A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clonagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clonagem."— Transcrição da apresentação:

1 Clonagem

2 Índice Clonagem: aspectos gerais; Tipos de Clonagem;
Como se obtém um clone; Clonagem Reprodutiva; Clonagem Terapêutica; Questões Éticas.

3 O que é a clonagem? Processo de reprodução artificial, para obtenção de indivíduos geneticamente idênticos entre si e idênticos a um indivíduo que lhes deu origem.

4 ...será só um processo artificial?
O processo de clonagem existe também naturalmente na natureza em organismos que não utilizam reprodução sexuada para originar novos seres. Exemplos: hidras, leveduras, plantas.

5 Serão os gémeos CLONES?!? ... teoricamente clones...
No entanto, apresentam dife-rentes características devido ao: modo como se processa a gestação no útero; ambiente social em que são criados.

6 Cronologia 1903 – Efectuam-se experiências de clonagem com plantas;
                   1903 – Efectuam-se experiências de clonagem com plantas; 1952 – Clonagem de girinos; 1981 – Clonagem de ratos, através de células embrionárias; 1996 – Nascimento da Dolly; 1998 – Nascimento de várias gerações de ratos; Nascimento de várias espécies clonadas, entre outras, suínos, vitelas e bezerros; 2001 – Nascimento do primeiro primata;

7 Actualidades Nasceu ainda uma gata, Sissi, que surpreendeu por ter uma cor diferente do dador. Prova que o clone não é uma cópia. ( folha) Informações novas remetem-nos para a existência de dois clones humanos, originados numa empresa denominada Clonaid. Esta empresa garante que existem mais de 200 mil pessoas interessadas no processo da clonagem. Criação de um Banco de Células Estaminais no Reino Unido, no passado dia 19.

8 Tipos de Clonagem Neste momento discute-se a possibilidade de execução de diferentes tipos de clonagem que tem, consequentemente, diferentes objectivos. São elas: Clonagem Reprodutiva Clonagem Terapêutica

9 Como se obtém um clone? Material
- Microscópio electrónico de alta resolução; - Instrumentos capazes de remover e implantar organelos celulares; - Caixas de petri ; - Meios de cultura de tecidos; - Célula somática da pessoa a ser clonada; - Ovócito.

10 Procedimento A célula somática da pessoa a ser clonada tem de ficar algum tempo num meio de cultura nutritivo para que se possa dividir e crescer. Depois muda-se para outro meio de cultura pobre em nutrientes para que parem de se dividir. Extrai-se o núcleo da célula somática. 4. Anucleia-se um ovócito

11 Introduz-se o núcleo da célula do progenitor no ovócito.
Aplica-se uma descarga eléctrica de modo a que o núcleo transplantado se funda com o ovócito Coloca-se a célula obtida num meio de cultura até que esta se divida e atinja um estádio de mórula. Transfere-se o embrião para o útero para se implantar neste.

12 Clonagem Reprodutiva

13 O que é a clonagem reprodutiva?
A clonagem reprodutiva tem como finalidade a obtenção de um ser idêntico a outro.

14 Como é que se procede? O embrião é obtido através da transplantação de um núcleo diplóide de uma célula somática de um indivíduo para o citoplasma de um ovócito previamente anucleado, permitindo que o zigoto obtido tenha o número de cromossomas normal da sua espécie.

15 1 . Retira-se o núcleo de uma célula somática adulta do dador
2 . Anuclea-se um ovócito. 3 . Transfere-se o núcleo retirado da célula somática adulta do dador para o ovócito anucleado. 4. Estimula-se electricamente a fusão entre o ovócito e o núcleo que para ele foi transplantado. 5. Coloca-se a célula num meio nutritivo para que se divida e quando já se apresenta no estádio de mórula transfere-se para o útero onde se irá implantar

16 Quando é que pela primeira vez se pensou em fazer clonagem reprodutiva?
A possibilidade de se clonar humanos surgiu quando se descobriu que uma célula somática de um mamífero, já diferenciada, poderia ser reprogramada ao estádio inicial e voltar a ser totipotente. Isto foi conseguido através da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária da ovelha que originou a Dolly para um óvulo sem núcleo.

17 -Dolly só nasceu depois de 277 tentativas que fracassaram
-Dolly só nasceu depois de 277 tentativas que fracassaram. Além disso, dentro das 277 células da mãe de Dolly das quais se retirou o núcleo que foi depois inserido num óvulo anucleado 90% não alcançaram nem o estádio de blastocisto.

18 A tentativa posterior de clonar outros mamíferos como, entre outros, porcos e bezerros também tem mostrado uma eficiência muito baixa e uma proporção muito grande de abortos espontâneos e embriões mal formados.

19 Este tipo de clonagem leva-nos a colocar questões como ...

20 Qual a idade do clone quando nascer?
Estas preocupações surgiram ao verificar-se que os telómeros, (as extremidades dos cromossomas que diminuem de tamanho com o envelhecimento celular), estavam encurtados na ovelha Dolly. Mais tarde, descobriu-se que a ovelha tinha artrite, uma doença que só aparece em animais mais velhos, confirmando, portanto, que esta estava realmente com um envelhecimento precoce.

