A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jeferson C. de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jeferson C. de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jeferson C. de Souza
Brasil: localização; Relação a América e com o mundo; Zonas climáticas e fuso horário. Prof. Jeferson C. de Souza

2 Digamos que você realizou um contato com um ser extraterrestre, ele aprendeu a ler em português, agora, escreva o seu endereço para que ele lhe encontre na Terra???

3 Que País É Esse Nas favelas, no senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a constituição Mas todos acreditam no futuro da nação Que país é esse? Que país é esse? Legião Urbana Composição: Renato Russo

4 Localização do Brasil no mundo!
Hemisfério Oeste ou ocidental; 93 % Hemisfério Sul (Meridional ou Austral) e 7% no Norte (Setentrional ou Boreal)

5 DESAFIO!!! O Brasil localiza-se a ... 2. O Brasil tem a nordeste ...
Oeste da Ásia. Nordeste da África. Norte da Antártida. 2. O Brasil tem a nordeste ... México. Antártica. O deserto do Saara na África.

6 Dados gerais!!! (observe a mapa mundi p. 4)
É o quinto maior do mundo, quais são os outros? É o maior país da América do Sul, ocupando 47,7% . É o terceiro maior da América, quais são os outros? localiza-se numa posição centro oriental da América do Sul. A atual área territorial brasileira de ,5 km² corresponde a: 1,6% da superfície total da Terra. O território brasileiro representa 6% das terras emersas do globo; O Brasil e cortado ao norte pela linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio. Quais estados possuem Terras ao Norte? Possui 93% do seu território no hemisfério sul 92% na zona tropical. Os limites territoriais do Brasil totalizam km, dos quais km são de litoral com o Ocea­no Atlântico e km de fronteiras com os países da América do Sul, com exceto com Chile e do Equador

7 Ponto extremos! Leste: Oeste: Sul: Norte:
ponta dos Seixas (PB) 34° 45’ Oeste: Serra da Contamana (AC)- 73° 59’ Sul: Arroio Chui (RS) 33° 45’. Norte: Monte do Cabuaraí (RR) 5°16’ É UM PAÍS EQUIDISTANTE! QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DISTO?

8 DEVIDO A EXTENSÃO LONGITUDINAL NA DIREÇÃO NORTE/SUL...
A incidência do Sol sobre a superfície possibilita uma variedade de vegetações e de climas Exemplo: Nordeste- inverno!!! Sul- inverno!!! Desafio!!! Em Porto Alegre, você pisará na cabeça da sua sombra, estando em pé, ou não? Por quê?

9 A dimensão longitudinal do Brasil
A dimensão longitudinal do Brasil! (Norte sul) Os raios solares atingem a superfície com diferente inclinação ao longo da Translação Equador (0°). Dois períodos de equinócio Trópicos Um período de solstício Trópico de Câncer (23° 27 N). Trópico de Capricórnio (23° 27 S). Zona Temperada: Ao sul ou ao norte dos trópicos; “Quase” perpendicular durante o solstício (verão) Círculo Polar Limite onde ocorre o grande dia e a grande noite polar. No solstício acontece o grande dia, No solstício no hemisfério contrário acontece a grande noite.

10 O Brasil e as Zonas Térmicas!!! O Brasil é um país tropical, ou não?
Zona tropical: áreas com grande fotometria recebem luz solar de forma praticamente vertical conhecida como zona tórrida do planeta. Zonas temperadas: incidem de forma relativamente inclinada temperaturas são mais amenas. Zonas Polares: os raios solares atingem de maneira bastante inclinada; as temperaturas são as mais baixas da Terra.

11 A dimensão latitudinal (leste – oeste) interfere na incidência solar ao longo do dia
Meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: o ocidental (oeste) e o oriental (leste) O Sol aparece pela manhã sempre no leste A cada hora amanhece 15° mais a oeste; 2 1 Desafio!!! Sabendo que o ponto extremo leste [1- ponta dos Seixas (PB) 34° 45’] e o ponto Oeste [2- Serra da Contamana (AC)- 73° 59’]. 1. Onde o Sol aparece primeiro? 2. Quanto tempo depois o sol aparece no outro ponto?

12 Consequência da dimensão latitudinal. A hora no Brasil!!!
Desafio!!! As eleições no Brasil encerram as 17 horas pelo horário de Brasília, por que a contagem dos votos só iniciam as 18h?

13 Valeu!!! Um abraço!!!


Carregar ppt "Prof. Jeferson C. de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google