A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCIPAIS VISÕES SOBRE A ORIGEM HUMANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCIPAIS VISÕES SOBRE A ORIGEM HUMANA"— Transcrição da apresentação:

1 PRINCIPAIS VISÕES SOBRE A ORIGEM HUMANA
O Homem – Principais visões sobre a origem humana: o evolucionismo e o debate das determinações biológicas versus processo cultural. O conceito de cultura através da história

2 O que é o homem? Existem diversas definições do que seja o Homem. Estudaremos algumas delas, de modo breve e resumido.

3 CRIACIONISMO A visão criacionista é a primeira forma de compreensão acerca da origem do homem e de seu papel histórico dentro de um determinismo universal.

4 Dentro da visão criacionista, o homem seria criação de deuses, como os deuses gregos, egípcios, etc., ou são criação de um único Deus, como no caso do Judaísmo e Cristianismo.

5 A definição criacionista sempre apresenta o homem em sua constituição física e psicológica atual, pronto, que faz parte de algum plano maior traçado pelos deuses rumo a um destino específico.

6 O EVOLUCIONISMO

7 1- o conceito da criação do homem como um projeto planejado,
As teorias evolucionistas diferem das criacionistas por discordarem de alguns pontos cruciais, como: 1- o conceito da criação do homem como um projeto planejado, 2- o homem se originar como um ser acabado e pronto, e também 3- por possuir um destino específico traçado por forças metafísicas.

8 No evolucionismo, o homem teve uma origem muito mais rudimentar do que o modo refinado em que se encontra hoje, tendo, por força das experiências e de várias circunstâncias atenuantes, se desenvolvido, evoluído e avançado rumo ao ponto atual, sem que haja ainda um limite específico para sua evolução e para os pontos em que pode confluir sua existência.

9 b – Capacidade de adaptação;
Charles Darwin ( ), foi o grande desenvolvedor da teoria do evolucionismo, com seu livro “A Origem das Espécies”, onde aponta que a evolução se assenta sobre três elementos: a – Variabilidade; b – Capacidade de adaptação; c – Seleção natural.

10 Como tal, a natureza lança muitas variantes entre uma mesma espécie, de modo que os mais aptos a sobreviver aos mais variados ambientes prossegue seu desenvolvimento, enquanto os menos aptos deixam de existir.

11 Algumas informações adicionais extraídas da revista VEJA (Edição 2099, 11 de fevereiro de 2009):

12 O homem e os macacos compartilham um ancestral comum.
O HOMEM VEIO DO MACACO? O homem e os macacos compartilham um ancestral comum. Isso não significa que o homem evoluiu a partir dos macacos que vemos hoje no zoológico. Gorilas e chimpanzés atuais são formas evoluídas de gorilas e chimpanzés já extintos

13 OS MAIS FORTES SOBREVIVEM?
A sobrevivência é dos mais adaptados a um determinado ambiente (e não, necessariamente, dos mais fortes ou mais agressivos). Entre muitas espécies, indivíduos menores acabam vencendo o páreo

14 A EVOLUÇÃO JUSTIFICA O EGOISMO?
Apesar da evolução humana envolver conflitos e disputas, a cooperação foi essencial para o sucesso da espécie. Entre os animais há inúmeros exemplos de cooperação. A colméia é o mais perfeito deles.

15 O SER HUMANO É O SUPRA-SUMO DA EVOLUÇÃO?
Não somos os mais evoluídos dos animais. As formigas, os elefantes e os urubus são, do ponto de vista biológico, tão evoluídos quanto os humanos. Todos os animais passaram por um processo de evolução e sobreviveram como espécie até os dias atuais.

16 RESUMO O criacionismo e o evolucionismo são duas propostas contraditórias que dizem respeito à ocorrência temporal de um fenômeno: a origem do homem. .

17 Apoiando o criacionismo está a fé religiosa que é baseada nos textos bíblicos.
O evolucionismo é apoiado em evidências cosmológicas, geológicas, arqueológicas e antropológicas.

18 A PRIMEIRA TEORIA CRIACIONISTA
A primeira teoria, criacionista, adotada pela teologia judaico-cristã, foi expressa com surpreendente precisão pelo bispo anglicano de Armagh, Usher, no final do século XVII, que decidiu baseado em textos bíblicos, que o mundo tinha sido criado precisamente no ano 4004 AC, juntamente com todas as espécies tal como existem atualmente

19 que decidiu baseado em textos bíblicos, que o mundo tinha sido criado precisamente no ano 4004 AC, juntamente com todas as espécies tal como existem atualmente

20 A SEGUNDA FOI O EVOLUCIONISMO
A segunda, o evolucionismo, adotada pela ciência, propõe que o universo surgiu há cerca de mais ou menos 13 bilhões de anos atrás,


Carregar ppt "PRINCIPAIS VISÕES SOBRE A ORIGEM HUMANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google