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Profº André Augusto Controladoria 7º Período.

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1 Profº André Augusto Controladoria 7º Período

2 Aula 01

3 Apresentação Pessoal

4 E-mail : alraugusto@globo.com
Profº: André Augusto

5 PEQUENAS “REGRAS”

6 OBJETIVOS DA DISCIPLINA
A disciplina tem por objetivo geral capacitar o discente à aplicação dos sistemas de informações contábeis no processo de gestão empresarial. A Controladoria é responsável pela construção e manutenção de informações e modelos de gestão das organizações, suportando a tomada de decisões.

7 1. Panorama Atual da Gestão Empresarial 2. Controladoria
EMENTA DA DISCIPLINA 1. Panorama Atual da Gestão Empresarial 2. Controladoria 3. Planejamento e Controle Empresarial 4. Planejamento e Controle de Longo e Curto Prazo

8 BIBLIOGRAFIA BÁSICA PADOVEZE, Clóvis Luis. Contabilidade Gerencial. 2 Ed. São Paulo: Atlas, 1997. CATELLI, Armando, et al. Controladoria: uma abordagem da gestão econômica. São Paulo, Atlas, 2001. GOMES, Josir Simeone. Controle de gestão: textos e casos. São Paulo: Atlas, 2001

9 INFORMAÇÕES 1 – CARGA HORÁRIA : 40H 2 – AULA:
4ª Feira: 20:30 as 21:50hs

10 CALENDÁRIO ACADÊMICO 1 – AVALIAÇÕES A1: 16 de ABRIL/2014.
A2: 25 de JUNHO/2014. A3: 16 de JULHO/2014. 2 – MÉTODO DE AVALIAÇÃO A1 e A2  PROVA: 07 Pontos + TRABALHO: 03 Pontos A3  PROVA: 10 pontos.

11 TRABALHO Data de entrega do TRABALHO NÃO será alterada ! ! Se o aluno NÃO entregar o trabalho na data estipulada, ficará sem os pontos do mesmo !

12 DICA . . .

13 PENSAMENTO ....

14 Aula 02

15 Panorama Atual da Gestão Empresarial

16 A EMPRESA E O ECOSSISTEMA
Novo Cenário Mundial COMPETIÇÃO A NÍVEL MUNDIAL GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA APERFEIÇOAMENTO TECNOLÓGICO E DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO COMPETITIVIDADE EM PREÇO E QUALIDADE AUMENTO DA CONCORRÊNCIA FOCO NO CLIENTE CRESCIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS ECOLOGIA E QUALIDADE DE VIDA

17 CONSEQUÊNCIAS PARA AS EMPRESAS (ENTIDADES EM GERAL)
A EMPRESA E O ECOSSISTEMA CONSEQUÊNCIAS PARA AS EMPRESAS (ENTIDADES EM GERAL) NOVO CENÁRIO EMPRESAS PRECISAM SER EFICAZES E PRODUZIR COM EFICIÊNCIA NECESSÁRIO À SOBREVIVÊNCIA E AO DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL MUNDIAL NOVOS MODELOS DE GERENCIAMENTO DELEGAÇÃO DE AUTORIDADE DESCENTRALIZAÇÃO

18 GESTÃO DA EMPRESA GESTÃO EMPRESARIAL
A partir da década de 1990 o ambiente de negócios se tornou mais complexo. Fenômenos econômicos e sociais de alcance mundial estão reestruturando o ambiente empresarial. A globalização da economia, alavancada pela “TI” e da comunicação, é uma realidade inescapável. As chamadas novas tecnologias, bem como as novas formas de organização do trabalho, tem colocado os métodos tradicionais de gestão das empresas no banco dos réus. Grande desafio desta última década – levar a todos os níveis hierárquicos e funcionais, da alta gerência ao piso de fábrica, a incorporação de novos modelos, técnicas, instrumentos, atitudes e comportamentos necessários a mudanças, inovações e a sobrevivência sadia e competitiva no mercado.

