A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Elaboração de Projetos de Extensão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Elaboração de Projetos de Extensão"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Elaboração de Projetos de Extensão
Instituto Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas Diretoria de Extensão Facilitadora: Fabiana Besen

2 O que é Extensão? A Extensão é um processo educativo, cultural e científico que, articulada de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, que viabiliza a relação entre o IF-SC e a sociedade. (Art 1º - Deliberção CEPE nº 017/2010)

3 O que é Extensão? A extensão é um espaço para promoção da articulação entre o saber fazer e a realidade sócio-econômica, cultural e ambiental da região.

4 Papel da Extensão ENSINO EXTENSÃO PESQUISA SOCIEDADE

5 Articulação Extensão e Ensino
Envolvimento de alunos nas ações de extensão; Diálogo com a sociedade (comunicação); Transferência de conhecimento; Geração de trabalho, renda, egressos; Emancipação dos sujeitos.

6 Articulação Extensão e Pesquisa
Realizar projetos com base nas necessidades sociais; O fazer junto, fazer com; Transferência de tecnologias; Prestação de serviços tecnológicos; Pesquisar para transformar.

7 Atividades de Extensão
A oficialização é mediante a aprovação de projeto, como ou sem remuneração, conforme os trâmites do IFSC. O projeto (pesquisa e/ou extensão) aprovado sem remuneração pode alocar até 8 horas semanais dentro das atividades de ensino. O projeto (pesquisa e/ou extensão) aprovado com remuneração será alocado dentro das 40 horas semanais. Envolvimento de discentes é condição primordial para indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão Os discentes podem alocar até 20 horas semanais

8 Extensão PROGRAMA É o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino. Tem caráter orgânico-Institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo. PROJETO É o conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. AÇÃO É a atividade de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, que articula o ensino e a pesquisa com a sociedade e que tem objetivo e prazo delimitados.

9 PROJETOS FOMENTO ESTÁGIO E EMPREGO
Linhas de Extensão PROJETOS SOCIAIS Projetos que agregam um conjunto de ações, técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social, geração de oportunidades e melhoria das condições de vida. PROJETOS FOMENTO ESTÁGIO E EMPREGO Projetos que visam à inserção dos alunos do IF-SC no mundo do trabalho, por meio da divulgação das potencialidades acadêmicas, bem como a captação das necessidades, das demandas e da prospecção de oportunidades de estágio/emprego do setor produtivo.

10 Linhas de Extensão PROJETOS CULTURAIS, ARTÍSTICOS E ESPORTIVOS
Projetos referentes ao desenvolvimento de atividades culturais, artísticas e esportivas. PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO Projetos de constituição e gestão de empresas juniores, pré-incubadoras, incubadoras de empresas, parques e pólos tecnológicos, cooperativas e empreendimentos solidários e outras ações voltadas à identificação, aproveitamento de novas oportunidades e recursos de maneira inovadora, com foco na criação de empregos e negócios, estimulando a pró-atividade.

11 PROJETOS TECNOLÓGICOS PROJETOS DE FOMENTO DE EMPREGO E RENDA
Linhas de Extensão PROJETOS TECNOLÓGICOS Projetos de transferência de tecnologia oriundas do ensino e da pesquisa, com vistas ao desenvolvimento de tecnologias sociais. Tecnologias sociais compreendem produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. PROJETOS DE FOMENTO DE EMPREGO E RENDA Projetos que visam a defesa, proteção, promoção e apoio a oportunidades de trabalho, emprego e renda para empreendedores, setor informal, proprietários rurais, formas cooperadas/associadas de produção, empreendimentos produtivos solidários, economia solidária e agricultura familiar, dentre outros.

12 Características dos Projetos
Projetos são únicos e possuem um ciclo de vida próprio; Tem início e fim determinados; Projeto é a busca de uma resposta a um determinado problema, percebido e identificado.

13 Etapas do Projeto de Extensão
PROBLEMA O QUE? OBJETIVOS POR QUÊ? JUSTIFICATIVA IDEIA COMO? METODOLOGIA QUANDO? CRONOGRAMA QUANTO? RECURSOS

14 Etapas do Projeto de Extensão
OBJETIVOS Nos objetivos, você deve escrever sobre O QUE pretende alcançar com o seu trabalho, organizando isso em objetivos gerais e objetivos específicos.

15 Etapas do Projeto de Extensão
OBJETIVO GERAL São os objetivos mais amplos do projeto. Estão relacionados aos resultados mais abrangentes para os quais o projeto pretende contribuir . Costuma ser escrito em uma frase mais geral, que engloba o conjunto dos objetivos específicos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Um conjunto de metas para alcançar o objetivo geral. Devem definir exatamente o que você espera atingir até o final do trabalho. Quanto maior a clareza sobre os objetivos específicos, mais fácil será a execução do trabalho.

