A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mudanças Vitais para a Segurança da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mudanças Vitais para a Segurança da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Mudanças Vitais para a Segurança da Informação
Adler Hoff Schmidt Cleber Foletto Pedrozo Cristiano Albiero Berni

2 Senhas Força de uma senha? Conhecimento mútuo de senha Senhas velhas
Senhas similares Senhas e múltiplos servidores Senha e responsabilidade pessoal

3 Hierarquia de Acesso às Máquinas com Dados
Responsabilização caso algo aconteça de errado Senso de hierarquia de acesso, recorrente ao primeiro item

4 Centralização dos Dados
Servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Exemplo de serviços: arquivos e correio eletrônico. Computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor.

5 Centralização dos Dados
Vantagens: Segurança dos dados, controlando o acesso por usuário (cada usuário tem sua área de trabalho); Garantia da integridade dos dados utilizando rotina de backup num único servidor; Limitação por usuário dos dados que serão acessados.

6 Proteções da Máquina Central
Firewall aplica uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. Consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados. Qual Firewall usar?

7 Proteções da Máquina Central
Antivírus são softwares projetados para detectar e eliminar vírus de computador. Vírus de computador é um programa malicioso que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores. A maioria das contaminações ocorrem pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um . A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos.

8 Sistema de Autenticação
Autenticação é o ato de estabelecer ou confirmar algo (ou alguém) como autêntico, isto é, reivindica a autoria ou a veracidade de alguma coisa. Controle de acesso: um sistema computacional, cujo acesso é permitido apenas a usuários autorizados, deve detectar e excluir os usuários não autorizados. o acesso é controlado por um procedimento que estabelece a identidade do usuário com algum grau de confiança (autenticação), e só então concede determinados privilégios (autorização).

9 Armazenamento dos Dados
Utilização de um Banco de Dados Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Exemplos de banco de dados: Microsoft Access, dBASE MySQL, PostgreSQL, Firebird, Microsoft SQL Server e Oracle.

10 Conclusão Perguntas? Questionário!


Carregar ppt "Mudanças Vitais para a Segurança da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google