A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo Temático: Paraplegias Infantis e Apresentam:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo Temático: Paraplegias Infantis e Apresentam:"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo Temático: Paraplegias Infantis e Apresentam:

2 Paraplegia Infantil O que é? Como acontece? Quando acontece?
Por que acontece? É possível prevenir?

3 O que é? A Paraplegia Infantil ocorre quando a criança nasce com alteração na coluna. Esta não se “fecha”, deixando na maioria das vezes, a medula exposta. É o defeito mais comum do sistema nervoso central. Tem como conseqüência fraqueza muscular e perda de movimentos das pernas necessitando de fisioterapia. Muitos fatores levam a esse problema, principalmente os fatores ligados a alimentação materna.

4 Quando acontece? Durante a formação do bebê, até a quarta semana de gestação, ou seja, muitas vezes ocorre antes do descobrimento da gravidez.

5 Por que acontece? Acontece até três primeiros meses de gestação, e se deve: · À carência de vitamina do complexo B (ácido fólico); · Ao uso de alguns medicamentos anticonvulsivantes pela mãe; · A fatores genéticos; À hipertermia materna: sauna, cobertor elétrico, banheira quente; Se já nasceu uma criança na família com esse problema, as chances de outra nascer assim também são muito maiores.

6 É possível prevenir? Sim, de uma maneira muito simples. Todas as mulheres que podem engravidar devem comer alimentos que contenham ácido fólico. O ideal é comer no mínimo 0,4 mg de ácido fólico diariamente  Cuidado para não cozinhar muito os alimentos Se há chances de você engravidar, ou se já houver algum caso desse na família, procure um médico e peça mais informações sobre o assunto.

7 Meu filho tem esse defeito na coluna, o que fazer?
Fazer pré- natal Procurar um hospital que ofereça recursos: Rede pública também oferece isso Procurar neurocirurgião Após correção cirúrgica Procurar fisioterapeuta para reabilitação Quanto antes iniciar o tratamento, melhor será o resultado: Sentar Andar Impedir complicações

8 Carlos Eduardo C. Silveira
Núcleo Temático: Paraplegias Infantis Professores Responsáveis: Carlos Eduardo C. Silveira Emily Sobreira Habib Alunas: Adele Bambirra Andréa Mattos Claudete Morandi Pollianny Magalhães Tania Mara Duarte Novembro/2002


Carregar ppt "Núcleo Temático: Paraplegias Infantis e Apresentam:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google