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MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 1

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Apresentação em tema: "MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 1"— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 1
Prof.(a): Marivane Santos

2 Competências a serem trabalhadas
Marketing Pessoal Gestão da Carreira Português Instrumental ACI -ATIVIDADE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR

3 MARKETING PESSOAL Aplicar as técnicas de marketing pessoal na gestão da carreira de forma ética.

4 Cuide de sua carreira e faça a diferença no mercado de trabalho!”
Alguns requisitos que devem ser observados para fazer a diferença como profissional. Conhecimento: Não basta ter um diploma, e sim, buscar cada vez mais novas formas de diferenciação. 2. Perfil Empreendedor: O profissional deve se enxergar como um sócio.

5 INTRODUÇÃO 3. Rede de Contatos: Criar e manter uma boa rede de contatos é a chave mágica que consegue abrir diversas portas. 4. Comunicação: Não dá para pensar em um profissional que não se comunique tanto verbalmente quanto de forma escrita.

6 INTRODUÇÃO 5. Autoestima e Motivação: Amar-se profundamente, ter uma motivação para a vida e buscar a felicidade sem depender dos outros . Fracassos sempre existirão em todas as áreas, mas não devemos desistir de nossos objetivos pessoais e profissionais. Cuide de sua carreira e faça a diferença no mercado de trabalho!”

7 MARKETING PESSOAL INTRODUÇÃO
Marketing Pessoal: É uma ferramenta que pode ajudar muito no desenvolvimento de uma carreira profissional.

8 MARKETING PESSOAL O que é Marketing Pessoal?
É um instrumento fundamental para que você se mostre ao mercado como um produto que deve ser comprado e valorizado. Ninguém compra seu talento e competência se não descobrir que você os tem. Marketing Pessoal deve ser feito na base da verdade, ética e valores do ambiente onde você quer atuar.

9 MARKETING PESSOAL A Importância do Marketing Pessoal –
A necessidade da implantação de um plano de marketing pessoal está se tornando cada vez maior. A maioria dos profissionais, concordam com a importância de se ter um plano de marketing pessoal para gerir suas carreiras.

10 MARKETING PESSOAL Em função da falta de ação dos profissionais, vamos apresentar algumas razões, para motivar a desenvolver seu plano de marketing pessoal. ( Ari Lima:consultor e palestrante) Razão 1 Um plano de marketing é como uma “receita de bolo” que pode ser elaborado em poucos dias, e seu conteúdo, na maioria das vezes, é formado por ideias práticas e de fácil aplicação.

11 MARKETING PESSOAL Razão 2 O tempo corre contra você, quanto mais rápido implantar seu plano de marketing, mais rápido serão os resultados para sua carreira. Razão 3 Provavelmente você já tem inúmeros concorrentes promovendo suas respectivas carreiras no mercado. Razão 4 É um hábito, e você precisará de tempo para se habituar com esta nova maneira de agir em sua vida.

12 MARKETING PESSOAL Razão 7 O plano de marketing pessoal traz
Razão 5 Cria novas oportunidades de negócios, geralmente,significam mais dinheiro. Razão 6 Um plano de marketing pessoal pressupõe que você conquistará outros ciclos de amizade, isto dará uma nova perspectiva de satisfação a sua vida pessoal e profissional. Razão 7 O plano de marketing pessoal traz reconhecimento social pelos anos de esforços, estudos e trabalho.

13 MARKETING PESSOAL Razão 8 Maior status social é o que obterá com o sucesso profissional conseguido através de seu plano de marketing pessoal. Razão 9 A realização de seus sonhos de consumo, e de muitos outros sonhos, poderá ser conquistada através do sucesso obtido com o marketing pessoal. Razão 10 A realização profissional traz uma sensação superior de satisfação.

14 MARKETING PESSOAL Plano de marketing pessoal
É algo fácil de ser implantado, trata-se de um conjunto de ações e ferramentas que, se utilizados em conjunto, ajudam a promover a carreira de um profissional.

15 PLANO DE MARKETING PESSOAL
Na primeira parte de um plano de marketing pessoal é preciso desenvolver alguns atributos para ter um impacto positivo em sua atuação profissional como qualidades : I.Auto-motivação II.Liderança III.Criatividade

16 PLANO DE MARKETING PESSOAL
IV.Bom humor V.Capacidade de produzir conhecimento. VI.Relacionamento interpessoal e sua capacidade de sonhar são os atributos essenciais que precisam ser desenvolvidos e incorporados a sua carreira profissional.