16 Etapas do Projeto de Extensão
OBJETIVO GERAL Promover a formação popular dos sujeitos para a função de lideranças comunitárias, fundamentando-os para o exercício democrático da cidadania. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Incentivar as comunidades do Distrito de São Cristóvão U.V.A-PR para a formação de lideranças comunitárias; Instrumentalizar o exercício da cidadania no contexto comunitário, nos aspectos da descentralização, espaços públicos e participação social; Fortalecer as relações comunitárias para o controle social, ampliando o rol de informações nas articulações com outros segmentos da sociedade; Valorizar a participação social e sua realidade local na gestão democrática ; Formar agentes multiplicadores no exercício democrático da cidadania.

17 Etapas do Projeto de Extensão
ATENÇÃO! É muito comum a confusão entre objetivos específicos e procedimentos metodológicos Por isso, depois de elaborar seus objetivos, leia-os atentamente e verifique se eles estão respondendo à pergunta O QUE eu vou fazer e NÃO à pergunta COMO eu vou fazer.

18 Etapas do Projeto de Extensão
JUSTIFICATIVA POR QUE é importante fazer um trabalho no lugar escolhido, com o público escolhido e sobre o tema escolhido? Qual o alcance do projeto diante do problema que será abordado? As respostas a estas perguntas constituem a justificativa.

19 Etapas do Projeto de Extensão
JUSTIFICATIVA O projeto “Formação de lideranças para o exercício democrático da cidadania”, pretende responder a proposta do Movimento Nós Podemos Paraná. Para tal, escolhe desenvolver um projeto social dedicando-se ao oitavo objetivo do Milênio: Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento. Ao aderir esse indicador com a proposta de formação de lideranças, almeja-se formá-los para participação qualificada na defesa de seus direitos, bem como formá-los como agentes multiplicadores no exercício democrático, para que os sujeitos sejam ativos nas gestões públicas.

20 Etapas do Projeto de Extensão
METODOLOGIA Representa o conjunto de ações a serem executadas para o alcance dos objetivos específicos. Explica como o projeto será executado de forma detalhada e deve ser coerente com o orçamento e cronograma do projeto. Para elaborar a metodologia volte aos itens “objetivos” e liste todas as atividades que serão necessárias para atingi-los. Ordene as ações por etapas de realização e preveja o tempo de duração de cada uma.

21 Etapas do Projeto de Extensão
Formar agentes multiplicadores no exercício democrático da cidadania. Palestra de sensibilização na comunidade Preparação do material Execução Divulgação

22 Etapas do Projeto de Extensão
Formar agentes multiplicadores no exercício democrático da cidadania. Oficina e curso sobre democracia e cidadania Preparação do material Execução Divulgação

23 Etapas do Projeto de Extensão
CRONOGRAMA Especifique QUANDO irá realizar cada ação que descreveu nos procedimentos metodológicos. Desenhe uma tabela contendo as etapas do projeto (as ações) e seu período de execução (semana, quinzena ou mês).

24 Etapas do Projeto de Extensão Cronograma – Outubro 2012
Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Palestra de sensibilização na comunidade Preparação do material Divulgação Execução Oficina e curso sobre democracia e cidadania

25 Etapas do Projeto de Extensão
RECURSOS O orçamento deve indicar todos os recursos financeiros necessários à execução do projeto, com valores unitários e totais. Remeta-se às ações indicadas no cronograma e veja quais gastos estão implícitos em cada uma delas. Geralmente os projetos prevêem recursos para: pessoal e serviços; infra-estrutura e montagem; material de consumo; material gráfico; custos administrativos; comunicação e divulgação.

26 Etapas do Projeto de Extensão
Ação Etapas Material Pessoal Financeiro Palestra de sensibilização na comunidade Preparação do material Livros Revistas Assinatura site 2 consultores 1 estagiário 10.000,00 Divulgação Flyers Panfletos Cartazes 1 designer 5.000,00 Execução Data Show Espaço físico 1 palestrante 1 apoiador 7.500,00 Oficina e curso sobre democracia e cidadania 2 estagiários 15.000,00 Site 6.000,00 Material diverso 2 facilitadores 2 apoiadores

27 Outros itens do Projeto de Extensão
PÚBLICO ALVO Identifique, em tópicos, o(s) público(s) ao qual o projeto se destina, presumindo, sempre que possível, uma quantidade direta e indireta do público a ser atingido. Se conhecer seu público pode ainda detalhar aspectos como faixa etária, área de atuação, condições de vida. RESULTADOS ESPERADOS Os resultados devem ser mensuráveis e revelar o alcance dos objetivos específicos. Se possível apresentar dados quantitativos, como: número de espetáculos ou mostras, público atingido, cidades abrangidas Volte ao item “objetivos” e tente traduzi-lo em resultados práticos ou produtos, que possam ser vistos ou experimentados. Busque resultados, se possíveis quantificáveis, para cada objetivo específico, analisando os que, de fato, são viáveis de se concretizarem.

28 Referências KISIL, Rosana - Manual de Elaboração de Projetos e Propostas Universidade de São Paulo, l995. MALTA, Cyra - Um Guia para Elaboração de Propostas – WWF, SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.


Carregar ppt "Oficina de Elaboração de Projetos de Extensão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google