A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia A globalização Prof. Breno Amarante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia A globalização Prof. Breno Amarante."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia A globalização Prof. Breno Amarante

2 Pode se dizer que ela resulta da abolição da distância e do tempo.
Observe a imagem a seguir: A variedade de usos que o termo globalização foi adquirido gerou muitas e diferentes definições do que seria esse processo. Pode se dizer que ela resulta da abolição da distância e do tempo.

3

4 A globalização Escala global
Globalização: caracterizada pela interligação entre pessoas, empresas e países. Consumimos produtos provenientes de vários países Notícias de outros países são veiculadas quase instantaneamente Muitos problemas econômicos de outros países podem influenciar a economia do nosso país e até mesmo nossa vida cotidiana. A economia atual é globalizada: Atividades produtivas Fluxos de informações, capitais e mercadorias Consumo de mercadorias e serviços Escala global

5 As redes Terceira Revolução Industrial (técnico - científica)
Base tecnológica da globalização Representada pela transmissão de imagens e informação em tempo real e pela maior facilidade de deslocamento concreto de pessoas e mercadorias. Isso foi possível com a criação de uma rede mundial de telecomunicações e com o desenvolvimento de meios de transporte cada vez mais eficientes.

6 Observe a charge: Qual é a principal mensagem que a imagem transmite?

7 Redes Interligam e estruturam relações entre diversos pontos do mundo Circulação de mercadorias, capitais e pessoas Em cada etapa do desenvolvimento industrial estruturam-se diferentes redes: Redes viárias ou de transporte Redes elétricas Redes de comunicação por satélite Redes de cabo de fibra ótica Redes de produção de empresas multinacionais Redes de circulação de capitais entre bolsas de valores Informações e capitais são transmitidos por um fluxo virtual > não vemos a informação e o capital circulando de um lugar para outro.

8

9 Redes de cabos de fibra ótica submarinos (2003)

10 Propaganda da empresa UPS, que realiza entregas no mundo inteiro.
Mãe e filho realizando compras pela internet.

11 Exemplo: Bola de futebol Marca de uma empresa alemã Importada para o Brasil por empresa dos Estados Unidos Fabricada no Paquistão Ao implantar sistemas de produção que interligam países, as multinacionais buscam ampliar seus lucros. Por isso a bola é fabricada no Paquistão, onde a mão de obra é barata. Se o custo da mão de obra no Paquistão tornar-se mais caro, a empresa procurará outro lugar para se instalar, onde a mão de obra seja mais barata.

12 As transnacionais Principal força da globalização
A capacidade financeira dessas empresas é muito grande e seus investimentos podem afetar a economia e a sociedade em diferentes lugares do mundo. Papel importante no comando da economia mundial Responsáveis por grande parte do comércio internacional Importantes no desenvolvimento de novas tecnologias Muitas possuem filiais em praticamente todos os países Compram empresas menores em muitos países, principalmente subdesenvolvidos.

13 O desenvolvimento dos meios de transportes e das telecomunicações
acrescentou novas características à nova divisão internacional do trabalho. Multinacionais Organizadas em redes de produção Contratam empresas de diversas partes do mundo para realizar a atividade produtiva ou a distribuição e comercialização de seus produtos(tercerização) Os países centrais concentram: O setor de marketing O desenvolvimento de novos produtos A fabricação de produtos de tecnologia mais sofisticada A gerência administrativa das grandes empresas

14 Onde ocorrem as grandes decisões sobre os investimentos
A maioria das sedes dessas empresas está situada nos países desenvolvidos Destino de boa parte dos lucros transferidos pelas filiais Onde ocorrem as grandes decisões sobre os investimentos Onde estão situados os centros de pesquisa para desenvolvimento de tecnologia

15 A globalização Financeira
Investimentos estrangeiros Composto de (investimentos diretos e/ou produtivos) feitos no exterior por empresas transnacionais e por bancos internacionais. Investimentos (especulativo) que saem rapidamente do país ao primeiro sinal de instabilidade política, econômica ou social. ou Países emergentes: passaram por processos de industrialização mais intensa a partir da segunda metade do século XX ou que abandonaram o socialismo. Ex: Brasil, México, Argentina, China, Rússia, Coréia do Sul, Polônia, etc.