19 GESTÃO DA EMPRESA GESTÃO EMPRESARIAL
O ambiente de negócios sofre constantes transformações: nas bases da concorrência, com o surgimento de novos modelos de gestão, mudanças significativas no perfil dos clientes e suas relações com as empresas É necessário desenvolver a sensibilidade para perceber que as mudanças na gestão empresarial são um imperativo e não uma simples opção.

20 GESTÃO DA EMPRESA GESTÃO EMPRESARIAL O QUE É GESTÃO HOJE?
O gestor hoje precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir, em condições totalmente diferentes das de antes. Gerir hoje envolve uma gama muito mais abrangente e diversificada de atividades do que no passado. Tais como : Interdisciplinaridade (equipes) Complexidade (variáveis) Exigüidade (tempo) Multiculturalidade (culturas) Inovação (oportunidades e ameaças) Competitividade (competidores – produtos substitutos) Nesse ambiente, a diferença entre sucesso e fracasso, entre lucro e falência, entre o bom e o mau desempenho está no melhor uso dos recursos disponíveis para atingir os objetivos focados.

21 GESTÃO DA EMPRESA Ambiente e Competitividade
O ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas a ela que pode afetar o seu desempenho. O ambiente normalmente inclui: fornecedores, clientes, concorrente, sindicados, organismos governamentais regulamentares e grupos de interesses especiais. O ambiente de cada organização é diferente. Em qualquer momento, o seu caráter preciso depende do "nicho" que a empresa demarcou para si mesma em relação a gama de produtos ou serviços que oferece e os mercados a que atende.

22 GESTÃO DA EMPRESA Numa economia basicamente competitiva e global, consideram-se, segundo Catelli três tipos de ambiente: ambiente externo, ambiente remoto e ambiente próximo. O ambiente externo da empresa compõe-se de um conjunto de entidades que, direta ou indiretamente, impactam ou são impactados por sua atuação. Esses impactos ocorrem tanto por um processo de troca de produtos/recursos, dinheiro, informação, tecnologia, quanto pela influência dessas entidades sobre variáveis políticas, sociais, econômicas, ecológicas, regulatórias, etc. O ambiente remoto de uma empresa compõe-se de entidades que, embora possam não se relacionar diretamente com ela, possuem autoridade, domínio ou influência suficiente para definir variáveis conjunturais, regulamentares e outras condicionantes da sua atuação. Exemplos dessas entidades são: governos, entidade regulatórias e fiscalizadoras, entidade de classe, associações empresariais, entidades de outros segmentos, governos de outros países 22

23 GESTÃO DA EMPRESA O ambiente próximo da empresa compõem-se de entidades que compõem o segmento em que atua e compete, tais como: fornecedores, concorrente, clientes, consumidores. As variáveis que determinam a amplitude da gestão de cada uma dessas entidades referem-se aos preços, volumes, qualidade, prazos de entrega, prazos de pagamento e caracterizam as transações realizadas entre as mesmas. O ambiente próximo segundo o mesmo autor, é constituído por Segmentos, que são conjuntos de atividades que constituem determinado estágio de um ciclo econômico, que vai desde a obtenção dos insumos necessários às atividades dos participantes desse ciclo até o consumo final dos produtos e serviços gerados 23

24 GESTÃO DA EMPRESA GESTÃO EMPRESARIAL COMO MELHORAR A GESTÃO ?
No ambiente de negócios atual, alguns fatores são fundamentais: Inovação, Qualidade, Agilidade e Atenção ao cliente. Na administração estamos na era da ênfase no talento dos indivíduos e na sinergia do trabalho em equipe.

25 GESTÃO DA EMPRESA GESTÃO EMPRESARIAL COMO MELHORAR A GESTÃO ?
Os elementos necessários para que as pessoas em posição de responsabilidade pela gestão possam atingir seus objetivos organizacionais são: Estratégia e transformação organizacional (visão prospectiva e sistêmica) Arquitetura organizacional e orientação a processos Aprendizado organizacional (coletivo permanente) Processo de decisão Qualidade e marketing (expectativas e percepção dos clientes internos e externos) Gestão de projetos Controle orçamentário Cultura organizacional (valores e práticas) Qualidade de vida

26 GESTÃO DA EMPRESA GESTÃO EMPRESARIAL COMO MELHORAR A GESTÃO ?
Medir o desempenho é algo fundamental em qualquer atividade que realizemos. Da mesma forma é fundamental determinar se as técnicas de gestão estão produzindo resultados, ou seja, é necessário uma avaliação do desempenho empresarial. A utilização de um modelo adequado de avaliação de resultados leva a empresa a realizar um diagnóstico situacional, a fim de descobrir suas inter-relações com o mercado competitivo.

