A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

John Dewey (1859-1952).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "John Dewey (1859-1952)."— Transcrição da apresentação:

1 John Dewey ( )

2 O professor norte-americano preocupou-se com o lado prático, pragmático, da educação.
A educação não só deve adequar-se ao mundo em que se verifica, como também é fator de progresso desse mundo O processo educativo tem dois aspectos: um psicológico, que consiste na exteriorização das potencialidades do indivíduo, e outro social, que consiste em preparar o indivíduo para as tarefas que desempenhará na sociedade. Cabe à escola tentar harmonizar os dois aspectos, tendo em vista que as potencialidades do aluno só encontram significado dentro de um ambiente social.

3 Mas, como preparar o aluno para viver e atuar num mundo em constante mudança?
Prepará-la para a vida futura significa fazê-la dona de si; significa educá-la de modo que consiga rapidamente o governo completo e rápido de todas as suas capacidades; que seu olho, seu ouvido e sua mão possam ser instrumentos de mando sempre ágeis; que seu juízo seja capaz de avaliar as condições nas quais deve trabalhar e as forças que deve colocar em movimento para poder atuar econômica e eficazmente.

4 William Kilpatrick (1871-1965)

5 Embora em seu início o projeto sempre
envolvesse uma atividade manual, com o correr do tempo passou a incluir mesmo atividades não-manuais. Kilpatrick indica quatro grupos de projetos: projetos de produção, projetos de consumo (nos quais se aprende a utilizar algo já pronto), projetos para resolver um problema e projetos para aperfeiçoar uma técnica de aprendizagem. Um bom projeto didático apresenta quatro características: atividade motivada; plano de trabalho, de preferência manual; diversidade globalizada de ensino; ambiente natural.

6 William Kilpatrick deu prosseguimento ao trabalho de
Dewey, dando-lhe uma configuração mais prática.Tendo em vista um ensino mais global e menos segmentado e disperso, Kilpatrick propôs o método dos projetos. Inicialmente, projeto era a tarefa manual que a criança realizava fora da escola: semear, cultivar e colher cereais, criar animais, etc.; com Kilpatrick esse termo adquire um sentido mais amplo. Como método didático, passou a significar uma atividade intencional, que consiste em fazer algo num ambiente natural, integrando e globalizando todo o estudo com base nessa atividade. Construir uma casinha de coelhos, por exemplo, pode ser uma oportunidade para a aprendizagem de Geometria, desenho, cálculo, História Natural, ciências, Estudos Sociais, etc.

7 Ovide Decroly ( )

8 O médico belga, a partir de suas experiências com crianças normais e anormais, se preocupou com o processo que integra toda a aprendizagem em certa unidade da experiência infantil. Segundo Decroly, os "centros de interesse", devem ser determinados de acordo com as necessidades primordiais da criança - alimentação, respiração, asseio, proteção contra as intempéries e os perigos, jogo e trabalho - e todas as atividades escolares, em todas as matérias, devem girar em torno de tais centros.

9 Esses centros são os seguintes:
a criança e a família; a criança e a escola; a criança e o mundo animal; a criança e o mundo vegetal; a criança e o mundo geográfico; a criança e o universo. Em relação a cada um desses centros de interesse, seguem-se três etapas de aprendizagem: observação direta das coisas, associação das coisas observadas e expressão do pensamento da criança através da linguagem, do desenho, da modelagem e de outros trabalhos manuais.


Carregar ppt "John Dewey (1859-1952)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google