A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar."— Transcrição da apresentação:

1

2 Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender.” Alvin Toffler

3 ÉTICA PROFISSIONAL A virtude é a disposição que resulta
dos melhores movimentos da alma, e é também a fonte das melhores ações e paixões da alma. Aristóteles

4 ÉTICA PROFISSIONAL Conjunto de normas morais pelas quais o
indivíduo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce. Ética profissional: Regulamento tomado como consenso para se seguir de acordo com os conceitos morais intrínsecos específicos de cada profissão. Vide: Código de Ética Profissional

5 ÉTICA PROFISSIONAL Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Sendo assim, a ação reguladora da ética que age no desempenho das profissões, faz com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da sua profissão.

6 ÉTICA PROFISSIONAL A ética profissional estudaria e regularia o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sócio- cultural onde exerce sua profissão, atingindo toda profissão. Ao falamos de ética profissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos. Assim temos a ética médica, do psicólogo, do advogado, do biólogo etc, relacionada em seus respectivos códigos de ética.

7 ÉTICA E PROFISSÃO A profissão, como exercício habitual de
uma tarefa, a serviço de outras pessoas, insere-se no complexo da sociedade como uma atividade específica.

8 Trazendo tal prática benefícios recíprocos a quem pratica e a quem recebe o fruto do trabalho, tabém exige, nessas relações, a preservação de uma contuda condizente com os princípios éticos específicos.

9 Existem aspectos claros de observação do
comportamento, nas diversas esferas em que se processa: perante o conhecimento, perante o cliente, perante o colega, perante a classe, perante a sociedade, perante a pátria.

10 Valor da profissão, utilidade e expressão ética
A profissão, como a prática habitual de um trabalho, oferece uma relação entre necessidade e utilidade, no âmbito humano, que exige uma conduta específica para o sucesso de todas as partes envolvidas – quer sejam os indivíduos diretamente ligados ao trabalho, quer sejam os grupos, maiores ou menores, onde tal relação se insere.

11 ÉTICA PROFISSIONAL Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos pelas conseqüências do que faz e sente. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética.

12 ÉTICA PROFISSIONAL A consciência moral manifesta-se, antes de tudo, na capacidade para deliberar diante de alternativas possíveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de Lançar-se na ação. Tem a capacidade para avaliar e pesar as motivações pessoais, as exigências feitas pela situação, as conseqüências para si e para os outros, a conformidade entre meios e fins (empregar meios imorais para alcançar fins morais é impossível), a obrigação de respeitar o estabelecido ou de transgredi-lo (se o estabelecido for moral ou injusto).

13 São premissas importantes
Respeitar as normas internas, titulações, condutas éticas específicas  e legislações, estabelecidas pela ordem, associação  ou conselho profissional das demais profissões. Seguir as normas legais de sua própria profissão. Manter a humildade como uma ferramenta de diálogo entre a equipe de saúde, facilitando assim a troca de informações entre especialidades e disciplinas de saúde.

14 O que é um Código de Ética?
Um código de ética é um acordo explícito entre os membros de um grupo social: uma categoria profissional, um partido político, uma associação civil etc.

15 O que é um Código de Ética?
Seu objetivo é explicitar como aquele grupo social, que o constitui, pensa e define sua própria identidade política e social; e como aquele grupo social se compromete a realizar seus objetivos particulares de um modo compatível com os princípios universais da ética.

16 é descobrir o que é certo fazer."
“Difícil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer." Robert Henry Srour


Carregar ppt "Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google