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ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO POLEGAR

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Apresentação em tema: "ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO POLEGAR"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO POLEGAR
AEE- ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: MARIA FÁTIMA SANTOS AMARAL AUDILENE CRISTINA

2 Atendimento Educacional Especializado - AEE
Segundo a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva SEESP/MEC (2008)

3 EDUCAÇÃO ESPECIAL É uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e etapas e todas as modalidades da Educação Básica e Superior. Disponibiliza o AEE e os recursos próprios desse entendimento. Orienta os alunos e professores quanto a utilização desses recursos nas turmas comuns do ensino regular. Educação infantil; Ensino fundamental; Ensino médio; Nível superior; Educação de jovens e adultos; Educação indígena; Educação do campo; Educação quilombola.

4 O Atendimento Educacional Especializado - AEE
Conceito É um serviço da educação especial que [...] identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC, 2008). O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino. O AEE não se confunde com reforço escolar. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e outros.

5 A QUEM SE DESTINA O AEE: Alunos com deficiência: aqueles com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial que podem ter obstruída/dificultada sua participação plena e efetiva na sociedade diante de barreiras que esta lhes impõem, ao interagirem em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2006). Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicose infantil) e transtornos invasivos sem outra especificação (MEC/SEESP, 2008). Alunos com altas habilidades/superdotação: estes alunos devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de suas escolas em interface com as instituições de ensino superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros.

6 ATUAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS:
Identificação de necessidades e elaboração de plano de atendimento(atribuições do professor da SRM). Identifica as necessidades específicas do aluno com deficiência, os resultados desejados e as habilidades; Estabelecer parcerias com as áreas Inter setoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade; Orienta professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidades utilizados pelo aluno; Realiza levantamento de materiais e equipamentos. Atendimento ao aluno: Organiza o tipo e o número de atendimento ao aluno com deficiência; Organização dos alunos na Sala de Recurso Multifuncional (de acordo com o decreto nº de 17 de novembro de 2011); 2 vezes por semana durante 1hora. Aquisição de materiais: softwares, recursos e equipamentos tecnológicos, mobiliário, recursos ópticos, dicionários e outros.

7 Organização do AEE O AEE é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação dos alunos com deficiência e dos demais que são público-alvo da Educação Especial, nas escolas comuns . A organização do atendimento educacional especializado considera as peculiaridades de cada aluno. Alunos com a mesma deficiência podem necessitar de atendimentos diferenciados. É possível atender aos alunos em pequenos grupos, se suas necessidades forem comuns a todos.

8 A oferta do AEE o AEE é ofertado em todas as etapas e modalidades da educação básica e do ensino superior e nas modalidades: educação indígena, educação do campo e quilombola e nos projetos pedagógicos construídos com base nas diferenças socioculturais desses grupos. o AEE é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação dos alunos com deficiência e dos demais que são público alvo da Educação Especial, nas escolas comuns. constitui oferta obrigatória dos sistemas de ensino, embora participar do AEE seja uma decisão do aluno e/ou de seus pais/responsáveis.

9 A oferta do AEE em Centros de AEE
O AEE pode ser oferecido em centros de atendimento educacional especializado da rede pública ou particular, sem fins lucrativos. Esses centros, contudo, devem estar em sintonia com as orientações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e as Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. ATENÇÃO: Os conselhos de educação têm atuação primordial no credenciamento, autorização de funcionamento e organização destes centros de atendimento especializado, zelando para que atuem exclusivamente dentro do que a legislação, a Política e as Diretrizes citadas orientam.

10 Elaboração do Plano de AEE
O Plano de AEE resulta das escolhas do professor quanto aos recursos, equipamentos, apoios mais adequados para que possam eliminar as barreiras que impedem o aluno de ter acesso ao que lhe é ensinado na sua turma da escola comum. Para desenvolvê-lo é imprescindível uma articulação com o professor de AEE e os do ensino comum, entre os familiares do aluno e, se necessário, com profissionais da área clínica. Na execução do plano de AEE, o professor procurará avaliar sistematicamente o seu Plano, revisando-o e atualizando-o, quando necessário.

11 AEE – Produção de materiais didáticos
Pasta de Comunicação Material Pedagógico para o Ensino da Libras Jogo cara a cara Revisão do texto em Braile Tesoura acessível Livro de literatura com desenho alto relevo

12 O professor de AEE, na sala de recursos multifuncionais
Língua Portuguesa para alunos com surdez Comunicação aumentativa e alternativa - CAA Atendimento individual e em grupos

13 O AEE nas salas de recursos multifuncionais
Sistema Braille na máquina de escrever. Treinamento de recurso óptico Informática acessível Comunicação aumentativa e alternativa - CAA

14 Materiais didáticos Maquete da planta baixa da escola.
Jogos acessíveis Maquete da planta baixa da escola. Livro com caracteres ampliados para o aluno com baixa visão. Materiais didáticos

15 Interações do professor do AEE com o professor de sala de aula
O professor do AEE e o da sala de aula interagem no sentido de assegurar o acesso e a participação autônoma do aluno nas atividades escolares. Ele ensina os alunos da sala de aula a utilizarem os recursos que seu aluno utiliza em sala de aula. Com base nessas interações o professor do AEE avalia e reformula suas ações no sentido de buscar novas estratégias e recursos, ou seja, ele refaz e reajusta o seu plano de AEE para o aluno.

