A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
O CONTEÚDO NECESSÁRIO PARA UM BOM PROJETO DE PESQUISA

2 CRONOGRAMA 11/04 – ENTREGA do Sumário/projeção da monografia
OBS: PRIORIDADE para o 1º CAPÍTULO que deve estar em fase de finalização 25/04 – Entrega do 1º Capítulo 16/05 – Entrega do 2º Capítulo 30/05 – Entrega do 3º Capítulo 06/06 – Entrega da introdução; considerações finais e memorial descritivo 13/06 – Entrega da monografia pronta e encadernada/Apresentação grupos 1, 2 e 3 15/06 – Apresentação grupos 4 e 5 27/06 – Prova de recuperação

3 OBJETO DA PESQUISA Responde a pergunta: o que se pretende resolver por intermédio desta pesquisa? Engloba problema e hipóteses ou questões de pesquisas

4 PROBLEMA OU PROBLEMATIZAÇÃO
Toda pesquisa científica começa pela formulação de um problema e tem por objetivo buscar a solução do mesmo ou discuti-lo. Depois de uma contextualização do assunto, pode ser apresentado por meio de uma pergunta: Exemplo: a atual grade de programação da emissora “x”, que opera em rede com São Paulo, atende aos interesses do cidadão de Campinas? Ou Esta pesquisa deseja saber se a atual grade de programação da emissora “x”, que opera em rede com São Paulo, atende aos interesses do cidadão de Campinas.

5 HIPÓTESE (?) Necessita de uma resposta provável, suposta e provisória.
Mas não podem ser respostas dadas aleatoriamente, e sim, a partir de um estudo prévio. Deve ser uma suposição objetiva e não uma mera opinião. Precisa ter bases sólidas assentadas e garantidas por teorias reconhecidas e por matéria prima consistente da realidade que se observa.

6 OBJETIVOS: Responde a questão: para que e para quem nós estamos fazendo esta pesquisa? Devem ser concretos e possíveis de serem atingidos dentro do tempo e dos limites existentes. Após apresentar e delimitar o tema, indicar o objetivo geral e os objetivos específicos.

7 OBJETIVO GERAL: Está ligado a uma visão global e abrangente do tema
Exemplo: Demonstrar em que medida, atualmente, o projeto de programação da emissora “X” atende aos interesses do cidadão de Campinas.

8 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental para atingir o objetivo geral. Exemplo: Fazer um levantamento de qual é a grade de programação atual da emissora; Verificar em que medida a grade de programação é ocupada por programas produzidos localmente e qual é a proporção da programação oriunda das Redes as quais elas estão vinculadas; Identificar, dentro da programação local, qual é o espaço dedicado ao jornalismo e qual é o espaço dedicado ao entretenimento; Observar qual é o nível de participação da população na programação e como se dá essa participação.

9 JUSTIFICATIVA: Por quê? Exposição sucinta, porém
completa das razões que tornam importante a realização da pesquisa.

10 METODOLOGIA Responde a um só tempo às questões: Como? Com quê? Onde? Quanto? IMPORTANTE: Para qualquer pesquisa a primeira etapa é a Revisão Bibliográfica. Depois devemos procurar qual o método de procedimento e posteriormente as técnicas que melhor atendem aos objetivos propostos.

11 O trabalho de Campo para aplicação da teoria do newsmaking
POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE MÉTODOS E TÉCNICAS NA COMUNICAÇÃO E NO JORNALISMO Estudo de Caso Análise de conteúdo Análise retórica Análise da narrativa O trabalho de Campo para aplicação da teoria do newsmaking Entrevista

12 Procedimentos metodológicos
- Indicar como será feita a pesquisa partindo da revisão de literatura? - A partir da metodologia escolhida, descrever quais procedimentos básicos serão utilizados e para que (?) - Indicar quantas e quais edições no caso de jornais, revistas e mesmo programas de TV; (justificar) - As vezes se utiliza mais de uma técnica na mesma pesquisa. Por exemplo: análise de conteúdo e entrevista. - Precisa deixar claro com qual intenção cada técnica está sendo usada.

13 EXEMPLO Para atender aos objetivos proposto neste Estudo de Caso, será utilizado o modelo descritivo de pesquisa, para posterior análise e comparação dos dados, considerando que, conforme RUDIO (2004: 71) “a pesquisa descritiva está interessada em descobrir e observar fenômenos, procurando descrevê-los, classificá-los e interpretá-los.” Revisão bibliográfica (radiojornalismo, cidadania, emissoras FM, etc) Levantamento da Grade de Programação atual, no horário compreendido entre 6 e 19 horas; Audição e gravação da programação (uma edição de cada programa) para seleção de indicadores que posteriormente irão apontar a relação entre a programação e os interesses locais do cidadão. A amostragem aqui definida – uma edição de cada programa em data a ser definida, excluídos os períodos de eventos programados, tais como eleição, copa do mundo etc. – se mostra eficiente já que o objetivo é traçar o perfil da programação das emissoras. Além disso o horário compreendido entre 6 e 19 horas foi escolhido por ser o de maior audiência do rádio. Será realizada também entrevista semi-estruturada com o responsável pela grade de programação.

14 Resultados esperados:
Exemplo: Espera-se obter um levantamento detalhado da grade da referida emissora FM de Campinas, para que se possa compreender o perfil da programação. Apontar indicadores que evidenciem a relação entre a programação da emissora e os interesses locais do cidadão de Campinas.

15 O QUE É Revisão BIBLIOGRÁFICA/LITERATURA
Encontrar o referencial teórico que vai embasar a pesquisa, achar um fio condutor Deve ser organizada em tópicos e refletir tudo o que foi escrito sobre um tema A revisão é o arcabouço teórico norteador do estudo/pesquisa Discorrer com base em autores, sobre o que já é conhecido sobre o tema relacionado ao problema de pesquisa

16 O QUE NÃO É revisão BIBLIOGRÁFICA/LITERATURA
Colagem de conceitos e afirmações de diversos autores, sem um fio condutor Colagem de resumos das obras ou capítulos Lista de livros

17 CRONOGRAMA 11/04 – ENTREGA do Sumário/projeção da monografia
OBS: PRIORIDADE para o 1º CAPÍTULO que deve estar em fase de finalização 25/04 – Entrega do 1º Capítulo 16/05 – Entrega do 2º Capítulo 30/05 – Entrega do 3º Capítulo 06/06 – Entrega da introdução; considerações finais e memorial descritivo 13/06 – Entrega da monografia pronta e encadernada/Apresentação grupos 1, 2 e 3 15/06 – Apresentação grupos 4 e 5 27/06 – Prova de recuperação


Carregar ppt "PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google