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FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING

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Apresentação em tema: "FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Professor: Arlindo Neto

2 Gestão de Marketing publicidade e propaganda gestão comercial
Competências a serem trabalhadas Gestão de Marketing publicidade e propaganda gestão comercial

3 FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO
gESTÃO de Marketing Conhecer as características dos 4Ps do marketing de uma organização Ler e compreender um Plano de Ação de marketing em uma empresa-exemplo

4 “A organização de marketing terá de redefinir seu papel: em vez de administrar as interações com os clientes, deverá integrar todos os processos de interface com os clientes.” Philip Kotler

5 O que é o Marketing ? O Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, isto é, o Marketing supre as necessidades lucrativamente. Philip Kotler

6 Outra Definição de Marketing
Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

7 Outra Definição de Marketing
Partindo da Composição da própria palavra: Marketing = Market + Ing Ou seja, Market = Mercado, no sentido de fazer Negócios. Ing = Gerundio Fazer Negócios Permanentemente com intuito de gerar lucro

8 O que não é Marketing? Marketing não é apenas publicidade;
Marketing não é apenas marketing direto; Marketing não é apenas telemarketing; Marketing não é apenas folheteria; Marketing não é apenas show busines;

9 O que não é Marketing? Marketing definitivamente não é contar piadas;
Marketing definitivamente não é mostrar-se inteligente; Marketing definitivamente não é complicação ; Marketing definitivamente não é um santo milagre;

10 Necessidades Desejos e Demandas
Necessidade é um estado de privação de alguma satisfação básica. Necessitamos de alimento, roupa, abrigo, segurança, sentimento de posse e autoestima. Essas necessidades não são criadas pela sociedade ou pelas empresas.

11 Os 4Ps do Marketing

12 O que é um produto? Algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade.

13 Os cinco níveis de um Produto
Hierarquia de valor para o consumidor

14 Os cinco níveis do produto
Benefício Núcleo – O serviço ou Benefício fundamental que o consumidor esta realmente comprando. Produto Genérico – A empresa deve transformar o benefício núcleo em um produto básico. Produto Esperado - um conjunto de atributos e condições que os compradores, esperam e concordam quando compram esse produto.

15 Os cinco níveis de um produto
Produto Ampliado – A empresa espera atender aos desejos dos consumidores além das expectativas. Produto Potencial – Envolve todas as ampliações e transformações que este produto deve sofrer no futuro.

16 Classificação dos Produtos
Durabilidade e Tangibilidade Bens duráveis – Tangíveis e que sobrevivem a muitos usos; Bens não duráveis – Tangíveis, consumidos após um ou alguns usos; Serviços – Intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Exigem mais controle de qualidade, credibilidade e adaptabilidade.

17 O que é Preço? Preço é o único elemento do composto de marketing que produz receita, os outros elementos geram custos; O preço é também um dos elementos mais flexíveis do composto de marketing porque pode ser rapidamente modificado, o que não ocorre com as características de um produto ou com os compromissos assumidos com os canais de distribuição.

18 Erros mais comuns na decisão de preço
Preços muito orientados para custos; Preços não revisados o suficiente para capitalizar as mudanças do mercado; Preços estabelecidos independentemente dos demais componentes do composto de marketing; Preço não é suficientemente variado para itens de produtos, segmentos de mercado e ocasiões de compra;

19 Fatores a considerar na definição de preços
O preço que uma empresa cobra ficará entre um que seja muito alto para produzir qualquer demanda e outro que seja muito baixo para produzir lucros.

20 Estabelecimento dos preços

21 Praça “O intermediário não é apenas um elo em uma corrente forjada por um fabricante, mas um mercado independente, o foco de um amplo grupo de consumidores para os quais ele compra.” Philip Mcvey

22 Distribuição Após um produto ser produzido, com o seu preço estabelecido ele precisa ser distribuído no mercado de forma a estar ao alcance do público-alvo.

23 Definições dos Canais

24 Quem são os canais de Marketing?
A maioria dos fabricantes trabalham com intermediários de marketing para colocar seus produtos no mercado. Eles constituem o Canal de Marketing. Canais de Marketing são conjuntos de organizações interdependentes envolvidos no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo.

25 Por que o uso de intermédiários?
O uso de intermediários aumenta a eficiência da distribuição de bens por torná-los amplamente disponíveis e acessíveis aos mercados-alvos.

26 Promoção “Já foi o tempo em que se as pessoas compravam sapatos para manter os pés secos e aquecidos...” “...Comprar sapatos tornou-se uma experiência emocional. Agora, nosso negócio é vender emoção, em vez de sapatos.” Francis Rooney

27 Comunicações Eficazes
Decisão sobre o composto promocional Decidir sobre alocar os recursos utilizando as cinco ferramentas promocionais

28 Ferramentas específicas de Comunicação:
Propaganda Ferramentas específicas de Comunicação: Anúncios impressos e de rádio e TV; Anúncio em embalagens; Encartes em embalagens; Anúncios em projeções cinematográficas;

29 Propaganda Catálogos e folhetos; Anuários; Reproduções de Anúncios;
Cartazes luminosos; Anúncios em lojas; Displays de PDV; Materiais audiovisuais; Símbolos e logos;

30 Promoção de Vendas Concursos, sorteios, loterias; Brindes;
Amostra grátis; Feiras e convenções; Exposições; Demonstrações; Cuponagem;

31 Promoção de Vendas Descontos; Financiamento a juros baixos;
Programas de trocas; Programas de fidelização; Distribuição de adesivos;

32 Relações Públicas e Publicidade
Kits para a imprensa; Apresentação ao vivo na imprensa; Seminários; Relatórios anuais; Doações de caridade; Patrocínios; Publicações; Relações com a comunidade; Revista da Empresa; Eventos.

33 Venda Pessoal Apresentação de vendas; Convenções de vendas;
Programas de incentivo; Distribuição de amostras; Feiras e convenções;

34 Marketing Direto Catálogos; Lista de clientes (mailing list);
Telemarketing; Compra eletrônica; Compra por televisão; ;

35 Marketing Direto Correio de voz; E-commerce; Sites de relacionamentos;
Blogs; VoIP;

36 guru do Marketing que previu o CRM
Inove no mercado “A vantagem competitiva voltará para a empresa que for mais inteligente no processo criativo de comunicação e de retenção da fidelidade do cliente”. Stann Rapp guru do Marketing que previu o CRM

37 ATIVIDADE 1- Pesquise outras definições para o Marketing? 2- Faça uma pesquisa sobre os 4Ps do Marketing, abrangendo o que foi dado em aula, incluindo outros elementos como o Brand Equity, fazendo uma có-relação com a Pirâmide de Maslow.

38 ATIVIDADE 4- O trabalho deverá ser no Formato da ABNT 2012, com no mínimo seis folhas de desenvolvimento. 6- Para debate no chat: Na sua opinião qual item é mais importante dentre os 4Ps?


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