27 Contabilidade Gerencial
Contabilidade Gerencial, em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade. Entre as utilizações da contabilidade, para fins gerenciais, destacam-se, entre outros: 1. Projeção do Fluxo de Caixa 2. Análise de Indicadores 3. Cálculo do Ponto de Equilíbrio 4. Determinação de Custos Padrões 5. Planejamento Tributário 6. Elaboração do Orçamento e Controle Orçamentário

28 Contabilidade Gerencial
A função contábil é fundamental para o sucesso da operação dos negócios modernos. Esta função fornece às pessoas e aos grupos de dentro e de fora da empresa, informações relevantes sobre o planejamento, a tomada de decisões e o controle. (...) algumas vezes a contabilidade lida com informações facilmente mensuráveis, mas não muito relevantes. Ao estudar os sistemas de informações contábeis (SICs), devemos pensar um pouco sobre as informações que a contabilidade produz e avaliar a importância dessas informações para a organização.

29 Contabilidade Gerencial
Sistema computadorizado Não confundir com Sistema de informação Computador Sistema Gerencial é o processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle) voltado para resultados. Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, bem como proporcionam a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.

30 A empresa como um sistema aberto
Interação das organizações com o ambiente Uma empresa é considerada como um sistema aberto, em razão de sua interação com o a sociedade e com o ambiente onde ela atua Ambiente remoto Ambiente Próximo Entradas Processa- mento Saídas Materiais Energia Equipamentos Pessoas Informações Empresa Produtos Serviços Bens Ambiente próximo Clientes Fornecedores Acionistas Governo Sindicatos, etc. Ambiente remoto Concorrentes Recursos naturais Clima Economia Sociedade

31 Sistema de informações convencional
Os níveis de informação e de decisão empresarial obedecem a hierarquia padrão na maioria das empresas, também chamada de pirâmide empresarial e são conhecidos como estratégico, tático e operacional O tipo de decisão que é tomada em cada nível requer grau de agregação de informação, e os diferentes níveis de decisão requerem diferentes informações em seus diversos tipos, tais como tabelas, relatórios, etc. Estratégico Tático ou Gerencial Operacional

32 Sistema de informações convencional
Estratégico Estratégia Organizacional Tático Processos Organizacionais Operações Organizacional Operacional

33 Sistema de informações convencional
Nível Estratégico As decisões ocorrem no alto escalão da empresa e geram atos cujo efeito é duradouro e mais difícil de inverter; Emanam do planejamento de longo prazo da empresa, conhecido como planejamento estratégico*; Construção de uma nova fábrica; Novos produtos Nova linha de produção; Novos mercados, etc. No nível estratégico encontra-se a alta administração; Presidente; Diretores; Sócios, acionistas, etc. Considera a estrutura organizacional de toda a empresa, e a melhor interação desta com o ambiente Neste caso, o nível de informação é macro, contemplando a empresa em sua totalidade, ou seja, meio ambiente externo e/ou interno.

