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Estratégias para projeto de EVE

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Apresentação em tema: "Estratégias para projeto de EVE"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias para projeto de EVE
Luiz Antônio Righi

2 Atrito útil?!! Considere um carro de Fórmula 1, que tem tração traseira. - O atrito nas rodas de tração é um atrito útil. O atrito nas rodas de rolagem (dianteiras) é um atrito inútil. Logo, pode-se eliminar as rodas dianteiras?

3 Equacionamento do atrito
Fa1 Fa2 v(m/s) P1 P2 Observação: procurar distribuir o torque proporcionalmente ao peso em cada roda, que é uma tarefa difícil, pois ele é variável em cada instante (aclives, curvas, acelerações ....)

4 Tração dianteira ou traseira?
Torque T gerado pelo motor, se transfere para o chassi e a roda de tração (ou o solo) No chassi, ele significa um peso P que tende levantar a dianteira e baixar a traseira. Logo, aumenta o peso na traseira, quando se liga o motor, independentemente de qual seja a roda de tração. v(m/s) T P

5 Direção dianteira x traseira
A direção dianteira é estável, pois as rodas traseiras tendem a se alinhar suavemente A direção traseira é um equilíbrio instável, e as rodas nunca ficam alinhadas. O movimento horário é direção dianteira e o anti-horário é direção traseira. Na teria que alinhar instantaneamente.

6 Sobre as rodas Preferencialmente sem raios (lisas), sem eixo (Hubless), extremamente centradas, com rolamentos cerâmicos, etc. Tração na parte superior, pois uma roda é uma superposição de dois movimentos: Translação Rotação E o eixo real da roda não é o eixo central, mas está situado no ponto de contato com o solo!! Nossa sugestão para um EVE é uma roda feita engrenagem de corrente de bicicleta ou de comando de válvulas de motocicleta! Ela é muito simples e eficiente! Ela tem um desgaste acentuado, exigindo maiores pesquisas para aplicá-la a um veículo de uso diário.

7 Alternativa para um protótipo eficiente
Veículo com três rodas Duas rodas perfeitamente paralelas Direção dianteira Tração nas duas rodas traseiras Utilizar duas catracas como diferencial simples Problema: espaço e visibilidade C

8 Opções para um veículo eficiente
( ) Assimetria = Sidecar ( ) Direção traseira = capinadeira ( ) .... Roda de Bicicleta, de Marcel Duchamp ( ) Convencional

9 Nossas experiências EESM02 (2008), EESM01 (2007)
com painel fotovoltaico EESM01 (2007)

10 Seguindo a Lei de Lavoisier .... TW4XP
Híbrido: energias elétrica e humana, Dois lugares e dimensões de um automóvel Com suspensão e sinalização (regularizável) Autonomia: 500 km e velocidade acima de 100 km/h.

11 Bom trabalho e boa sorte!


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