A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reading and the Communication Process

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reading and the Communication Process"— Transcrição da apresentação:

1 Reading and the Communication Process
Professora Simone S. Junges

2 READING Segundo Wallace (1992), as sociedades tecnológicas partem do princípio de que seus membros sabem ler.

3 POR QUE LEMOS ? Por prazer; Para adquirir informações;
Para encontrar informações específicas; Para aprender.

4 Leitura em Língua Inglesa
Processo social e interativo; Atividade pessoal e privada.

5 Leitura em Língua Inglesa
Processo social e interativo; Atividade pessoal e privada.

6 Leitura e Linguagem Servem a um propósito;
Fazem sentido apenas em um contexto;

7 Propósito do autor: compartilhar sua mensagem com o leitor;
2. Propósito do leitor: compreender a mensagem que o autor pretendeu transmitir;

8 Leitura e Linguagem Servem a um propósito;
Fazem sentido apenas em um contexto;

9 O que pode dificultar a compreensão do texto?
Não conhecer o código; Não dominar o vocabulário; Não ter conhecimento prévio do tema;

10 Shared assumptions (author and reader):
Código; Domínio do vocabulário; Conhecimento do tema; Ponto de vista; Crenças; Valores;

11 Qual o objetivo das pessoas nas situações abaixo?
Um homem, no guichê da rodoviária, procura ler uma tabela. Uma criança de três anos, no colo de seu pai, folheia um livro infantil. Um acadêmico, na biblioteca, lê um livro, e, ocasionalmente, faz anotações.

12 Leitura X Leitores: Quantos significados pode ter a pergunta “Você consegue ler isso?”
Em um consultório oftalmológico. Um professor de séries iniciais mostrando um cartaz com a palavra “AQUI” a uma criança. Um líder religioso pede a um grupo de crianças que leiam o Alcorão em voz alta. Uma pessoa compra um DVD e pede explicações sobre as instruções escritas no manual.

13 Assim, podemos definir leitura de quatro formas diferentes:
Identificar (habilidade física); Decodificar (ler, sem atribuir significado); Relacionar a escrita aos sons dos símbolos (recitar); Interpretar (compreender e reagir).

14 ENTÃO, COMO LER ? Skimming; Scanning; Criando hipóteses;
Buscando responder uma pergunta; Buscando informações gerais; Buscando informações específicas.

15 Seja um leitor eficiente!
Estude o layout: título, fonte, figuras, gráficos, etc. Dear Jean,

16 Crie hipóteses: conteúdo, e função do texto;
Leia o texto rapidamente: qual é o assunto? Leia novamente, agora detalhadamente; Confirme ou revise suas hipóteses; Encontre as palavras-chave; Faça um resumo ou esquema do texto.

17 Top-down Processing Utilizamos as experiências adquiridas (esquemas mentais) para captarmos a idéia geral do texto: consideramos o texto como um todo.

18 Bottom-up Processing Estilo de leitura que procura reconhecer as palavras e expressões, a estrutura da frase e a sintaxe. É usada quando há dúvidas entre a mensagem compreendida e a mensagem pretendida.


Carregar ppt "Reading and the Communication Process"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google