A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARTOGRAFIA Etmologia: Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) Conceito: "A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARTOGRAFIA Etmologia: Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) Conceito: "A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações."— Transcrição da apresentação:

1 CARTOGRAFIA Etmologia: Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) Conceito: "A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e sócio-econômicos, bem como a sua utilização.“ (UNESCO)

2 Natureza da Cartografia
Comunicação Informações; Idéias; Habilidades; Palavras; Imagens; Figuras; Gráficos CARTOGRAFIA

3 História e evolução da Cartografia
2500 anos AC, um dos primeiros mapas encontrados. Representa os rios Tigres e Eufrates na Mesopotâmia. Mapa de Ga-Sur

4 CARTOGRAFIA Fenícios – elaboraram as primeiras cartas naúticas.
Eratóstene – o tamanho da Terra ( 256 – 175 AC) 50 X 800 Km = Km Medidas atuais = Km

5 Tabula itineraria Peutigeriana
CARTOGRAFIA Romanos – fins bélicos, militares e expansionistas. (Século IV) Tabula itineraria Peutigeriana

6 CARTOGRAFIA Idade Média – retrocesso na Cartografia (Sec.IV – XV) utilizada como um suplemento ilustrativo de textos liturgicos, de livros sagrados, e trabalhos de cunho histórico-geográficos . O mais mais famosos foram os mapas T-O O Mundo dividido em três partes: Ásia (metade superior) Europa (metade inferior a esquerda) África ( metade inferior a direita)

7 CARTOGRAFIA Renascimento – Grandes navegações e a descoberta da Bússola, Imprensa, técnica de gravação e aperfeiçomento de instrumentos Astronômicos. Criação da Escola de Sagres. Carta Atlântica

8 Costa do Brasil - África
CARTOGRAFIA Idade Média - Moderna – Mapas Portulanos que procuravam mostrar com o máximo de detalhes as regiões litorâneas. Costa do Brasil - África

9 CARTOGRAFIA Idade Contemporânea – Grande revolução na Cartografia ?


Carregar ppt "CARTOGRAFIA Etmologia: Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) Conceito: "A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google