21 Qual a possível explicação para a alta ocorrência de malformações génicas?
Uma das explicações mais aceitáveis no presente para a alta ocorrência de malformações genéticas é a possibilidade de com o uso desta técnica, alguma coisa de errado acontecer com os genes do imprinting.

22 Estes genes expressam-se de uma forma quando herdados do pai e de outra quando herdados da mãe, ficando activos ou inactivos consoante o caso. O animal clonado recebe a sua carga genética de um só indivíduo e alguns desses genes do imprinting parecem expressar-se de forma errada após a clonagem. Presumivelmente, a reprogramação do núcleo da célula somática, que dá suporte ao desenvolvimento do embrião, não ocorre de forma adequada.

23 Seria possível através do DPN identificar fetos mal formados ou portadores de mutações cromossómicas? Segundo os defensores da clonagem humana será possível identificar fetos defeituosos ou com mutações cromossómicas logo no início da gestação e evitar assim o seu nascimento. Sabe-se que existem mais de 7 mil doenças genéticas Como detectar mutações nos mais de 30 mil genes? Além disso, existem centenas de doenças graves que só aparecem após o nascimento.

24 Quais as consequências da clonagem na diversidade da espécie?
Esta técnica apresenta-se de algum modo como um atentado à diversidade da espécie quando executado em grande escala devido a: Inexistência de crossing-over Falta de segregação independente dos cromossomas Falta de polialelismo

25 Quais as diferenças entre ambos os processos?
Será a clonagem reprodutiva um método alternativo à fertilização in vitro? Quais as diferenças entre ambos os processos?

26 O método da clonagem reprodutiva é um método alternativo à fertilização assistida, adoptada por casais inférteis. A grande diferença é que na reprodução assistida utilizam-se células sexuais, o óvulo e o espermatozóide. A fertilização assistida apenas facilita o encontro ente o óvulo e o espermatozóide, quando isso não ocorre naturalmente.

27 Técnica da fertilização in vitro

28 Neste momento, o uso desta técnica é ainda pouco seguro...
O principal aspecto positivo é que as experiências com animais clonados têm ensinado muito do funcionamento celular o que abre portas para novas perspectivas terapêuticas.

29 Clonagem Terapêutica

30 O que é a clonagem terapêutica?
A clonagem terapêutica humana não pretende avançar para além dos primeiros estágios do desenvolvimento embrionário; o seu objectivo é a obtenção de células percursoras pluri-potentes (através das quais podem ser reproduzidas virtualmente em qualquer outro tipo de célula do corpo) que constituem uma fonte de células de substituição para a Engenharia de Tecidos e Terapias de Transplantação.

31 Este tipo de clonagem é importante, porquê?
A clonagem terapêutica permite desenvolver todo o tipo de tecidos ou células especializadas, através de células totipotentes que se encontram no interior da massa interna da estrutura embrionária (blastócisto), tais como: Tecidos musculares; Tecidos sanguíneos; Tecidos ósseos; Tecidos nervosos.

32 Actualmente só se consegue cultivar em laboratório células com as mesmas características do tecido de que foram retiradas. Através da clonagem seriam produzidas células especializadas a partir das células dos próprios pacientes, na qual partilham a mesma informação genética, portanto não seriam reconhecidas como invasoras pelo sistema imunológico.

33 Poderá curar doenças degenerativas que têm origem na produção equívoca de uma ou mais células. Como por exemplo: Leucemia; Doença de Parkinson; Doença de Alzheimer; Diabetes; Cancros; Doenças degenerativas do coração; Imunodeficiências primárias.

34 Vários T. cruzi (células totipotentes) no momento em se aderem a uma fibra muscular cardíaca.

35 Existe outra forma de obtenção destas células totipotentes?
As células totipotentes existem: no cordão umbilical; tecidos dos adultos (mas em menor número).

36 Em que consiste a técnica utilizada na clonagem terapêutica?
1. Transferência do núcleo de uma célula somática de um adulto para um ovócito, a que previamente se extraí o seu núcleo; 2. Esse ovócito transnucleado, recebe estímulos eléctricos, entra em divisão celular e origina um "embrião", este, que será desenvolvido in vitro 3. As células totipotentes multiplicam-se in vitro diferenciando-se de modo a produzirem os vários tecidos do adulto que são então transplantados para o dador do núcleo.

37 Outras técnicas utilizadas na obtenção de células totipotentes
 1.Provenientes da massa interna do blastocisto resultante da fecundação in vitro;    2. Provenientes de células germinativas primordiais da prega gonadal;   3. Provenientes da massa interna do blastocisto resultante da transferência do núcleo de uma célula somática para um ovócito anucleado.

38 Desvantagens do uso desta técnica
Destruição de centenas de embriões para que um tenha êxito; Existência de malformações e envelhecimento precoce; Técnica demasiado dispendiosa; Surgem questões éticas que levantam controvérsia.

39 Questões éticas? Se existir um clone humano, alguém deverá deter poder sobre este? Quem? A ser legislado o processo da clonagem, quem deverá fazê-lo? Qual o objectivo de fazer clones humanos?

40 Trabalho realizado por:
Sofia, nº7 Andreia, nº 10 Catarina, nº13 Inês, nº18 Marta, nº 19 Tiago, nº26

41 Legislar reprodução medicamente assistida
Consenso Impossível Lei genérica em termos de actividade médica; Consenso Possível


Carregar ppt "Clonagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google