROTA BRASILEIRA DE CAMINHÕES Acima de 20 anos ( ) Até 5 anos ( ) De 6 a 20 anos ( ) unidades Média = 17,9 anos Cerca de caminhões com idade acima de 30 anos 8 – 10 anos Renovação da frota: uma necessidade.

10 Distribuição do Consumo de Energia
VEÍCULO - EVOLUÇÃO Distribuição do Consumo de Energia Arrefecimento Alternador Compressor Ar Bomba Direção Compressor Ar Condicionado OBS: Veículo E5/P7 (28t) – (caminhão trator + carreta) / uso em rodovia Fonte: Reduction and Testing of Greenhouse Gas Emissions from Heavy Duty Vehicles - LOT 2

11 RESISTÊNCIA AERODINÂMICA
VEÍCULO - EVOLUÇÃO RESISTÊNCIA AERODINÂMICA ~ 54% Fator importante para veículos de aplicação rodoviária (> velocidade) Litros/100km –Veículo de 40t a 50km/h TRÁFEGO CONGESTIONADO x CONSUMO (Fonte VDA) 52 28 84

12 RESISTÊNCIA DE ROLAGEM
VEÍCULO - EVOLUÇÃO RESISTÊNCIA DE ROLAGEM ~25% tipos de pavimento; tipo/marca/modelo de pneus; pressão de enchimento dos pneus. 46% condições: regular, ruim ou péssimo PAVIMENTO 2012 QUILOMETRAGEM % ÓTIMO 46.890 49,0 BOM 4.836 5,1 REGULAR 31.944 33,4 RUIM 8.272 8,6 PÉSSIMO 3.765 3,9 TOTAL 95.707 100,0 OBSERVAÇÃO: Extensão total das rodovias ~ 1,6 milhões de quilômetros Pavimentadas: ~13,5% ( km) Não Pavimentadas: ~ 86,5% ( km) Rodovias pesquisadas abrangem toda a malha rodoviária federal pavimenta-da, os principais trechos de rodovias estaduais pavimentadas e concedidas. Fonte: Pesquisa CNT 2012

13 VEÍCULO / INFRAESTRURA
Logística, sistemas, BRT com vistas à eficiência energética TRANSPORTAR pessoas por 1 km: Passageiros (unidades) Veículos Área Ocupada (m2) Combustível (litros) 25 400 8800 120 100 3400 50 175 57 2850 35 270/300 37 2370 26 BRT: Bus Rapid Transit

14 VEÍCULO / INFRAESTRURA FATOR DE CARGA / REALIDADE BRASILEIRA
Fator de carga: comparativamente com outros países, o Brasil aplica no transporte menor potência por tonelada transportada. Composições maiores – bitrem, rodotrem, treminhão, bitrenzão Composições maiores : bitrem, rodotrem, treminhão, bitrenzão.

15 VEÍCULO / INFRAESTRURA
APLICAÇÕES ADEQUADAS

16 CONCLUSÃO CLIENTE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA INFRAESTRUTURA MOTOR VEÍCULO
ESTRADAS COMBUSTÍVEIS AERODINÂMICA EMISSÕES ROLAGEM HÍBRIDOS / ELÉTRICO , etc. FRENAGEM / EQUIP. AUXILIARES, etc. APLICAÇÕES ADEQUADAS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA TREINAMENTO OPERADOR GERENCIAMENTO DE FROTA RENOVAÇÃO DA FROTA CUSTOS CLIENTE


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