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Departamento Jurídico-Financeiro

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Apresentação em tema: "Departamento Jurídico-Financeiro"— Transcrição da apresentação:

1 Departamento Jurídico-Financeiro
Diretor: Victor Emmanuel da C Cirilo

2 Dicas para uma boa Gestão Financeira

3 Dicas para manter uma boa Gestão Financeira de uma Empresa
Elaborar e manter os relatórios gerenciais (controles financeiros) sempre atualizados; Acompanhar periodicamente os indicadores financeiros; Manter os estoques em níveis compatíveis com o volume de vendas. Evitar os excessos de compras; Fuja sempre que possível de desconto de cheques pré-datados e duplicatas, evitando assim o aumento das despesas financeiras; Mantenha um controle permanente das despesas fixas, procurando mantê-las compatíveis com a capacidade da empresa;

4 Dicas para manter uma boa Gestão Financeira de uma Empresa
Determine um valor fixo e data fixa para pagamento do seu pró-labore, não esquecendo de limitar seu valor dentro das possibilidades da empresa; Peça orientações do seu contador sobre o melhor enquadramento tributário da sua empresa, visando reduzir a carga tributária; Adote políticas de formação de preços de venda, que mantenham a empresa competitiva, porém sempre pensando na rentabilidade do negócio; Sempre que fizer propaganda, análise o custo/benefício da mesma para os negócios da empresa; Evite os descasamentos de prazos entre os pagamentos de compras com os recebimentos das vendas a prazo;

5 Dicas para manter uma boa Gestão Financeira de uma Empresa
Procure adotar critérios seguros e adequados para liberar o crédito nas vendas a prazo, livrando, assim, o aumento da inadimplência; Não se esqueça de que as três principais áreas de sua empresa são: Compras e Estocagem, Vendas e Marketing e Administração e Finanças. Normalmente os problemas financeiros são decorrentes da falta de planejamento, organização, liderança e controle nas atividades empresariais de compras, estocagem e vendas.

6 Erros da Gestão Financeira

7 Quais os erros mais comuns na gestão financeira?
A inexistência de uma adequada gestão financeira pelas empresas provoca uma série problemas de análise, planejamento e controle financeiro das suas atividades operacionais: Não ter as informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber, valor das contas a pagar, volume das despesas fixas ou financeiras, etc. Isso ocorre porque não fazem o registro adequado das transações realizadas.

8 Quais os erros mais comuns na gestão financeira?
Não saber se a empresa está tendo lucro, ou não, em suas atividades operacionais, porque não elaboram o demonstrativo de resultados. Não calcular corretamente o preço de venda de seus produtos, porque não conhecem os seus custos e despesas. Não conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, e o volume e o destino dos pagamentos, porque não elaboram o fluxo de caixa.

9 Quais os erros mais comuns na gestão financeira?
Não saber o valor patrimonial da empresa, porque não elaboram o balanço patrimonial. Não saber quanto os sócios retiram de pró-labore, porque não estabelecem um valor fixo para a remuneração dos sócios. Não conhecer corretamente o custo das mercadorias vendidas, porque não fazem um registro adequado do estoque de mercadorias.

10 Quais os erros mais comuns na gestão financeira?
Não saber corretamente o valor das despesas fixas da empresa, porque não fazem separação das despesas pessoais dos sócios em relação às despesas da empresa. Não saber administrar corretamente o capital de giro da empresa, porque não conhecem o ciclo financeiro de suas operações. Não fazer análise e planejamento financeiro da empresa, porque não tem um sistema de informações gerenciais (fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balanço patrimonial).

11 Erros que levam a falência

12 Que tipos de ações levam as empresas à falência?
Um dos erros mais comuns, e também mais sérios, é o de confundir gastos pessoais com gastos da empresa. O patrimônio da empresa não deve ser misturado ao patrimônio dos donos. Ausência de um plano de negócios compatível à realidade do mercado. Investimento não planejado, ou seja, investir, e fixar metas, sem uma avaliação precisa das necessidades operacionais.

13 Que tipos de ações levam as empresas à falência?
Ausência de controle dos custos, bem como de outros controles internos ligados à capacidade de gerenciamento de uma empresa, tais como: compras, vendas, estoques, finanças, contabilidade, recursos humanos, etc. Estabelecer prazos de venda sem levar em conta o capital de giro. Acumular dívidas e utilizar recursos emprestados, a uma alta taxa de juros, para suportar os gastos da empresa.

14 Que tipos de ações levam as empresas à falência?
Fazer vendas a prazo, sem adotar uma análise de crédito criteriosa, como comprovante de renda ou residência, referências, consultas de crédito, etc. Inexperiência dos sócios no ramo de atividade escolhido para o empreendimento. Remuneração dos sócios incompatível com a situação financeira da empresa. Ressalta-se, contudo, a importância da constante capacitação do empresário.


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