A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Interação com o Mundo Natural Ciências da Natureza III O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO

2 A linguagem científica
PODE SER ASSIM... Descobrimos que a Drosophila melanogaster é um inseto díptero. Essa espécie pertence à família Tephritidae, que causam elevadas perdas de capital aos fruticultores. As drosófilas se alimentam de leveduras em frutos já caídos em início de processo de decomposição. QUE TAL ASSIM... Descobrimos que a mosquinha da banana é um bichinho que possui um par de asas, ela se chama inseto. Temos que tomar cuidado porque elas podem prejudicar os fazendeiros que produzem e vendem nossas frutinhas. As mosquinhas gostam de comer as frutinhas que já estão no chão apodrecendo

3 Qual a função e importância da experimentação no ensino de Ciências?
A experimentação serve para “comprovar a teoria”, revelando a visão tradicional de ciência. As atividades experimentais podem “facilitar a compreensão do conteúdo”. As aulas práticas ajudam a “despertar a curiosidade” ou o “interesse pelo estudo” nos alunos.

4 Então, qual a função do experimento?!?!?!?
a teoria serve para organizar os fatos e a função do experimento seria adaptar a teoria à realidade”. Sendo assim, como ensinar Ciências através da investigação e da experimentação de forma a alcançar esse objetivo?

5 Níveis de Envolvimento
Nível A: relação fraca um primeiro contato tipo demonstrativo grande número de alunos experimentos interessantes despertar a atenção do aluno para a ciência.

6 Níveis de Envolvimento
Nível B: interação média ele já manipula o equipamento colhe dados e analisa atividade mais demorada exige mais dedicação por parte do aluno maior oportunidade de perceber a relação entre a teoria e a realidade, via experimento.

7 Níveis de Envolvimento
Nível C: relação mais intensa o aluno constrói equipamentos e modelos realiza experimentos mais elaborados e as vezes sofisticados repassa para os seus colegas a sua experiência e o que aprendeu sobre experimentação.

8 É possível implementar essa proposta no ensino fundamental?
começar no nível A e à medida que houvesse um maior amadurecimento dos alunos, gradualmente levá-los a atingir níveis mais interiores. de A para C deve haver, naturalmente, uma diminuição do número de alunos envolvidos. deve haver, por parte do professor, preocupação em verificar se o aluno de fato estabeleceu coordenações e relações conceituais e causais.

9 Vamos ao planejamento? Vimos que a principal função das aulas práticas é, a partir da teoria e dos conhecimentos anteriores, ampliar o conhecimento do aluno sobre os fenômenos naturais e fazer com que ele as relacione com sua maneira de ver o mundo, ou seja, a função do experimento seria adaptar a teoria à realidade.

10 Quais são esses objetivos?
Para planejarmos uma aula prática devemos primeiro refletir sobre quais objetivos queremos alcançar. Quais são esses objetivos? Desenvolver habilidades científicas estimular a postura ativa e participante Promover o espírito de cooperação e solidariedade Conscientizar, por meio das suas próprias explicações sobre como operaram com o material Domínio da aplicação do método científico

11 É importante que se procure:
ensinar a pensar construir alternativas desenvolver a inteligência Permitir que o aluno transforme o pensamento em ação e a ação em movimento.

12 E o nosso modelo? Só pra lembrar: E OS NOSSOS MODELOS?
1º)Plano de Aula: 2º) Roteiro de Aula Prática:


Carregar ppt "O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google