A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

17/5/2010 Sumário - Responsabilidade Ecológica: os direitos da natureza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "17/5/2010 Sumário - Responsabilidade Ecológica: os direitos da natureza."— Transcrição da apresentação:

1 17/5/2010 Sumário - Responsabilidade Ecológica: os direitos da natureza.

2 Porque falar de responsabilidade ecológica?

3 A acção humana no planeta terra tem vindo a destruir o equilíbrio ecológico natural. (Exemplos: poluição, esgotamento dos recursos naturais, desflorestação)

4

5

6 Paisagens como esta poderão deixar de existir…

7 Consciência ecológica
Capacidade de agir em sintonia com a prevenção dos excessos e assegurar a continuidade da vida e dos recursos naturais. Assim, o Homem deveria:  a) Sacrificar alguns interesses imediatos para salvaguardar o bem comum.  b) Diminuir o egoísmo individual e indiferente ao que o rodeia.  c) Estimular o respeito e a responsabilidade pela Natureza.  d) Promover novas atitudes e comportamentos perante a crise ecológica.

8 Mas por que se deve preservar o meio ambiente?
Concepção antropológica da preservação da natureza Ainda que muitas vezes não tenha consciência disso, o Homem depende do equilíbrio natural para que possa sobreviver; neste sentido, para que a vida humana tenha continuidade no planeta terra, torna-se necessário tomar conta deste último de forma a não destruí-lo.

9 Mas por que se deve preservar o meio ambiente?
Argumento das gerações futuras: “Não ponhas em perigo as condições de uma perpetuação indefinida da humanidade na Terra.” Hans Jonas

10 Mas por que se deve preservar o meio ambiente?
Concepção do valor intrínseco da natureza Valor intrínseco vs Valor instrumental Natureza – valor intrínseco ou valor instrumental? Direito autónomo da natureza (Hans Jonas) Há um dever prioritário (proteger e salvaguardar a bioesfera) e uma consequência que do seu cumprimento pode decorrer (salvaguardar as gerações futuras)


Carregar ppt "17/5/2010 Sumário - Responsabilidade Ecológica: os direitos da natureza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google