A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz."— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz.

2 FIXISMO ou CRIACIONISMO
Propõe que as espécies foram criadas prontas por um ser superior e não se modificam com o tempo.

3 Evolução é o processo pelo qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. Adaptação é a capacidade de sobrevivência e reprodução de uma espécie num determinado ambiente.

4 TEORIAS EVOLUCIONISTAS

5 LAMARCKISMO Jean-Baptiste Lamarck – Biólogo Francês
Em 1809, no seu livro Philosophie Zoologique propõe 2 “Leis”: 1. Do uso ou desuso. 2. Da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos.

6 Lei do uso e desuso – Quanto mais uma parte do corpo é usada, mais se desenvolve do contrário, atrofiará. Lei da herança de caracteres adquiridos – O que o ser vivo adquire, é transmitido de geração em geração

7 August Weismann Em 1875, o biólogo alemão August Weismann cortou a cauda de camundongos, por vinte gerações seguidas, e verificou que a característica “ausência de cauda”, adquirida durante a vida, não era transmitida aos descendentes.

8 Charles Robert Darwin – Naturalista Inglês
DARWINISMO Charles Robert Darwin – Naturalista Inglês Filho de Médico, iniciou Medicina, mas sentiu-se sem vocação, então fez Teologia. Com 22 anos, iniciou uma viagem ao redor do mundo, que durou 5 anos. Teoria da Seleção Natural

9 Em 1831 zarpou com o Beagle. Passou a coletar espécimes da vida terrestre e marítima.

10 Teoria de Darwin - Darwinismo
1. Sobrevivência dos mais aptos

11 2. A população cresce em proporção geométrica (2, 4, 8,
2. A população cresce em proporção geométrica (2, 4, 8, ...), enquanto os níveis de subsistência crescem em proporção aritimética (1, 2, 3,...). Conclusão de Darwin em concordância com Malthus. 3. A tendência das espécies é apresentarem algumas variações diferenciando-se do tipo inicial. Conclusão de Darwin em concordância com Wallace.

12

13 TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO
NEODARWINISMO ou TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO Vários Cientistas Dobzhansky Thomas Morgan Stebbins Baseada na Teoria de Darwin - Incorporou noções atuais de Genética Ernest Mayr

14 Baseia-se nos seguintes pontos:
Mutações, como fator de variação (recomb. gen.) Como justificativa para as Mutações? Ao acaso! Luta pela vida (contra o meio e não contra outro indivíduo) Isolamento ( geográfico ou sexual) Migração - Seleção Natural (sobrevivência dos mais aptos)

15 ? Q U I Z ? ? ?

16 1 De onde se originou a primeira idéia de criacionismo?
a) De Charles Darwin b) De Jean baptiste c) Da bíblia d) De John lock e) De Luís Inácio lula da silva

17 2 Segundo o criacionismo, os tentilhões em Galápagos deveriam...
a) Ser idênticos. b) Ser diferentes. c) Estar extintos. d) Nunca terem existido. e) Estar no Brasil e não em Galápagos.

18 3 Qual a outra teoria que explicava a origem das espécies proposta antes do evolucionismo? a) Darwinismo b) Pitagórica c) Taylorismo d) Fixismo e) A teoria da terra quadrada

19 4 Qual o primeiro cientista que apresentou a primeira teoria a fim de explicar o evolucionismo? a) Jean-baptiste Lamarck b) Isaac Newton c) Charles Darwin d) Albert Einstein e) Galileu galilei

20 5 Evolutivamente falando, quem veio primeiro o ovo ou a galinha?
a) O ovo b) A galinha c) Os dois d) O galo e) Não sei, não estava lá

21 PROVAS DA EVOLUÇÃO Anatômicas Embriológicas Paleontológicas

22  HOMOLOGIA - Semelhança entre estruturas de diferentes seres vivos, com mesma origem embrionária, com funções iguais ou diferentes.  

23 ANALOGIA – Semelhança morfológica entre estruturas de seres vivos, com mesma função e diferente origem embriológica.

24 IRRADIAÇÃO ADAPTATIVA

25 ADAPTAÇÃO CONVERGENTE
Ou Evolução convergente Não há parentesco Submetidos a critérios comuns de seleção natural pelo ambiente

26 ÓRGÃOS VESTIGIAIS Órgãos desenvolvidos e ativos em alguns seres vivos e atrofiados em outros. Há parentesco entre as espécies. Ex. - Cócix - Apêndice (porção do intestino que aloja microorganismos que digerem a celulose vegetal.

27 EMBRIOLOGIA COMPARADA

28

29 FÓSSEIS Restos ou vestígios de seres vivos extintos (que viveram em épocas remotas).

30

31

32 O Archaeopteryx litographica
é considerado uma das provas de que as aves evoluíram dos répteis. Seu organismo fóssil permite observar características de ave e réptil.

33 Fóssil de Homo erectus - Etiopia

34 Conservação em gelo, lavas de vulcão, âmbar, etc.
FOSSILIZAÇÃO Conservação em gelo, lavas de vulcão, âmbar, etc. O material orgânico pode ser substituído por sílica ou outra substância. O inseto encontrado em âmbar tem 39 milhões de anos.

35 FIM


Carregar ppt "EVOLUÇÃO Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google