A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Referências e Citações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Referências e Citações"— Transcrição da apresentação:

1 Referências e Citações

2 Todavia, é necessário ter alguns cuidados,
Você verá como hoje, com o fácil acesso à Internet, é muito comum se utilizar esta fonte na elaboração de conteúdos. Todavia, é necessário ter alguns cuidados, vamos saber quais são?

3 Cuidados com as Citações
de Fontes da Internet

4 Cuidados com as Citações de Fontes da Internet
Veja alguns dos principais cuidados que você deve ter ao utilizar materiais da Internet como fonte para a elaboração de seus conteúdos. 1) Os sites consultados devem ser colocados na bibliografia final. 2) Qualquer texto que esteja idêntico à fonte de onde foi retirado (seja um site, livro ou apostila), deve ser colocado entre aspas. Depois de fechar as aspas, coloque entre parênteses de onde retirou o trecho (autor, ano, página). 3) Geralmente, a citação deve se limitar a uma frase ou parágrafo. Capítulos inteiros ou mesmo uma página não são consideradas citações: são cópia ou plágio se não houver autorização. Nesse caso, escreva um para o autor ou responsável solicitando autorização para uso. 4) Verifique a autenticidade das informações consultadas na Internet (consulte mais de uma fonte).

5 Cuidados com as Citações de Fontes da Internet
Veja alguns dos principais cuidados que você deve ter ao utilizar materiais da Internet como fonte para a elaboração de seus conteúdos: 5) No final, relacione todas as fontes, que devem ser apresentadas de acordo com a norma vigente. Consulte a equipe para receber orientações. Os dados para a referência de livros você encontra na ficha catalográfica, logo nas primeiras páginas. 6) No caso de sites, vale a norma de livros. Além disso, coloque o endereço completo e depois, entre parênteses: (Acesso em: dia, mês, ano). É importante colocar a data que você visitou o site, porque muitos são alterados continuamente. 7) Ao utilizar qualquer elemento capturado na Internet, cite autor e fonte, colocando o endereço de onde retirou a referência. Mesmo em se tratando de imagens, tabelas, etc.

6 E quanto às referências, o que você deve lembrar? Veja a seguir!

7 Cuidados com as Citações
de Fontes da Internet

8 Cuidados com as Citações de Fontes da Internet
Com relação às referências, é sempre importante lembrar que: O autor é titular de direitos morais e de direitos patrimoniais sobre a obra intelectual por ele produzida. Os direitos patrimoniais compreendem os poderes de usar, fruir e dispor de sua obra, bem como de autorizar sua utilização ou fruição por terceiros no todo ou em parte. Os direitos morais do autor são inalienáveis e irrenunciáveis (CASTRO, 2005).

9 Cuidados com as Citações de Fontes da Internet
O autor destaca, também, o artigo 524 do Código Civil Brasileiro, que orienta: "[...] a lei assegura ao proprietário o direito de usar, gozar e dispor de seus bens, e de reavê-los do poder de quem quer que, injustamente, os possua“. Por isso, é fundamental que você, como autor que será, respeite as normas e leis referentes para dar bons exemplos aos seus alunos, e proporcionar a eles um material exclusivo, produzido por você. Os Direitos Autorais é outra questão importante, é sobre isso que você estudará na próxima tela.


Carregar ppt "Referências e Citações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google