34 Sistema de informações convencional
Nível tático ou gerencial As decisões ocorrem no escalão intermediário e geram atos de feito a prazo mais curto, porém, de menor impacto no funcionamento estratégico da empresa; Decorrem do planejamento e controle gerencial; Gestores de nível médio, Gerencias / Chefias Coordenadores / Supervisores, Busca otimizar determinada área de resultado ou função empresarial, e não a empresa “inteira” Considera determinado conjunto de aspectos da estrutura; Agrupada ou sintetizada “Departamentalizada”

35 Sistema de informações convencional
Nível operacional Ligadas ao controle das atividades operacionais Visam alcançar padrões de funcionamento preestabelecidos Atinge o corpo técnico Engenheiros, assistentes, auxiliares Pode ser considerado como a formalização de processos; Documentos escritos; Metodologias e respectivas normas;

36 Sistema de Informações Contábeis e seu papel nas organizações
Em muitos aspectos, a contabilidade em si é um sistema de informações Processo comunicativo Coleta; Armazena; Processa; Distribui Informações Ex.: Os contadores, em uma organização, reúnem dados sobre o desempenho, processam estes dados, produzem e distribuem os relatórios financeiros e contábeis.Não são trabalhadores de linha, envolvidos diretamente na produção de bens e serviços. Ocupam cargos e posições de assessoria numa organização, apoiado seus objetivos.

37 Sistema de Informações Contábeis e seu papel nas organizações - SIC x SIG
Sistema de Informações Contábeis – SIC É um subsistema de informação; Acumula informações de vários subsistemas da entidade Comunica ao subsistema de informações; Sistema de Informações Gerenciais – SIG Área funcional “separada” do SIC Organizar e processar informações para fins de Planejamento Tomada de decisões Controle. Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é o processo de transformação de dados em informações eu são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados. (Oliveira, 2005, p. 40)

38 Sistema de Informações Contábeis e seu papel nas organizações - SIC x SIG
O SIC era considerado um dos vários sistemas dentro do SIG O “subsistema contábil” ocupava-se apenas das informações financeiras e econômicas de uma entidade organizacional Não é a tendência do pensamento atual: Os dois sistemas cada vez mais se sobrepõem um ao outro. Eles também produzem cada vez mais dados que parecem conflitantes – ou pelo menos incompatíveis. – sobre o mesmo evento, porque vêem o mesmo evento de maneiras bem diferentes. Até agora isso tem criado pouca confusão. As empresas tendiam a prestar atenção ao que os contadores lhe diziam e a desconsiderar os dados de seus sistema de informações, pelo menos para as decisões de cúpula. Contudo, isto esta mudando à medida que executivos com conhecimentos de computação estão chegando a posições de tomadores de decisão”.

39 Sistema de informações
“Nossa definição de SIC como um sistema de âmbito corporativo, vê a contabilidade como o principal produtor e distribuidor de informações da organização. A definição também considera o SIC como focalizado no processo. Isto esta de acordo com o ponto de vista contemporâneo de que os sistemas contábeis não são essencialmente financeiros”. As pessoas consideram a contabilidade como “financeira”. E isso só é válido para a parte que remonta a 700 anos atrás, que lida com ativos, passivos e fluxo de caixa; isso é apenas uma pequena parte da contabilidade moderna. Na realidade, a contabilidade lida com operações e não com finanças e, para a contabilidade operacional, o dinheiro é simplesmente uma notação e uma linguagem em que eventos não monetários são expressos. Na verdade, a contabilidade essa sendo sacudida em suas próprias raízes pelos movimentos de reforma que querem que ela deixe de ser financeira para ser operacional. (Drucker, Wall Street Journal, 1.o Dez, 1992).

40 Sistema de informação gerencial como instrumento de gestão
O diferencial de competitividade As informações e o conhecimento compõe recursos estratégicos para o sucesso de uma empresa Há necessidade de adaptação da empresa no ambiente Compartilhar “conhecimento” com os “recursos humanos” para mantê-la competitiva por período mais longo. Empresa competitiva: Capacidade de obter a qualidade total do serviço prestado ao cliente; Rapidez de reação da empresa; Capacidade de inovação da empresa.Focaliza o “processo de negócios” Aquela que por vontade própria se mantém num mercado concorrencial e evolutivo, realizando uma margem de autofinanciamento suficiente para assegurar a sua independência financeira e os meios necessários à sua adaptação. (Mañas, 2004, p. 46)

41 Aula 03

42 2. Controladoria

43 CONTROLADORIA Pode ser compreendida como a ciência contábil evoluída, que passa a ser entendida como a ciência do controle em todos os aspectos temporais: passado, presente e futuro. A controladoria utiliza as Técnicas Gerenciais e o Sistema de Informações Contábeis. Tem a finalidade de apoiar as tomadas de decisões que servem de base para o planejamento e controle de tarefas.