17 PLANO DE MARKETING PESSOAL
A outra parte do plano de marketing consiste na aplicação de ferramentas para promoção pessoal. I.Construção de uma rede de relacionamentos. (networking) II.Criação de um site pessoal III.Utilização de cartões de visitas de uma maneira dinâmica IV.Ter um sistema de relações públicas pessoal

18 PLANO DE MARKETING PESSOAL
Dentre outras ferramentas, que ajudarão a promover sua carreira e sua imagem no mercado de trabalho,estes conceitos e ações precisam estar “amarrados” em um planejamento coerente.: “plano de marketing pessoal e profissional”. Para o palestrante da área comportamental Múcio Morais, antes de iniciar um plano de marketing pessoal é importante responder as seguintes perguntas...: *

19 PLANO DE MARKETING PESSOAL
1. QUEM É VOCÊ - Um bom trabalho de marketing pessoal precisa começar por ai, uma autoanálise. 2. QUAIS SÃO SEUS DIFERENCIAIS Conhecer os pontos forte e fracos de sua personalidade... 3. O QUE AS PESSOAS DIZEM DE VOCÊ? Sua imagem diante dos outros.

20 PLANO DE MARKETING PESSOAL
4. COMO VOCÊ REAGE SOB PRESSÃO? - Atingir metas, planejar e cumprir, seguir ordens ou estratégias, administrar conflitos, ser cobrado, ser criticado, trabalhar em equipe, relatar, prestar contas, seguir esquemas e processos 5. EM QUE NÍVEL ESTÁ SEU - Autoconhecimento, autoestima, auto-motivação, humor, sensibilidade, autonomia intelectual, organização, relacionamento interpessoal, criatividade, visão, liderança e auto-liderança.

21 PLANO DE MARKETING PESSOAL
6. COMO VOCÊ ENCARA VALORES COMO: PROATIVIDADE E REATIVIDADE. Estas características trazem credibilidade e segurança nas relações profissionais e pessoais. A questão comportamental é o fator decisivo ao final de qualquer processo, seja na conquista de mercado ou na ascensão profissional dentro de uma organização. “As pessoas são contratadas pelo seu currículo técnico, mas são demitidas pelos seus comportamentos”. Peter Drucker foi quem inventou a Gestão como disciplina.

22 PLANO DE MARKETING PESSOAL
Pro atividade É o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio. Reatividade -Ações reativas são a grande maioria no cotidiano dos brasileiros, que costumeiramente “deixam tudo para a última hora”, essas ações tem como principal função apagar pequenos ou grandes incêndios

23 IMPORTANTE PARA UM BOM MARKETING PESSOAL
Vestuário, etiqueta e bons costumes, que plicados de forma habitual e sincera, constituirão um algo mais decisivo na sua carreira no seu estilo de ser na sua vida.“Vender sua imagem, sua ideia e sua competência” Saber se expressar e falar bem evita o comprometimento pessoal. Seja pontual. A elegância é a arte de se fazer notado. O mundo trata melhor quem se trata melhor, seja na vida social, seja na carreira profissional.

24 IMPORTANTE PARA UM BOM MARKETING PESSOAL
Pensamentos, atitudes, apresentação e comunicação, além da ética e da capacidade de liderança de se automotivar e motivar as pessoas a sua volta, faz parte do marketing pessoal. O primeiro momento do seu marketing pessoal é fazer as perguntas e respostas sobre você. EX: Quem sou eu? Quem precisa de mim? Qual é o meu mercado? Quais as minhas características como produto? Qual é o meu diferencial?

25 IMPORTANTE PARA UM BOM MARKETING PESSOAL
Finalmente meu ponto de venda. Onde vou atuar ? Onde vou exercer as ações definidas do entendimento de minha Missão? Ao realizar uma autoanálise, fica mais fácil de construir o seu Currículo Profissional (antigamente intitulado Curriculum Vitae)

26 CURRÍCULO PROFISSIONAL OU CURRICULUM VITAE
As duas formas estão corretas, mas tente evitar a palavra “curriculum vitae”, que é uma expressão em latim que significa “trajetória de vida”. É dessas duas palavras que vem as iniciais CV. Já “currículo” é a forma aportuguesada da palavra em latim e é também a mais aceita pelas empresas. O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho.

