A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTAD Formação Técnica em Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTAD Formação Técnica em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 FTAD Formação Técnica em Administração
Aula 04 Prof. Arlindo Neto

2 Competências que trabalharemos neste módulo
Conhecer as funções e importância de um Sistema de Informação Gerencial.

3 O que é um Sistema de Informação Gerencial?
Sistema de Informação Gerencial, ou SIG, é um sistema que consiste na rede de canais de comunicação numa organização. Um sistema de informação é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação.

4 O que é um Sistema de Informação Gerencial?
Incluem-se tipicamente hardware, software, pessoas, sistemas de comunicação em geral.

5 O que é um Sistema de Informação Gerencial?
As atividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão.

6 O que é um Sistema de Informação Gerencial?
No contexto empresarial, os sistemas de informação ajudam os processos de negócio e operações, tomadas de decisão e estratégias competitivas.

7 Sistema de Informação Gerencial – SIG
O SIG abrange a empresa nas áreas: Estratégica; Tática; Operacional.

8 Conceitos Básicos Dado:
É todo e qualquer elemento que por si só não expresse um determinado fato. Deve-se distinguir DADO de informação. O que diferencia um dado de uma informação, é o conhecimento que ela propicia ao tomar decisões.

9 Informação (Conhecimento)
Conceitos Básicos Dado Informação (Conhecimento) NOTA: Veja as páginas 152 e 153 de sua apostila. OS DADOS SÃO AGRUPADOS E TRANSFORMADOS EM INFORMAÇÃO

10 Exemplo de dados numa empresa
Quantidade de produção; Custo de matéria prima; Número de empregados.

11 Exemplo de dados empresa
O resultado da análise desses dados é a informação. Ou seja: Capacidade de produção; Custo de venda do produto; Produtividade do funcionário.

12 Informações sobre o SIG
Há uma grande interligação do sistema de informações gerenciais com o processo decisório. É necessário um sistema de informações eficiente para um processo adequado de decisões.

13 Informações sobre o SIG
A forma de apresentação da informação pode afetar sua utilização. A informática é uma inovação tecnológica que permite o armazenamento e tratamento da informação.

14 Informações sobre o SIG
As empresas têm tratado a informação como um recurso vital. Ela afeta e influencia a produtividade, a lucratividade e as decisões estratégicas das empresas.

15 Informações sobre o SIG
Para o processamento da informação, são necessários recursos tecnológicos e humanos, novas formas de coordenação e controle.

16 A importância do SIG para as empresas
Redução no custo das operações; Melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço; Melhoria na produtividade; Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;

17 A importância do SIG para as empresas
Melhoria na tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações mais rápidas e precisas; Estimulo de maior interação entre tomadores de decisão; Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;

18 A importância do SIG para as empresas
Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações; Melhoria na estrutura de poder, proporcionar maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema; Redução do grau de centralização de decisões na empresa;

19 A importância do SIG para as empresas
Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.

20 Esquema básico do SIG O sistema de informações é representado pelo conjunto de subsistemas. Permite caracterizar as informações básicas que serão necessárias à contribuição dos cadastros de cada subsistema.

21 Esquema básico do SIG A empresa deve ser enfocada do ponto de vista de suas funções e atividades, independentemente da estrutura organizacional vigente.

22 Áreas funcionais do SIG
Marketing; Produção; Administração Financeira; Administração de Materiais; Administração de Recursos Humanos; Administração de Serviços; Gestão Empresarial.

23 Descrição das funções e atividades
Há dois tipos de áreas funcionais: FIM e MEIO. Servem, basicamente, como exemplo e não como uma abordagem estática.

24 Áreas funcionais de FIM
Funções e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação. Podem pertencer a essa categoria as seguintes áreas funcionais: Marketing Produção

25 Áreas funcionais de MEIO
Funções e atividades que proporcionam os meios para que haja a transformação de recursos. Vejamos no próximo slide as seguintes áreas funcionais de MEIO:

26 Áreas funcionais de MEIO
Administração financeira Administração de materiais Administração de recursos humanos Administração de serviços Gestão empresarial

27 Áreas Funcionais O próximo slide representa graficamente as área funcionais de uma Empresa

28

29 Áreas Funcionais Devem ser analisadas quanto as suas existências e interações. Cada área funcional é formada por um conjunto de funções, em cada função existem grupos de atividades específicas e inter-relacionadas.

30 Áreas Funcionais Área Funcional: Marketing

31 Área Funcional: Marketing
Função PRODUTO: Desenvolvimento dos produtos atuais; Lançamento de novos produtos; Estudo de mercado; Forma de apresentação; Embalagem.

32 Área Funcional: Marketing
Função DISTRIBUIÇÃO: Expedição; Venda direta; Venda por atacado.

33 Área Funcional: Marketing
Função PROMOÇÃO: Material promocional; Promoção; Publicidade; Propaganda; Amostra grátis.

34 Área Funcional: Marketing
Função PREÇOS: Estudos e análises; Estrutura de preços, descontos e prazos.

35 ATIVIDADE Descreva com suas palavras e com no mínimo 30 linhas as funções dos setores abaixo: Produção Administração Financeira Administração de Materiais Administração de Recursos Humanos Administração de Serviços Gestão Empresarial

36 Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

37 NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS:
Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA.

38 ATIVIDADE DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM.
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA


Carregar ppt "FTAD Formação Técnica em Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google