44 CONTROLADORIA A controladoria é a unidade da organização que executa as funções de controle. Controle: verifica se a execução das tarefas está no rumo certo para a realização do planejado. Ela também auxilia os gestores na função de planejar, ou seja, na decisão sobre objetivos e metas e os meios para atingí-los.

45 CONTROLADORIA Área responsável pelo Projeto, Elaboração, Implementação e Manutenção do Sistema de Informações Contábeis – SIC e Sistema de Informações Gerenciais – SIG da Empresa.

46 CONTROLADORIA Histórico
+ = CONTRE RÔLE CONTRE-RÔLE Confronto com o original Rol / Lista Controle A Contabilidade Gerencial com base em um modelo financeiro não consegue dar apoio na tomada das principais decisões. Para ser relevante, o modelo contábil precisa ser estendido, flexibilizado, considerando novas dimensões, identificando e integrando variáveis, processos de trabalho e os recursos tangíveis e intangíveis. Foi desta lacuna da Contabilidade Gerencial que surgiu a Controladoria.

47 FUNÇÕES DA CONTROLADORIA:
Informação Motivação Coordenação Avaliação Planejamento Acompanhamento / Controle

48 FUNÇÕES DA CONTROLADORIA:
INFORMAÇÃO : Compreende os sistemas contábil, financeiro e gerencial. MOTIVAÇÃO Refere-se aos efeitos dos sistemas de controle sobre o comportamento. COORDENAÇÃO Visa centralizar informações com vista na aceitação de planos. Assessorar a direção, sugerindo soluções.

49 FUNÇÕES DA CONTROLADORIA:
AVALIAÇÃO Interpreta fatos, informações e relatórios, avaliando resultados por processos, áreas, centros de responsabilidade etc. PLANEJAMENTO Assessora a alta direção para traçar metas, objetivos e planos. ACOMPANHAMENTO / CONTROLE Verifica e controla a evolução e o desempenho dos planos traçados a fim de corrigir falhas e/ou revisá-los.

50 A CONTROLADORIA NA ORGANIZAÇÃO
Presidente Diretor de Produção Vice-Presidente Diretor Adm / Financeiro CONTROLADORIA TESOUREIRO Diretor de Comercialização

51 CONTROLADORIA NO PROCESSO DE GESTÃO
A Controladoria assessora as diversas gestões da empresa, fornecendo mensurações das alternativas econômicas, financeiras, contábeis, integrando informações e dando total suporte para que os gestores mantenham a eficácia da organização.

52 CONTROLADORIA Para que nada saia fora do desejável, faz-se necessário Controlar. O controle se exerce sobre os PROCESSOS e NÃO sobre as PESSOAS.

53 DEFINIÇÃO CONTROLADORIA é....
“ o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficácia.”

54 MISSÃO E FUNÇÕES DA CONTROLADORIA
Promover a integração entre as áreas, através do suprimento de informações. Utilizar os sistemas de informação, que devem considerar os preceitos dos modelos de decisão, mensuração e informação da empresa. Subsidiar os gestores com informações que lhes conduzam à melhor escolha entre as alternativas possíveis.

55 MISSÃO DA CONTROLADORIA
À Controladoria cabe a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da Ciência Contábil dentro da empresa, nas suas mais diversas necessidades.

56 MISSÃO DA CONTROLADORIA
A missão da controladoria é otimizar os resultados econômicos da empresa visando garantir sua continuidade, por meio da integração dos esforços das diversas áreas. A missão de cada área tem de estar atrelada à missão principal da empresa para ter sucesso dentro do seu planejamento estratégico. Entende-se que a Controladoria procura maximizar o resultado individual de cada área por meio da análise comparativa entre elas.

