A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Haletos orgânicos Nomes: Carlos Eduardo, Thiago F., Nathalia F. e Lucas. Turma: 202. Professor: Arlindo. Disciplina: Química.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Haletos orgânicos Nomes: Carlos Eduardo, Thiago F., Nathalia F. e Lucas. Turma: 202. Professor: Arlindo. Disciplina: Química."— Transcrição da apresentação:

1 Haletos orgânicos Nomes: Carlos Eduardo, Thiago F., Nathalia F. e Lucas. Turma: 202. Professor: Arlindo. Disciplina: Química.

2 O que são? Haletos orgânicos são compostos orgânicos que em suas moléculas apresentam os seguintes halogêneos: Cl = Cloro Br = Bromo F = Flúor I = Iodo

3 Fórmula Geral: R-X - R = Radical - x = Cl, Br, I ou F

4 Exemplos: Cloro

5 DDT BHC Dicloro-Difenil-Tricloroetano
É o primeiro pesticida moderno, tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos causadores da malária e do tifo. Benzene Hexachloride BHC É um produto que combate pragas na lavoura e ao entrar em contato com a pele tem efeito cumulativo, causando danos irreverssíveis ao sistema nervoso central.

6 Nomenclatura: Nomenclatura dos Haletos: Nome do Halogêneo + Nome do HC
Se tiver + de 1 halogêneo, é por ordem alfabética.

7 2 – Cloro – 2 –Metil -Butano Dicloro – Diflúor - Metano
Exemplos: 1 2 3 4 2 – Cloro – 2 –Metil -Butano Dicloro – Diflúor - Metano

8 AGROTÓXICOS: Os Haletos orgânicos estão presentes nos agrotóxicos.
Agrotóxicos são geralmente utilizados nas lavouras, na pecuária e até mesmo em ambiente doméstico. Ex: inseticidas. Podem ser solventes, como por exemplo tintas e produtos de limpeza.

9 Muitos agrotóxicos são tóxicos para os seres humanos e podem também prejudicar o meio ambiente.
PERIGO!!!

10 Exemplos de agrotóxicos:
O haleto mais importante usado como solvente é o CCl4, tetracloreto de carbono, muito tóxico. O BHC de fórmula molecular C6H6Cl6 é usado como inseticida O clorofórmio CCl3 foi muito usado como anestésico desde 1847, na Inglaterra. Hoje, já não é usado para esta finalidade porque é muito tóxico.

11 você conhece a fórmula 2,4-diclorofenol?
Esse é o famoso agente laranja... Foi utilizado durante a guerra do Vietna, acionado por aviões com o objetivo de secar as folhas das árvores e revelar a localização dos inimigos.

12 Toda a embalagem de agrotóxico possue uma tarja colorida com números romanos para indicar o seguinte: I – Tarja vermelha: extremamente tóxico. II – Tarja laranja: altamente tóxico. III – Tarja azul: medianamente tóxico. IV – Tarja verde: pouco tóxico.

13 O agente laranja ganhou esse nome por causa da embalagem que tinha uma faixa laranja em volta. Contém dioxina, substância cancerígena, uma das mais perigosas. A exposição da população ao produto causou muitos problemas, como: câncer de pele, pulmão, além de incapacidade mental, deformidades no organismo e abortos. Hoje, pelo menos 3 milhões de pessoas possuem alguma deformidade ou doença. Dioxina

14 A SEGUIR, VEREMOS IMAGENS DE PESSOAS COM PROBLEMAS DEVIDO AOS AGROTÓXICOS...

15 FICA A SEU CRITÉRIO OLHAR OU NÃO OS PRÓXIMOS SLIDES...

16

17

18

19

20

21 Infelizmente, muitos estragos são causados pelos agrotóxicos.
Mas, vendo por outro lado... Os Haletos podem salvar vidas: Os haletos são substâncias que podem até mesmo substituir o sangue (uma delas é o perfluorodecalina), e por isso, nos Estados Unidos elas tem sido administradas de maneira que os seguidores da religião Testemunhas de Jeová não morram por falta de sangue, quando necessitarem de transfusões, uma vez que esta religião não permite a transfusão de sangue.

22 Percebemos assim que os Haletos orgânicos apresentam um importante papel dentro da química orgânica e aprendemos que eles desempenham muitas coisas dentro de nosso dia a dia... Tenha sempre cuidado ao mexer com produtos tóxicos.

23 Referências: www.quimica10.com.br http://mundoeducacao.uol.com.br/
ulasPub_1.pdf


Carregar ppt "Haletos orgânicos Nomes: Carlos Eduardo, Thiago F., Nathalia F. e Lucas. Turma: 202. Professor: Arlindo. Disciplina: Química."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google