A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação."— Transcrição da apresentação:

1 AMPLIAÇÃO DE APRENDIZAGENS, DE TEMPOS E DE OPORTUNIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR

2 O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação do homem como ser multidimensional, mais consciente e preparado que, com competência, esteja apto a enfrentar os desafios advindos da própria evolução humana.

3 QUAL A FUNÇÃO DA ESCOLA?

4

5 Para que a escola possa cumprir seu papel social, torna-se imperiosa a necessidade de implementar uma ação educativa emancipadora, que garanta o direito à educação de qualidade, que contemple e acompanhe essa evolução, sem perder de vista as aquisições socioculturais e educacionais.

6 A instituição denominada ESCOLA, necessariamente, em função do contexto, deve expandir seu foco de atuação, assumindo, concomitantemente, uma diversidade de papéis que a sociedade lhe impõe, intencionalmente ou não, qual seja, o de educar e o de proteger.

7 O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRAL?
Educar integralmente é formar uma pessoa globalmente, tornando-a apta a participar do mundo no qual vive de modo a realizar e expandir suas necessidades e potencialidades. Maurício Ernica

8 Como ampliar oportunidades, aprendizagens, tempos e espaços?

9 Política de atendimento ao aluno em tempo integral
É uma política que estabelece condições para o atendimento do ALUNO EM TEMPO INTEGRAL.

10 Projetos de Atividades Educacionais Complementares – Praec
Espaço de Cidadania, Escola Conectada, Biblioteca Cidadã e Saúde e Prevenção Educação Ambiental Arte Desporto

11

12 ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR
Jornada Escolar de 10 horas diárias. Horário de funcionamento: Turno da aprendizagem básica: 7h às 11h30min. Almoço: 11h30min às 13h 10 min. Turno de ampliação da aprendizagem: 13h às 17h.

13 Atividades Curriculares ano/aulas 1º 2º 3º 4º 5º
Turno/ Horário Atividades Curriculares ano/aulas Tarde 13:10 - 17h Recreio 15min Lanche Atividades Curricula- res Pedagógicas Orientação de Estudos e pesquisa Atividades Permanentes a serem desenvolvidas diariamente, num período de 1h 40 min. Leitura e Escrita Resolução de Problemas Matemáticos Prática nos Laboratórios de Informática, de Ciências e de Línguas

14 Componentes Curriculares ANO/aulas 1º 2º 3º 4º 5º
Turno/ Horario Componentes Curriculares ANO/aulas Tarde 13:10 -17h Recreio 15min Lanche Atividades Curricula- res Curriculares Artísticas e Culturais Teatro Atividades a serem integradas de acordo com: O Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar . Os Programas de Atividades Extra Classe (PRAEC) em desenvolvimento. Recursos humanos e materiais disponíveis. As características da comunidade. Essas atividades serão organizadas pela Unidade Escolar de acordo com os critérios estabelecidos acima, para o período de 1h 40min diários. Este tempo será distribuído entre as diversas atividades selecionadas pela Unidade Escolar Artes Visuais Dança Música Atividades Curriculares Esportivas Esporte Jogos Recreação Atividades Curriculares de Integração Social Educação Ambiental Ética e Filosofia Empreendedoris-mo Qualidade de vida e Saúde

15 Acompanhar a refeição dos alunos;
Horário de Almoço 1h e 40 min 1º Momento Acompanhar a refeição dos alunos; Formação de hábitos higiênicos e alimentares (boas maneiras) Momento de aprendizagem: caráter formativo; 2º Momento Acompanhar o aluno durante a escovação; 3º Momento Atividade livre; Sala de TV; sala de jogos; pátio; descanso. (necessidade/possibilidade)

16 MAIS EDUCAÇÃO

17 O que é? É uma ação estratégica para garantir atenção e desenvolvimento integral às crianças, adolescentes e jovens de direitos por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos alunos.

18 MACROCAMPOS Acompanhamento Pedagógico Meio Ambiente Esporte e Lazer
Direitos Humanos em Educação Cultura e Arte Inclusão Digital Prevenção e Promoção da Saúde

19 8 – Educomunicação 9 – Educação Científica 10 – Educação Econômica e Cidadania

20 CENTROS DE EDUCAÇÃO E CONVIVÊNCIA JUVENIL

21 Essas atividades: possuem caráter social e educativo; atuam na perspectiva do convívio ético e democrático; fortalecem a autoestima das crianças e adolescentes; favorecem a permanência dos alunos no contexto educativo.

22 IMPORTANTE As atividades não substituem as tarefas da escola, ao contrário, oferecem mais e melhores condições aos alunos de realizá-las bem.

23 Auxiliar os alunos no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Qual a ideia? Auxiliar os alunos no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

24 Como? Estimulando práticas de respeito, ética, solidariedade e cidadania, fortalecendo o protagonismo juvenil.

25 Durante o turno de ampliação da aprendizagem
EM QUE MOMENTO? Durante o turno de ampliação da aprendizagem

26 POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO ALUNO EM TEMPO INTEGRAL
Cidadania Formação integral Integração Movimento

27 NPE – Núcleo de Programas Especiais Telefone: / 3161 Fax: / 3041


Carregar ppt "O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google