27 CURRÍCULO PROFISSIONAL
Alguns cuidados na elaboração do Currículo : • Deve-se redigi-lo de forma clara e objetiva. • Distribuir o conteúdo em uma ou, no máximo,duas páginas inteiras. • Apresentar as experiências mais recentes antes das mais antigas • Utilizar fonte do tipo Arial ou Times New Roman, de tamanho entre 10 e 12.

28 CURRÍCULO PROFISSIONAL
Tipos de Currículo : • Com descrição de atividades . • Com resumo de qualificações. Alguns itens que deve conter um Currículo : • Não precisa ser muito extenso. • A foto deve ser incluída somente quando for solicitada • Seja honesto nas informações. • Escolha palavras simples e escreva frases curtas; .

29 CURRÍCULO PROFISSIONAL
• A apresentação é muito importante. • envie sempre o documento original. • As informações precisam ser atualizada.. Alguns itens que não deve conter um Currículo • Assinatura;Data. • Nomes de pais, cônjuge e filhos. • Referências pessoais • Pretensão salarial . • Motivo de saída dos empregos. • Certificados de cursos realizados.

30 ELABORANDO CURRÍCULO PROFISSIONAL
Dados Pessoais: Nome, idade, telefones ; Objetivo e especificar o cargo; Competências Desenvolvidas: Resumo do Conhecimentos,Habilidades e Atitudes. Experiência Profissional: Histórico das empresas onde trabalhou. Formação Acadêmica: Cursos de pós-graduação,de graduação e de ensino médio, quando for profissionalizante.

31 REDES DE RELACIONAMENTO NA INTERNET
A construção de uma rede de relacionamentos, é um investimento em marketing pessoal,para que ele possa efetivamente extrair e gerar resultados, adquirindo assim credibilidade dos seus contatos e procurando conquistar um espaço,sabendo da importância da rede de contatos ou networking para o sucesso profissional e Pessoal.

32 REDES DE RELACIONAMENTO NA INTERNET
Comunidades virtuais que promovem novas amizades e encontro essa é a definição de sites como : Facebook,Orkut e inúmeros outros. Facebook - É o preferido da internet,pode-se determinar quem poderá acessar suas informações e delimitar o grupo de amigos. O chat e livre,a capacidade de publicação de fotos são fortes atraentes para o público.

33 REDES DE RELACIONAMENTO NA INTERNET
MSN Atualmente com o novo nome de Windows Live Messenger, permite além do envio das mensagens instantâneas comuns, realizar chamadas de voz e vídeo, à semelhança das funcionalidades disponibilizadas pelo serviço Skype, que é um pouco difundido. Skype É um programa que funciona como um comunicador de voz e mensagens de texto usando a Internet como meio de comunicação.

34 CARTÃO DE VISITAS É uma arma pequena, mas poderosa, na conquista de um emprego de novos clientes e de amigos. O profissional necessita se habituar a utilizar esta importante ferramenta de marketing de maneira ativa e em todas as oportunidades principalmente em eventos e reuniões que participar. O cartão é importante para conquistar novos parceiros e ampliar seu networking.

35 ATIVIDADE 1.Quais os requisitos para fazer a diferença como profissional? 2.O que é marketing pessoal e quais as 10 razões citada pelo consultor Ari Lima? 3.Fazendo seu próprio plano de marketing pessoal responda:Quem é você ?Quais são seus diferenciais?o que as pessoas dizem de você?Como você reage sob pressão?

36 ATIVIDADE 4.Preencha seu perfil por completo no nosso site.
5.Responda a pergunta que esta no fórum.(Até o dia 25/06 as 18:00) 6.Para debate no chat: Qual a melhor rede social para conseguir emprego?

37 ATIVIDADE Entrega: 30/06/2012 Até às 23:00 hrs.
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

38 DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões. (Vale também para nota da atividade). Chat dia 21/06/2012 Quinta-feira, no horário das 19:30 às 20:30 Hrs


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