A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ETNOMATEMÁTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ETNOMATEMÁTICA."— Transcrição da apresentação:

1 ETNOMATEMÁTICA

2 ETNOMATEMÁTICA E CIDADANIA
((Tendências em Educação Matemática) Objetivo: Conceituar ETNOMATEMÁTICA

3 Etnomatemática Qual o significado?
Numa aproximação etimológica, a palavra foi cunhada da junção dos termos etno, techné e mátema.

4 ETNO De grupos culturais identificáveis e incluí memória, cultura, códigos, tradições, mitos, entre outros.

5 Pedreiros – saber-fazer do mestre
Artesãos Costureiras Escolas de Samba Artistas, Os próprios matemáticos, etc. Grupos étnicos Grupos de pessoas com atividades socioculturais em comum como:

6 Exemplos: Índios – lógicas diferentes
Trabalhadores rurais – métodos populares Técnicos – conhecimentos empíricos Pedreiros – saber-fazer do mestre Artistas Costureiras Escolas de Samba Os próprios matemáticos, etc.

7 MATEMA: De explicar, de entender, de lidar e de conviver com a realidade

8 TECHNÉ (TICA) Arte ou técnica

9 Etno + Mátema + Techné = ETNOMATEMÁTICA
Arte ou técnica de grupos culturais de explicar, entender e lidar com a realidade Surgimento: Anos No Brasil – Ubiratan D´Ambrósio

10 RAZÕES DO SURGIMENTO Fracasso da matemática moderna na década de 70
A Matemática tal como a apresentada em sala de aula era dissociada da realidade social dos alunos A prática matemática teria que levar em conta os diferentes contextos culturais.

11 DISTORÇÕES Distorção histórica identificação da matemática com o pensamento europeu/grego. O ensino de matemática não pode ser hermético nem elitista. Deve levar em consideração a realidade sócio cultural do aluno, o ambiente em que ele vive e o conhecimento que ele traz de casa.

12 ETNOMATEMÁTICA passou a designar as diferenças culturais nas diferentes formas de conhecimento. Pode ser entendida como um programa interdisciplinar que engloba as ciências da cognição, da epistemologia, da história, da sociologia e da difusão. Proposta de D´Ambrósio: localizar as diversas contribuições das mais variadas culturas, à formação do pensamento - matemático - contemporâneo

13 Mas o que é Etnomatemática?

14 Mas o que é Etnomatemática?
Etnomatemática é a arte de explicar e compreender a “matemática” em outros contextos.

15 Objetivo último do Programa Etnomatemática
Analisar como, ao longo da sua evolução, a espécie humana gerou, organizou e difundiu artes e técnicas, com a finalidade de entender, explicar, lidar com o ambiente natural, social e cultural, próximo ou distante, assumindo o seu direito e capacidade de modificá-lo. Mas um dos princípios fundamentais da Etnomatemática é, no trazer para a sala de aula o conhecimento social do aluno, fazer com que a matemática tenha significado para o aprendiz.

16 Exemplos: NASA: Se os engenheiros da NASA vão colocar um novo foguete em órbita, eles usam a etnomatemática para aquele ambiente. Usam equações complexas para resolver as situações apresentadas

17 Exemplos: Bola de Gude:
Já as crianças jogando bolinha de gude estão em um ambiente que pede outra matemática específica. Eles pensam ‘vou jogar assim com o dedão, qual será a trajetória da bolinha, qual força vou usar, qual a distância da outra bola’, isso é matemática.

18 Exemplos: Trajetória trilhada pelo aluno de casa até a escola.

19 Exemplos: Outras Bases Numéricas (51) 10  (110011) 2

20 O currículo da matemática tem que ser adaptado ao ambiente cultural dos alunos. (Paulus Gerdes)

21 O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA
Etnografia Etnologia Antropologia História Programa Etnomatemática Pesquisa Etnomatemática Ambientes culturais diversos: - Populações indígenas; - Grupos de trabalhadores ou artesãos; - Comunidades periféricas de ambientes urbanos; - Classes profissionais

22 ETNOLOGIA A etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas. Em sua acepção original, era o estudo das sociedades primitivas, todavia, com o desenvolvimento da Antropologia, o termo primitivo foi abandonado por se acreditar que exaltaria o preconceito étnico. Assim, atualmente se diz que etnologia é o estudo das características de qualquer etnia, isto é, agrupamento humano - povo ou grupo social - que apresenta alguma estrutura socio-econômica homogênea, onde em geral os membros têm interações cara a cara, e há uma comunhão de cultura e de língua. Este estudo visa estabelecer linhas gerais e de desenvolvimento das sociedades.