16 Segundo o Geógrafo Milton Santos, “ As empresas convocam o resto do território a trabalhar para seus fins egoístas, de modo a assegurar um enraizamento do capital que é sempre provisório. E como um capital globalmente comandado não tem fidelidade ao lugar, este é sempre explorado. O lugar deve, a cada dia, conceder mais privilégios, criar permanentemente vantagens para reter as atividades das empresas, sob ameaça de sua fuga.”

17 11 maiores empresas do mundo no primeiro semestre de 2008.
País Setor Valor de mercado em bilhões de dólares 1 PetroChina China Petróleo e gás 546,14 2 ExxonMobil Estados Unidos 465,51 3 General Eletric Conglomerados 330,93 4 China Mobile Telecomunicações 308,59 5 Gazprom Rússia 306,79 6 ICBC Financeiro 289,57 7 Microsoft Software & Serviços 253,15 8 Petrobras-Petróleo Brasil Brasil 236,67 9 Royal Dutch Shell Holanda 221,09 10 Berkshire Hathaway 216,65 11 AT&T 210,22

18 As empresas multinacionais utilizam infraestrutura técnica para organizar redes de produção e distribuição de mercadorias, de circulação de informações, capitais, serviços e pessoas ao redor do mundo. Infraestrutura técnica: cabos de fibra óptica, antenas, satélites artificiais, portos, aeroportos, rodovias, ferrovias. Países desenvolvidos: infraestrutura técnica bem desenvolvida e grande a quantidade de equipamentos desigualmente Distribuída no espaço geográfico mundial. Países subdesenvolvidos: os equipamentos estão distribuídos apenas em alguns pontos estratégicos de determinados territórios

19 Boa infraestrutura de transporte público no Texas, nos Estados Unidos (2007).
Péssima infraestrutura de transporte público em São Paulo, SP (2006).

20 São manifestações características da globalização, EXCETO:
(PUC ) A globalização pode ser descrita como um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas.  São manifestações características da globalização, EXCETO: a) A globalização aumentou a força/influência do Estado-Nação como poder regulador da vida econômica e social dos países. b) A redefinição das relações políticas, econômicas e culturais entre os países modifica o papel e o significado das fronteiras nacionais. c) A nova divisão internacional do trabalho permite que grandes conglomerados empresariais passem a exercer uma dominação crescente no setor industrial e de serviços. d) Em virtude do processo de globalização, as grandes corporações passam a ter maior mobilidade espacial e maior capacidade competitiva. e) É crescente a interligação e interdependência dos mercados financeiros em escala mundial.

21 O Impactos da Globalização
Aspectos negativos: intensificação das desigualdades, tanto entre os Países como no interior deles. maior dependência econômica e financeira dos países subdesenvolvidos em relação aos desenvolvidos. Degradação ambiental Conflitos étnicos(imigrantes) Alguns benefícios: disseminação de informações em escala mundial; - maior difusão cultural entre os países; - grande avanço tecnológico; aumento na produção de bens e na geração de serviços; a formação de ONGs que atuam globalmente.

22 O aumento da desigualdades e a instabilidade econômico-financeira
Países desenvolvidos Países subdesenvolvidos Apesar de alguns terem tido um período de crescimento econômico, a maioria sofreram as conseqüências negativas da globalização. Têm os maiores benefícios da globalização. Elevado nível de endividamento externo Forte dependência de capitais estrangeiros Vulnerabilidade a crises no sistema financeiro internacional Aumento na concentração de riquezas.

