A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é um Resumo Expandido?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é um Resumo Expandido?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é um Resumo Expandido?

2 1. O que é pesquisa científica?
Conjunto de atividades que tem como finalidade descobrir novos conhecimentos. Ela é tida como científica se utilizar o método científico, se voltar para a realidade empírica e seus resultados forem comunicados. (Leão, 2006, p.29)

3 1. O que é pesquisa científica?
É um processo reflexivo, sistemático, controlado e crítico que leva a descobrir novos fatos e a perceber as relações estabelecidas entre as leis que regem o aparecimento ou a ausência dos mesmos. Se inicia com a colocação de um problema que pode ser enunciado na forma de pergunta. Este problema exige uma resposta que é colocada em forma de uma proposição que deve ser testável, é a hipótese. (Leão, 2006, p.29-30)

4 2. Pesquisa quanto à forma
Exploratória: visa proporcionar maiores informações sobre um assunto, familiarizar-se com o fenômeno ou conseguir nova compreensão. Conduzem a hipóteses, mas não as verificam nem demonstram; Descritiva: sem interferência do pesquisador, descrevem os fatos e fenômenos procurando classificá-los, analisá-los e interpretá-los (ex: levantamentos). Algumas pesquisas descritivas vão mais além da identificação de relações entre variáveis, pretendendo identificar também a natureza dessa relação, aproximando-se mais das explicativas; Explicativas: buscam o porquê das coisas. Busca as relações de causalidade entre variáveis. (Leão, 2006, p.32-36)

5 3. O que é um problema? Tudo aquilo para o qual não se tem resposta ou solução... toda investigação científica começa com um problema; Um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser tidas como testáveis. (Leão, 2006, p.37-38)

6 3. Exemplos de problemas O consumo de orgânicos aumenta a cada dia. Mas que fatores inibem a oferta de produtos orgânicos industrializados? L Existem vários significados para o termo empreendedor. Qual o significado do termo empreendedor para os empreendedores? L A vassoura-de-bruxa é a maior inimiga dos cacaueiros. Como controlar essa praga eficientemente e a custos reduzidos? L A irrigação por gotejamento na uva do São Francisco é melhor que a chuva natural. Por que motivos? C Sabe-se que no início do mês as vendas são maiores nos supermercados, mas percebeu-se que elas aumentam também próximo da hora do almoço e do jantar. Por quê isso acontece? F

7 3. Como se manifestam os problemas
Lacuna de conhecimento: ex. a), b) e c); Resultados contraditórios: ex. d); Fato inexplicado: ex. e).

8 3. Como definir um problema?
Inicialmente se define um tema de pesquisa, o que não constitui um problema, pois o tema é mais amplo; O problema esclarece uma dificuldade específica com a qual nos defrontamos e que, através da pesquisa, pretendemos elucidar; Ao formular perguntas sobre o tema provoca-se a problematização.

9 3. Como definir um problema?
Passos para definição de um problema: ser formulado como pergunta; ser empírico; ser suscetível de solução; ser delimitável a uma dimensão viável.

10 4. O que é uma hipótese? São supostas respostas para o problema levantado; É uma suposição que antecede a constatação dos fatos e tem como característica uma formulação provisória que deve ser testada para determinar sua validade; Afirmação testável, de uma relação potencial, entre duas ou mais variáveis. (Leão, 2006, p.45-48)

11

12

13

14

15

16


Carregar ppt "O que é um Resumo Expandido?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google