A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina : Ordem Unida Carga horária :20 h/a

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina : Ordem Unida Carga horária :20 h/a"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Pernambuco (CFS – 2014)
Disciplina : Ordem Unida Carga horária :20 h/a Instrutores : 1º Ten QOAPM P. Henrique

2 Introdução Apresentação dos Alunos Vídeo motivacional
Vídeo de Ordem Unida Nosso Objetivo Forma de Aplicação das Provas

3 O QUE É ORDEM UNIDA? A Ordem Unida se caracteriza por uma disposição individual e consciente altamente motivada, para a obtenção de determinados padrões coletivos de uniformidade e sincronização. É a situação de ordem e obediência que se estabelece voluntariamente entre militares, em vista da necessidade de eficiência no cumprimento do dever.

4 ORIGEM DA ORDEM UNIDA Exército Português
Sofreu influências: germânica e francesa

5 Objetivos da OU a. Proporcionar aos homens e às unidades, os meios de se apresentarem e de se deslocarem em perfeita ordem, em todas as circunstâncias estranhas ao combate. b. Desenvolver o sentimento de coesão e os reflexos de obediência, como fatores preponderantes na formação do militar. c. Constituir uma verdadeira escola de disciplina. d. Treinar oficiais e graduados no comando de tropa.

6 “A Ordem Unida não tem somente por finalidade fazer com que a tropa se apresente em público com aspecto marcial e enérgico, despertando entusiasmo e civismo nos espectadores, mas, principalmente, a de constituir uma verdadeira escola de disciplina e coesão . A experiência tem revelado que, em circunstâncias críticas, as tropas que melhor se portaram foram as que sempre se destacaram na Ordem Unida. A Ordem Unida concorre, em resumo, para a formação moral do soldado. Assim, deve ser ministrada com esmero e dedicação, sendo justo que se lhe atribua alta prioridade entre os demais assuntos de instrução.”

7 ORDEM UNIDA E CHEFIA Os exercícios de Ordem Unida constituem um dos meios mais eficientes para se alcançar aquilo que, em suma, consubstancia o exercício da chefia e liderança: a interação necessária entre o comandante e os seus subordinados. É a forma mais elementar de iniciação do militar na prática do comando.

8 ORDEM UNIDA E CHEFIA É comandando, na Ordem Unida, que se revelam e se desenvolvem as qualidades do líder. Desenvolve a auto-confiança e a responsabilidade sobre aqueles que atendem ao seu comando. Os exercícios de Ordem Unida despertam no comandante o apreço às ações bem executadas e ao exame dos pormenores. Propiciam-lhe, ainda, o desenvolvimento da sua capacidade de observar e de estimular a tropa.

9 Índices de eficiência da OU
MORAL - Pela superação das dificuldades e determinação em atender ao comandos, apesar da necessidades de esforço físico; DISCIPLINA - Pela presteza e atenção com obedece aos comandos; ESPÍRITO DE CORPO - Pela boa apresentação coletiva e pela uniformidade na prática de exercícios que exigem execução coletiva; PROFICIÊNCIA – Pela manutenção na exatidão na execução.

10 Termos militares

11 A CONTINÊNCIA Conceito : É a saudação prestada por militar e pode ser individual e coletiva. A continência é impessoal; visa a autoridade e não a pessoa.

12 ELEMENTOS DA CONTINÊNCIA
1. Atitude - Postura marcial e comportamento respeitoso e adequado às circunstância e ambiente; 2. Gesto – Conjunto de movimento do corpo, braços e mãos, com ou sem arma; 3. Duração - O tempo o qual o militar assume a atitude e executa o gesto acima referido.

13 DA APRESENTAÇÃO: Individual ; Coletiva.

14

15

16

17

18

19

20 COMANDOS E MEIOS DE COMANDO

21 VOZES DE COMANDO Voz de Advertência Comando Propriamente Dito
Voz de Execução

22 BOA SORTE AGORA BICHO VAI PEGAR


Carregar ppt "Disciplina : Ordem Unida Carga horária :20 h/a"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google