57 MISSÃO DA CONTROLADORIA
A Controladoria tem como função principal a responsabilidade pelo processo de gestão da empresa como um todo (planejamento estratégico, planejamento operacional, programação, execução e controle). Ao mesmo tempo, auxilia as demais atividades da companhia em seus processos de gestão específicos. (PADOVEZE, 2005, p.35).

58 ESTRUTURA DA CONTROLADORIA
CONTÁBIL e FISCAL PLANEJAMENTO e CONTROLE

59 ESTRUTURA DA CONTROLADORIA
PLANEJAMENTO E CONTROLE CONTÁBIL E FISCAL Orçamentos e projeções Contabilidade Gerencial Centros de Responsabilidade Planejamento Tributário Acompanhamento do Negócio Contabilidade Financeira Contabilidade de Custos Contabilidade Tributária Controle Patrimonial SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

60 SEGMENTO CONTÁBIL E FISCAL
Funções e atividades da CONTABILIDADE TRADICIONAL: Escrituração contábil e fiscal (fins societários, fiscais, publicações, fiscalização e auditoria) Controle patrimonial dos bens e direitos da empresa; Conciliações das contas contábeis; Apuração e controle dos custos para fins contábeis e fiscais; Controle físico dos itens de estoques e imobilizado; Apuração e gestão dos impostos.

61 SEGMENTO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE
Caracteriza o aspecto moderno das funções e atividades da Controladoria. Nesse segmento devem estar incorporadas as atribuições concernentes à gestão de negócios. Questões orçamentárias, projeções e simulações; Aspectos estratégicos da apuração e análise de custos; Contabilidade e análise de desempenho por centros de responsabilidades; Planejamento tributário.

62 Controladoria – Princípios Norteadores
Iniciativa Visão Econômica Comunicação Racional Síntese Visão para o futuro Oportunidade Persistência Cooperação Imparcialidade

63 Controladoria – Princípios Norteadores
a – Iniciativa : deve procurar antecipar e prever problemas no âmbito da gestão econômica global e fornecer as informações necessárias aos gestores das áreas diretamente afetadas. b - Visão Econômica: na função de assessoria a outros gestores, deve captar os efeitos econômicos das atividades exercidas em qualquer área, estudar os métodos utilizados no desempenho das tarefas da área , sugerir alterações que otimizem o resultado econômico global e suprir o gestor com as informações necessárias a esse fim. c - Comunicação Racional: deve fornecer informações às áreas, em linguagem compreensível simples e útil aos gestores, e minimizar o trabalho de interpretação dos destinatários.

64 Controladoria – Princípios Norteadores
d - Síntese: deve traduzir fatos e estatísticas em gráficos de tendência e em índices, de forma que haja comparação entre o resultado realizado e o planejamento, e não entre o resultado realizado no período e o realizado no período anterior. e - Visão para o futuro: deve analisar o desempenho e os resultados passados com vistas à implementação de ações que melhorem o desempenho futuro, pois o passado é imutável. f - Oportunidade: deve fornecer informações aos gestores em tempo hábil às alterações de planos ou padrões, em função de mudanças ambientais, contribuindo para o desempenho eficaz das áreas e da empresa como um todo:

65 Controladoria – Princípios Norteadores
g - Persistência: deve acompanhar os desempenhos das áreas e cobrar as ações sugeridas para otimizar o resultado econômico global h - Cooperação: deve assessorar os demais gestoras a superar os pontos fracos de suas áreas, quando detectados, sem se limitar a simplesmente criticá-los pelo fraco resultado. i - Imparcialidade: deve fornecer informações à cúpula administrativa sobre a avaliação do resultado econômico das áreas, mesmo quando evidenciarem sinais de ineficácia dos gestores.

66 RELEMBRANDO “A controladoria não compete o comando do navio, pois essa é tarefa do primeiro executivo: representa, entretanto, o navegador que cuida dos mapas de navegação. É sua tarefa manter informado quanto à distância percorrida, ao local em que se encontra e a velocidade da embarcação, à resistência encontrada, aos desvios da rota, aos recifes perigosos e aos caminhos traçados nos mapas, para que o navio cheque ao destino...”

67 RELEMBRANDO

68 Aula 04

69 FERIADO


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