23 ETNOGRAFIA A etnografia (do grego έθνος, ethno - nação, povo e γράφειν, graphein - escrever) é por excelência o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma tribo indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico seja feito.

24 A PESQUISA ETNOMATEMÁTICA
Características antropológicas Características sociais Registo descritivo, analítico e comparativo das diversas culturas

25 OUTRAS CORRENTES NA ETNOMATEMÁTICA
Abordagem Etnomatemática: investigação das concepções, tradições e práticas matemáticas de um grupo social subordinado e o trabalho desenvolvido na perspectiva de que o grupo interprete e codifique o seu conhecimento (Gelsa Knijnik) A Etnomatemática emerge de discursos sobre Matemática, Educação, Política e da relação entre eles (Powell e Frankestein)

26 ETNOMATEMÁTICA E O CURRÍCULO DA MATEMÁTICA
O reconhecimento e a incorporação da Etnomatemática é essencial (D’ Ambrósio) O currículo da matemática tem que ser adaptado ao ambiente cultural dos alunos (Paulus Gerdes) É preciso juntar esforços para unir a etnomatemática e a matemática escolar (Bienvenido Nebres) Deve-se investigar as concepções, tradições e práticas matemáticas de um determinado grupo social, com a intenção de incorporá-las ao currículo como um conhecimento escolar. (Gelsa Knijnik;Sebastiani)

27 ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR
As aulas de matemática devem ter por base conhecimentos que os alunos trazem de fora para dentro da escola. Este conhecimento matemático deve ser desenvolvido a partir da própria experiência de vida dos alunos. Quais as consequências de uma situação destas numa sala de aula multicultural, com crianças de diferentes estratos sociais e com diferentes perspectivas para o futuro?

28 ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR
Os professores não só têm de aceder, entender e aceitar o grupo social dos estudantes e reconhecer as referências culturais, mas também precisam de interpretar as realidades externas em termos matemáticos e transformá-las em experiências de currículo. Que aspectos da realidade têm esse potencial? O que poderá acontecer se os professores não compartilharem as mesmas referências culturais dos alunos?

29 FIM

30

31 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Para interpretar os resultados sobre os conhecimentos matemáticos escolares e extra-escolares dos jovens, são construídas três categorias: Relações quantitativas espaciais na comunidade Numeração das casas Considerações geográficas do Morro Transporte local (Kombis) Os conhecimentos matemáticos na vida quotidiana: estratégia de sobrevivência Matemática escolar e matemática do dia-a-dia

32 CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Tentativa de dar voz a um grupo de jovens e adultos no ensino fundamental. A separação entre mundo da vida quotidiana e mundo da escolar poderia ser menor se os professores e profissionais de educação compreendessem os motivos que levam os adultos a resistir a uma simples passagem dos conhecimentos matemáticos práticos para os conhecimentos matemáticos escolares.

33 CONSTRUÇÃO TEÓRICA DE ETNOMATEMÁTICA
O que significa? Que relação tem com a Matemática? Dificuldades na construção teórica: Epistemológica Filosófica Significado da Matemática

34 E C M D`Ambrosio Gerdes Ascher

35 Epistemologia (do grego ἐπιστήμη [episteme] - conhecimento, ciência; λόγος [logos] - estudo de), também chamada de teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento.[1] Epistemologia (do grego ἐπιστήμη [episteme] - conhecimento, ciência; λόγος [logos] - estudo de), também chamada de teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento.[1] Entre as principais questões debatidas pela epistemologia destacam-se: O que é o conhecimento? Como obtemos conhecimento? Como defender os nossos modos de conhecer das investidas do ceticismo?[1] A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é conhecida como teoria do conhecimento. Relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência, pois, em uma de suas vertentes, avalia a consistência lógica de teorias e suas credenciais científicas


Carregar ppt "ETNOMATEMÁTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google