A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIC 10º ano de escolaridade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIC 10º ano de escolaridade"— Transcrição da apresentação:

1 TIC 10º ano de escolaridade
Grupo de Trabalho António Arroio / Centro de Competência CRIE

2 Propósitos do Grupo Pressupostos Princípios
TIC como disciplina no 9º e 10º ano Programa de TIC homologado, mas com abertura para ser repensado Iniciativas da escola para implementação da disciplina TIC Princípios Perspectiva crítica sobre as TIC10 Dinamização e problematização do trabalho na implementação das TIC como disciplina visão dinâmica do currículo de TIC10 Responsabilização dos participantes

3 Questões (ver plataforma)
Momento de reflexão Questões (ver plataforma)

4 A disciplina TIC – aspectos gerais
Promover a utilização generalizada, autónoma e reflectida das TIC Promover as capacidades e aptidões para pesquisar, gerir, tratar, gerar e difundir informação Disciplina essencialmente prática e experimental orientada para a formação de utilizadores competentes O ensino das TIC deve ser feito em articulação e interacção com as demais disciplinas Diagnóstico inicial dos conhecimentos dos alunos… … para adaptação dos ritmos e desenvolvimento posterior Actualização frequente do hardware e software Software mais adequado e a versão mais recente em Português (p.3-4)

5 A disciplina TIC – aspectos gerais
Unidades essenciais e unidades alternativas 9º ano: 1 bloco de 90’ 10º ano: 2 blocos de 90’ (p.3-4)

6 A disciplina TIC – finalidades
aprendizagem ao longo da vida autonomia, criatividade, responsabilidade e capacidade de trabalho em equipa interesse e capacidade de pesquisa, tratamento, produção e comunicação de informação desenvolvimento de competências no uso das TIC análise crítica da função e poder das TIC capacidade de uso adequado das TIC práticas inerentes às normas de segurança da informação práticas relacionadas com a ergonomia e saúde escolar (p.5)

7 A disciplina TIC – metodologias
Carácter predominantemente prático e experimental Privilegiar a participação dos alunos em projectos, na resolução de problemas e de exercícios de simulação de outros domínios Realização de projectos (de investigação colaborativa na turma, entre turmas, entre escolas e entre países) que permitam encarar as TIC não como um fim mas como uma ferramenta poderosa para comunicação, tratamento d dados e resolução de problemas Articulação eficaz com o conselho de turma Uso da metodologia de trabalho de projecto Apresentação de conceitos (c/ data-show) Iniciação à utilização de aplicações (1ª fase por execução de tarefas, 2ª fase por descoberta) Consolidação da utilização de aplicações (metodologia de resolução de problemas) Aprofundamento da utilização de aplicações (metodologia de trabalho de projecto)

8 A disciplina TIC – metodologias (cont.)
Privilegiar as aulas práticas com uso do computador Estimular o trabalho de grupo Propor actividades de pesquisa Trabalhos práticos ao serviço da comunidade Actividades de investigação tecnológica Procura. Manuseamento e uso de outro software do mesmo tipo do tratado nas aulas (p.6-8)

9 TIC disciplina – Competências essenciais – 10ºano
Realizar projectos interdisciplinares utilizando a metodologia de trabalho de projecto Utilizar a folha de cálculo nos mais variados contextos Utilizar as potencialidades das bases de dados relacionais nas suas múltiplas funções Criar e publicar páginas web usando editores e programas de animação gráfica Criar e manter um web site pessoal Instalar e configurar as aplicações informáticas mais comuns Cooperar em grupo na realização de tarefas e na pesquisa de soluções para situações problema. (p.9-10)

10 TIC disciplina – unidades essenciais – 10ºano
4. Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto - conceitos básicos - preparação e planeamento de projectos 5. Folha de Cálculo - criação de uma FC - elaboração de uma FC - geração de gráficos e listas 6. Introdução aos sistemas de gestão de BD - introdução às BD - SGBD - programa de gestão de BD - criação e gestão de BD (p..12)

11 TIC disciplina – unidades essenciais – 10ºano (cont.)
7. Criação de páginas Web - Conceitos básicos - técnicas: opção 1: FrontPage opção 2: Flash opção 3: dreamweaver - Publicação 8. Trabalho de Projecto - concretização, apresentação e discussão do(s) trabalho(s) de projecto (p.12)

12 TIC disciplina – unidades alternativas – 10ºano
SO Linux Aquisição e tratamento de imagem estática (mapa de Bits) Aquisição e tratamento de imagem vectorial (p.12)

13 TIC disciplina – Recursos
Laboratório de Informática com hardware ajustado às exigências do software ais recente Máximo de 2 alunos por computador Meios de projecção (p.13)

14 TIC disciplina – avaliação
Articulada com o carácter eminentemente prático da disciplina Privilegiar o carácter formativo e orientador da aprendizagem Avaliação diagnóstica no início do ano lectivo para identificação de grupos diferenciados Fundamentalmente contínua Momentos de avaliação sumativa; provas de carácter prático ou teórico-prático Concepção, implementação e apresentação de projectos interdisciplinares Privilegiar a observação directa do trabalho desenvolvido pelos alunos Desempenho Evolução Interesse e participação Capacidade \de exploração, investigação e mobilização de saberes Qualidade do trabalho, gestão, organização, auto-avaliação (p.13)

15 Planeando o trabalho Uso da plataforma O quê? Como? ...

16 TIC disciplina – Competências essenciais – 9ºano
Rentabilizar as TIC na construção do conhecimento Mobilizar conhecimentos técnicos para decidir sobre aquisição e remodelação de material informático Utilizar as funções básicas do SO Evidenciar proficiência no uso e configuração de SO de ambiente gráfico Configurar e personalizar o ambiente de trabalho Utilizar as potencialidades de pesquisa, comunicação e investigação cooperativa da internet, e instant messaging Utilizar os procedimentos de pesquisa racional e metódica na internet Utilizar um processador de texto e uma aplicativo de apresentações Cooperar em grupo na realização das tarefas Aplicar as competências em TIC em contextos diversos (p.9)

17 TIC disciplina – unidades essenciais – 9ºano
1.1 Conceitos introdutórios (base, áreas de aplicação, estrutura básica do computador, noções básicas de funcionamento) 1.2 SO em ambiente gráfico (ambiente gráfico, configurações, acessórios) 1.3 Internet (navegação usando um browser, uso do ) 2. Processamento de texto - conceitos básicos - criação de documentos - edução e formatação de documentos - funções avançadas 3. Criação de apresentações - criação de apresentações - apresentação de diapositivos (p.11)

18 TIC disciplina – unidades alternativas – 9ºano
Sistema operativo Linux Folha de cálculo Criação de páginas Web – 1) FrontPage, 2) Flash, 3) Web Dreamweaver (p.11)


Carregar ppt "TIC 10º ano de escolaridade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google