A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento de Pessoas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Pessoas"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Pessoas
Aula 2 Profa. Dra. Rita Borges

2 As novas e diferentes formas de emprego

3 Nessa nossa segunda semana estudaremos as novas e diferentes formas de trabalho que temos em nossa sociedade.

4 Existem várias formas de trabalho que existem e que em muitos momentos nem percebemos.
Vamos iniciar nossa segunda semana de estudos?

5 Continuando Vamos iniciar procurando o que significa trabalho.
Reflitam sobre a palavra trabalho e o seu significado.

6 Se você for procurar em algum dicionário o significado da palavra trabalho, encontrará algo como é uma atividade física ou intelectual que visa a algum objetivo;labor, ocupação. O produto dessa atividade; obra.

7 Vamos lá!! E se procurarmos por emprego, que definição será que iremos encontrar?

8 O que é emprego e o que é trabalho?
Emprego segundo o Aurélio é você se ocupar de algum serviço. Trabalho segundo o mesmo Aurélio tem a ver com objetivo, com estar em movimento… com estar em “funcionamento”.

9 Emprego é o que um jovem recém formado em biologia busca quando escolhe fazer o concurso da Polícia Rodoviária Federal. Emprego é o que acontece quando o recém formado em química opta por ser auxiliar de escritório do IBGE ou quando você acha que as coisas não acontecem pra você na empresa porque ela não te diz que pós graduação você deve fazer, em que curso você deve se matricular ou em que novo projeto você deve se envolver e você tá parado no tempo, sentado na cadeira esperando alguma coisa cair do céu pra mudar a situação.

10 Se você se enquadra no caso acima querido aluno…
Você não tá trabalhando, você tá empregado! E quem trabalha de verdade, sabe do que eu tô falando e sabe que de trabalho pra emprego, a coisa muda um bocado.

11 Trabalho é quando a pessoa tem um propósito naquilo que faz, tem metas bem definidas de onde quer chegar e acredita que o seu ofício é a forma mais nobre de ele melhorar o mundo e melhorar a vida das pessoas.

12 Trabalho é pra quem acredita em si… emprego é pra quem acredita nos outros.
Trabalho é movimento, emprego é estático. Trabalho é UP, emprego é DOWN.

13 Mas então qual seria a diferença entre trabalho e emprego?
O trabalho envolve a atividade que executamos e o emprego se refere ao cargo, a ocupação da pessoa em uma prestação de serviço, em uma empresa.

14 Com a era da informação ou informacional que vimos em nossa aula anterior temos uma migração do mercado de trabalho para a economia de serviços.

15 Além dos empregos formais com carteira assinada e todos os encargos trabalhistas que a legislação trabalhista garante ao trabalhador, temos uma crescente quantidade de pessoas que trabalham por conta própria e que estão se formalizando para garantir seus direitos, principalmente no momento de suas aposentadorias.

16 O novo trabalhador deve ser polivalente, quanto mais conseguir investir em sua educação, maior será a sua chance no mercado de trabalho, esse trabalhador deve saber realizar de tudo um pouco.

17 O mercado de trabalho apresenta-se de duas formas, um mercado de trabalho em oferta, com vasto número de vagas e um mercado de trabalho em procura, neste temos uma escassez de vagas e de oportunidades de emprego.

18 A natureza do trabalho vem modificando e o trabalhador deve ficar atento às novas tendências de trabalho e atualizar-se para continuar competindo no mercado de trabalho.

19 O mercado de trabalho esta em busca de trabalhadores cada vez mais qualificados e dispostos a modificar juntamente com as novas tendências do mercado. Sendo assim um trabalhador que inicia sua vida profissional, por exemplo, em uma área de prestação de serviços de informática e que ao longo de sua carreira vai trocando de área e passa a atuar em ramo diferente do ramo da informática.

20 Quando abordamos as modificações na natureza do trabalho temos que nos atentar para os termos de empregabilidade e trabalhabilidade. A partir de agora iremos abordar estes dois termos e entender algumas modificações que devemos nos atentar. Vamos lá!

21 O que é empregabilidade e trabalhabilidade?
O termo empregabilidade é melhor empregado quando colocado em prática, sendo assim para entender o termo empregabilidade você deve pensar em como você esta capacitado ou habilitado para o mercado de trabalho.

22 Atualmente ter empregabilidade não garante ao trabalhador uma colocação no mercado de trabalho, por esse motivo é usado o termo trabalhabilidade que é a capacidade de produzir, de conseguir oportunidades de trabalho, estando empregado ou não.

23 Desta forma o trabalhador deve ficar atento para saber o que o mercado esta exigindo no momento e como pode atender estas necessidades, sabendo onde procurar emprego, como negociar e flexibilizar. Temos que entender quanto maior a nossa trabalhabilidade, maiores serão as nossas chances de nos mantermos ativos no mercado de trabalho.

24 O profissional para manter a sua empregabilidade deve entender alguns pontos:
Entender como esta o mercado de trabalho na área que você atua, verificar como o mercado é constituído, se tem muitos profissionais ou poucos, como se encontra a rotatividade na área. Entender quais formações são essenciais para se manter atualizado no mercado de trabalho.

25 Verificar se a sua experiência de mercado pode ajudar a utilizar tanto os conhecimentos práticos como os teóricos que obteve em sua formação. Entender o quanto o seu ramo de atividade esta em alta ou baixa no mercado de trabalho.

26 Ser proativo e dominar processos variados e também dominar os aspectos pessoais e de relacionamento.
Ter cuidado com a aparência, vestimenta, postura corporal, linguagem, tom de voz e respeito ao outro. Estar sempre motivado entendendo que problemas existem e que podem ser vencidos.

27 E agora, finalizando... Lembramos que:
As pessoas com seu talento, com sua maior trabalhabilidade e empregabilidade: Unindo estes elementos as empresas tendem a criar os seus bancos de talentos e a criar programas para retenção dos seus empregados que fazem diferença em seu processo de criação, desenvolvimento e competitividade empresarial.

28 Que tal assistirmos um vídeo para nossa reflexão?
Novas formas de trabalho e tecnologia num mundo presente... Acesse:

29


Carregar ppt "Desenvolvimento de Pessoas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google