A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa realizada por:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa realizada por:"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa realizada por:
Os Jovens e a Internet AS ARTES DO OFICIO: SER INVESTIGADOR EM CIÊNCIAS SOCIAIS Estágio Científico de Verão para Jovens 2008 Pesquisa realizada por: Alicia Lopes Ana Filipa Luz Fátima Campos Monitora: Ana Delicado

2 Questões de Partida: Para que usam os jovens a Internet?
Quais os efeitos da Internet nos jovens?

3 Definição de conceitos:
Jovens – Indivíduos dos 12 aos 25 anos; Internet – “É, simplesmente, uma rede de redes de computadores interligados por uma linguagem informática comum que permite comunicar, em tempo real ou diferido, a partir de qualquer ponto do planeta para qualquer outro…”. Fonte: CARDOSO, Gustavo, et al (2005), “A Sociedade em Rede em Portugal”, pp. 20, Porto, Campo de Letras – Editores S.A.

4 Metodologia Pesquisa Bibliográfica;
Entrevistas a representantes de instituições que promovem o uso da Internet pelos jovens; Inquérito por questionário a jovens.

5 Entrevistas Rodrigo Monteiro Baptista, Gestor dos Programas Prospecção e Negócios e Comunicação e Imagem - FDTI (Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação); Vera Menino, Coordenadora do Departamento Educativo e Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

6 Formação e certificação em TIC;
A Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) instituída em 1991, pelo Instituto Português da Juventude e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional tem como missão a formação e qualificação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Actividades: Formação e certificação em TIC; “Ponto Ja” (local de acesso à internet); Manuais de TIC. Fonte:

7 Principais Objectivos da FDTI
Combater a infoexclusão; Divulgação das TIC através das formações que oferecem. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

8 Participantes nas actividades da FDTI
Participam anualmente formandos, num total de utilizadores; Os utilizadores são principalmente mulheres na faixa etária dos 25 anos. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

9 Diferenças entre a Oferta de Serviços
“Não existem diferenças na oferta de um curso, por exemplo, de iniciação às TIC no Norte ou no Sul, existe sim diferenças no acesso doméstico”. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

10 Diferenças entre a Procura dos Serviços
No sul a procura direcciona-se para a utilização mais prática da Internet; No Norte a procura direcciona-se mais para uma temática de interesses locais. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

11 Fonte: Entrevista a Vera Menino, Cib@rcafé
O é um espaço integrado no Pavilhão do Conhecimento. Foi criado em Julho de 1999, data da criação do Pavilhão, por iniciativa do então ministro da Ciência e Tecnologia Mariano Gago. Actividades: Acesso à internet; Formação; Mediateca. Fonte: Entrevista a Vera Menino,

12 Objectivos da Criação do Cib@rCafé
Divulgar a Internet; Difundir o seu uso; Mostrar o seu poder como ferramenta de trabalho. Fonte: Entrevista a Vera Menino,

13 Utilizadores do Cib@rCafé
Cerca de 100 utilizadores por dia; Frequentam este espaço maioritariamente pessoas do sexo masculino; Desde adolescentes até aos 30 anos; Deslocam-se propositadamente a este local. Fonte: Entrevista a Vera Menino,

14 Formação na Área da Internet para os Jovens
Prevenir contra os riscos da Internet; Saber criar e gerir a identidade digital. “Não podemos ver a Internet como um bicho papão”. Rodrigo Baptista, FDTI “Não é nenhum bicho de sete cabeças mas é preciso ter cuidado”. Vera Menino,

15 A Importância dos jovens obterem informação e formação na Área das TIC
“As TIC (…) são tão importantes porque estão em todo o lado no nosso dia-a-dia (…) se não soubermos lidar com as TIC temos a vida dificultada…”. Rodrigo Baptista, FDTI “O mundo inteiro cabe na cabeça de um alfinete. (…) A comunicação passou a ser instantânea e isso é que é fundamental na Internet. Deixou de haver distância.” Vera Menino,

16 Inquérito por Questionário
Inquérito de Rua; Inquérito Online; Setembro de 2008; Jovens entre os 12 e os 25 anos; Amostra = 68.

17 Todos os inquiridos já utilizaram a Internet;
Praticamente todos os inquiridos costumam utilizar a Internet frequentemente; 56 dos 68 inquiridos utilizam a Internet todos ou quase todos os dias; Em média os inquiridos passam 15 horas por semana a utilizar a Internet.

18 Frequência do uso da Internet por Género (Média)
Média: Entre 1 (Raramente) e 4 (Todos os dias ou quase)

19 Locais de Acesso à Internet (N.º)

20 Contactos Através de Mensagens Instantâneas, por Género (Média)
Média: Entre 1 (Nunca) e 4 (Todos os dias ou quase)

21 Usos da Internet por Género (N.º)

22 Usos da Internet por Idade (N.º)

23 Opiniões sobre os Efeitos da Internet, por Género (Média)
Média: Entre 1 (Não concordo nada) e 6 (Concordo totalmente).

24 Rodrigo Baptista, Representante da FDTI;
AGRADECIMENTOS Rodrigo Baptista, Representante da FDTI; Vera Menino, Coordenadora do Departamento Educativo do do Pavilhão do Conhecimento; Ana Delicado, Monitora.


Carregar ppt "Pesquisa realizada por:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google