23

24 Globalização e concentração de capital
Tendências provocadas pela globalização: Fusões (uniões) Objetivo: Disputar mercados com maior poder de competitividade e aumentar a capacidade de investir em novas tecnologias. Aquisições (compras)

25 Em qual setor predominam as grandes fusões e aquisições?

26 Globalização e neoliberalismo
Conjunto de idéias econômicas surgidas na década de 1980, nos Estados Unidos e no Reino Unido baseado nos seguintes princípios: Neoliberalismo O livre comércio e a livre circulação de capitais são fundamentais ao desenvolvimento econômico e estimulam o desenvolvimento tecnológico; O Estado deve promover a abertura do mercado e deixá-lo agir livremente; Empresas privadas assumem parte das atribuições do Estado;

27 Agravou os problemas sociais nos países subdesenvolvidos
Aplicação das idéias neoliberais: Aumentou as fusões entre as empresas Possibilitou a expansão das multinacionais Aumentou os fluxos de investimentos e mercadorias entre os países Facilitou a entrada de mercadorias estrangeiras Agravou os problemas sociais nos países subdesenvolvidos Falência de industrias nacionais que não conseguiram competir com o mercado estrangeiro e aumento do desemprego É importante a atuação efetiva do Estado nas áreas de educação, saúde, entre outras, para contribuir na melhoria das condições de vida dos muitos trabalhadores pouco qualificados para as novas funções surgidas com o avanço tecnológico.

28 Idéia central: o livre funcionamento do mercado, sem controles inibidores do Estado, é o caminho para elevar a produção, que gera emprego e renda. Devido a sua melhor capacidade produtiva, disputam com eficiência o mercado nos países subdesenvolvidos. Boa parte das empresas privatizadas desses países foi comprada por multinacionais ou por investidores estrangeiros. Favorece grandes empresas multinacionais

29 Os movimentos contra a globalização neoliberal
Vários movimentos da sociedade passaram a se posicionar contra a nova organização do sistema econômico internacional apoiado no neoliberalismo e a denunciar os problemas dela decorrentes. Mostram a necessidade de re-estruturar as políticas de organismos internacionais, que contribuem para acentuar as desigualdades entre os países ricos e pobres. Os movimentos e as ONGs formam redes internacionais que se articulam com o apoio de recursos tecnológicos, que são a marca do processo de globalização. Sem esses recursos seria difícil mobilizar pessoas, difundir suas idéias e organizar manifestações contrárias à globalização.

30 A Nova tendência: Formação dos blocos econômicos
Aumentar o intercâmbio comercial e ampliar a capacidade competitiva no mercado internacional. No início dos anos 1950, os países europeus perceberam que não tinham condições de competir individualmente com os EUA. Importante característica do espaço geográfico mundial, teve seu inicio com alianças de integração econômica entre países da Europa. Objetivos

31 Os blocos econômicos regionais no mundo
Os países buscam maior integração econômica negociando maior liberdade entre os associados Tendência importante verificada na atual fase do capitalismo Exemplos de blocos econômicos: União Europeia Mercosul Nafta e outros A globalização e a intensificação das disputas no mercado mundial Impulsionam a formação de alianças de integração econômica regional

32 Há formas diferenciadas na configuração de blocos econômicos, conforme o nível de integração.
Mercado comum, etapa em que vigora a livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas entre todos os países-membros. Ex: União Européia, que já superou essa etapa e constitui atualmente uma união econômica e monetária. Zona de livre-comércio, é estabelecida entre países que têm o objetivo de reduzir e eliminar impostos de importação de mercadorias. Ex: Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta). União Aduaneira, etapa de integração em que, além de reduzir e eliminar os impostos de importação, os países-membros estabelecem uma tarifa externa comum. Ex: MERCOSUL.

33 Os blocos econômicos regionais no mundo
Fonte: Ciência Hoje. Rio de Janeiro: SBPC, v. 30. n. 180, março de p. 26-7/ L’état du monde, Dados disponíveis no site <

34 Exercitar conhecimentos
Quais são as principais características da globalização? Qual é a importância das empresas multinacionais na atual fase da economia mundial? Quais são as principais características da concepção neoliberal? Cite duas consequências da implantação das ideias neoliberais.


Carregar ppt "Geografia A globalização Prof. Breno Amarante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google