16 Tecnologia Assistiva AEE em informática acessível. AEE em Comunicação aumentativa e alternativa – CAA Materiais produzidos para o ensino da Língua Brasileira de Sinais.

17 Aquisição de equipamentos e adequação de materiais
Jogo da velha e dominó com diferentes texturas. Áudio livro Cadeira de rodas acessível com mesa escolar.

18 Comunicação aumentativa e alternativa - CAA
Aluno com deficiência física fazendo uso do vocalizador em sala de aula comum. Comunicação aumentativa e alternativa - CAA

19 Profissionais que atuam no AEE:
Os professores que atuam no AEE, devem ter formação específica na área de educação especial, ou cursos de formação continuada que os habilitem a realizarem atividades do tipo: LIBRAS, língua portuguesa na modalidade escrita, como segunda língua de pessoas com surdez; Sistema Braille, sorobã, orientação e mobilidade, utilização de recursos ópticos e não ópticos; Tecnologia Assistiva – TA; Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos, enriquecimento curricular e outros;

20 Quando e onde acontece o AEE?
O AEE é preferencialmente realizado na própria escola em que o aluno estuda, no período inverso ao da sala de aula comum que ele frequenta. Há ainda a possibilidade de esse atendimento acontecer em uma outra escola próxima ou em um centro de atendimento educacional especializado, sempre no contra turno da escola comum. Preferencialmente em Salas de Recursos Multifuncionais - nas escolas comuns. Nos Centros de Apoio Pedagógico para Atendimento à Deficiência Visual – CAP Em Centros de Atendimento Educacional Especializados.

21 O que é a Sala de Recursos Multifuncional – SRM
De acordo com o decreto 7.611, Art. 5º §3, as Sala de Recursos Multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos, para atendimento educacional especializado. É um espaço organizado preferencialmente em escolas comuns das redes de ensino. Pode atender às escolas próximas.

22 Centros Especializados Parceiros da SRM
CENTRO INTEGRADO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – CIMEE – ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR CAS – Centro de Atendimento a Pessoa Com Surdez Viva Comunidade CADAHS – Centro de Atendimento as alunos com Altas Habilidades/Superdotação CAP-DV/RR – Centro de Atendimento às pessoas com deficiência Visual.

23 Alguns conteúdos do AEE
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Língua Portuguesa na modalidade escrita. Produção e adequação de materiais didáticos e pedagógicos com base em imagens. Sistema Braille. Orientação e mobilidade. Tecnologias de informação e de comunicação (TICS) acessíveis: ponteiras de cabeça, acionadores, mouses, teclados com colméias, sintetizadores de voz, entre outros. Produção de materiais táteis (desenhos, mapas, gráficos). Sorobã (ábaco). Disponibilização de materiais didático-pedagógicos acessíveis: transcrição de material em tinta para o Braille, áudio-livro, texto digital acessível e outros. Recursos ópticos e não ópticos. Produção de textos escritos com caracteres ampliados, materiais com contraste visual. Estimulação visual. Comunicação alternativa e aumentativa – CAA. Recursos de acessibilidade: engrossadores de lápis, plano inclinado, tesouras acessíveis, quadro magnético com letras imantadas. Indicação e aquisição e a adequação de mobiliário: cadeiras, quadro. Desenvolvimento de processos educativos que favoreçam a atividade cognitiva. Alfabeto digital, Braille tátil, Tadoma.

24 O que é o AEE? Para quem é o AEE?
O AEE expressa-se por meio de serviços de intervenção precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem, em interface com os serviços de saúde e assistência social. Para quem é o AEE? O AEE se destina a alunos com deficiência física, mental, sensorial (visual e pessoas com surdez parcial e total) Alunos com transtornos gerais de desenvolvimento e com altas habilidades (que constituem o público alvo da Educação Especial) também podem ser atendidos por esse serviço.

25 Por que o AEE? O que faz o AEE?
Porque [...] “temos direito à diferença, quando a igualdade nos descaracteriza”. (Boaventura de Souza Santos) Alunos com deficiência e os demais, que são público alvo da Educação Especial, precisam ser atendidos nas suas especificidades, para que possam participar, ativamente do ensino comum O que faz o AEE? Apoia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades; Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização; oferece tecnologia assistiva – TA; adequa e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos; oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades); O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.

26 Alunos em Atendimento no ano de 2014

27 Maria Fátima Santos Amaral
OBRIGADA!!! Professoras: Maria Fátima Santos Amaral Audilene Cristina


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