A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Russa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Russa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)"— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Russa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)
“A força da foice e do martelo”...

2 Economia atrasada (baseada em 80% agricultura)
A Rússia pré-revolucionária... Rússia Czarista Economia atrasada (baseada em 80% agricultura) Pobreza e miséria no campo Péssima distribuição de renda = desigualdade social Governo absolutista do Czar Nicolau II

3 A família de Nicolau II Foto: reprodução.

4 Repressão do czar ao movimento popular (1905)
O ensaio geral... 1. Domingo Sangrento: Uma manifestação pacífica de milhares de operários de São Petersburgo (então capital da Rússia) foi violentamente dispersada pela Guarda Imperial, com centenas de vítimas. Esse acontecimento abalou profundamente a confiança do povo em seu imperador. Repressão do czar ao movimento popular (1905)

5 2. A revolta do “Potemkin”:
O “Potemkin” era um couraçado pertencente à frota russa do Mar Negro. Sua tripulação rebelou-se ao saber que seria enviada para lutar contra os japoneses. Os demais navios da esquadra não aderiram à revolta do “Potemkin”, cujos tripulantes acabaram refugiando-se na Romênia. De qualquer forma, tratava-se de um motim em uma grande unidade da Marinha Russa, evidenciando que as Forças Armadas já não podiam ser consideradas sustentáculos fiéis da Monarquia. Couraçado Potemkin

6 Em São Petersburgo, operários em greve.
3. A greve geral: Em São Petersburgo, Moscou e Kiev, os operários entraram em greve geral. Apesar da repressão militar, os trabalhadores resistiram por algumas semanas, sobretudo em Moscou. Dois fatos importantes ocorreram durante essa greve: foram organizados os primeiros soviets (conselhos) de trabalhadores e houve operários que se defenderam a bala, mostrando que estavam se preparando para uma insurreição armada. Em São Petersburgo, operários em greve.

7 Organização de Trabalhadores Soviéticos foi organizado pro Trotsky em 1905.Um conselho popular de estrutura livre que defendia uma forma de governo socialista e atuava como oposição ao governo sectário dos czares. Era composto de intelectuais, operários, soldados, e até camponeses. Seus membros eram escolhidos por aclamação popular, que tinha dois objetivos: primeiro, a verdadeira libertação da massa da população, oprimida pela minoria de nobres e capitalistas e, segundo, o enfraquecimento de todas as forças políticas não socialistas, chamados por eles de "burgueses" ou "capitalistas".

8 Expressão da revolução: A foice: trabalhadores do campo.
O martelo: trabalhadores urbanos.

9 A expressão Revolução Russa é relativa às duas revoluções vitoriosas de 1917:
Revolução de fevereiro de 1917 A Revolução de fevereiro de 1917 pode ser considerada uma primeira etapa que envolvia o contexto específico da Rússia e da economia mundial da época. Revolução de Outubro de 1917 Também conhecida como Revolução Bolchevique, foi organizada pelo partido bolchevique

10 A Revolução de Fevereiro deu fim a regime czarista russo.
A primeira, denominada Revolução de Fevereiro (Março, pelo calendário juliano, então usado na Rússia), levou à queda da autocrática monarquia imperial. A Revolução de Fevereiro deu fim a regime czarista russo.

11 Em 1917, na Rússia, as mulheres socialistas realizaram seu Dia da Mulher no dia 23 de fevereiro, pelo calendário russo. Nesse dia, tecelãs e costureiras saíram às ruas em manifestação por pão e paz. Declararam-se em greve. Essa manifestação foi o estopim do começo da primeira fase da Revolução Russa, a Revolução de Fevereiro.

12 A segunda, denominada Revolução Bolchevique ou Revolução de Outubro, foi organizada pelo partido bolchevique contra o governo provisório instalado na primeira fase. Um pôster de propaganda bolchevique celebrando o segundo aniversário da Revolução de Novembro de A supremacia bolchevique foi assegurada pela derrota das forças "brancas" contra-revolucionárias pelo Exército Vermelho de Trotski em 1920 (AKG).

13 Paz, Pão, Educação, Saúde e Habitação.
Em Outubro de 1917, um golpe revolucionário liderado por Lênin derrubou o governo liberal que tinha sucedido ao regime dos Czares, depois de milênios de opressão do povo por déspotas, monarcas, papas e senhores feudais. Combatida por países capitalistas, a Revolução Bolchevique triunfou, levando a Rússia do estado feudal até a conquista do Espaço, em menos de 50 anos. Só por si, esta transformação significa uma experiência de grande valor histórico: uma ideologia centrada no Homem e nos valores fundamentais da sua vida: Paz, Pão, Educação, Saúde e Habitação. Lênin discursando durante a Revolução

14 Terminada a guerra civil, a Rússia estava completamente arrasada, com graves problemas para recuperar sua produção agrícola e industrial. Visando promover a reconstrução do país, Lênin criou a GOSPLAN, encarregada da coordenação geral da economia do país. Em 1921, adaptou-se um conjunto de medidas conhecidas como NEP. Entre as medidas tomadas pela NEP destacam-se: liberdade de comércio interno, liberdade de salário aos trabalhadores, autorização para o funcionamento de empresas particulares e permissão de entrada de capital estrangeiro para a reconstrução do país. O Estado russo continuou, no entanto, exercendo controle sobre setores considerados vitais para a economia: o comércio exterior, o sistema bancário e as grandes indústrias de base.

15

16 Союз Советских Социалистических Республик
O governo de Stalin Союз Советских Социалистических Республик

17 Com a morte de Lênin, Stalin disputa o poder com Trotsky (líder do exército vermelho);
Com a derrota, Trotsky foi banido da União Soviética e assassinado a mando de Stálin em 1940; A grande meta de Stálin era tornar a URSS uma potência industrial, investe nas indústrias de base (mineração, máquinas e energia);

18 Stálin aboliu a NEP e criou os planos qüinqüenais (eram estabelecidas as metas da economia russa em um prazo de cinco anos) O capital para construir as indústrias veio da agricultura; A produção tinha de ser entregue ao Estado. Os operários foram impedidos de mudar de emprego e fazerem greves;

19 Stálin exerceu forte controle sobre as atividades do Partido Comunista.
Os setores intelectuais e políticos da época só tinham espaço na medida em que concordavam com as ideologias stalinistas. O stalinismo se firmou com traços claramente ditatoriais que contrariavam as idéias libertárias e igualitárias do socialismo.

20

21

22

23

24 A Revolução Russa estabeleceu a experiência socialista de fato?


Carregar ppt "Revolução Russa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google